![]() ![]() |
Jul 25 2010, 13:52 PM
|
|
![]() Assiduidade 2 ![]() ![]() Grupo: Participante Posts: 216 Registrado: 10-July 06 Membro nº: 235 Violões: Sergio Barbosa 2006 |
Eu gostaria de pegar todos os estudos do Sor mais não sei muito como continuar algumas pessoas falam pra ir pegando já que quero pegar todos mais acho que isso teria que ser uma coisa bem gradativa... Enfim não conheço tantas obras assim, até porque tenho pouco material mais estou gostando de ver os posts e poder saber alguma mais um compositor como Fernando Sor. Ronildo, não sei qual é o seu caso, mas eu tive aulas por bastante tempo, portanto não tenho muita dificuldade para ler essas peças. Claro que algumas iam me exigir muito esfoço para tocar em nível aceitável, mas como a proposta aqui é apenas ler as obras, esmiuçar o repertório e sair um pouco da mesmice, acredito que todo mundo pode ler apenas por curiosidade. Já uma rotina de estudos baseada em um só compositor, da primeira à última obra, não faz nenhum sentido. Eu já sou um "desorientado", mas é sempre importante a superivisão de um professor -------------------- Forte abraço.
|
|
|
|
Jul 25 2010, 16:42 PM
|
|
![]() Assiduidade 2 ![]() ![]() Grupo: Participante Posts: 216 Registrado: 10-July 06 Membro nº: 235 Violões: Sergio Barbosa 2006 |
http://www2.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0710.pdf - Sor, Opus 21 - "Les Adieux" Essa obra é incrível. Sor tem obras musicalmente muito interessantes mas que não tem tanta divulgação entre os estudantes de violão. "Les Adieux"- a despedida, em português, inicia com um andante largo em mi menor de uma beleza sutil, mas cativante. Essa obra tem o poder de mudar completamente o clima em um recital, até limpando o ambiente de composições de gosto discutível que tocam com frequência mundo afora. Eu sei que é rude dizer isso mas é muito triste, tendo em vista o repertório original pouco explorado, ver arranjos de peças compostas para outros instrumentos sendo tocadas por aí, sendo que em muitos casos no original é indiscutivelmente melhor, e o violonista se contorce todo para fazer soar aquilo. Neste ponto sou purista. Não gosto de transcrições, salvo honrosas exceções, como "Sete Anéis" e "Valses Poetiques". Essa obra tem um caráter melancólico mas não chega a ser patética, não causa automaticamente a sensação de um "risco no vidro", como diria Ortega y Gasset, em "A Desumanização da Arte". Além disso é muito boa de tocar. Só para esclarecer, reli meu post e achei que muita gente não deve ter entendido. Ortega y Gasset diz em seu livro que obras que por sua característica musical induzem ao sentimentalismo, como eu posso citar como exemplo algumas obras de Tchaicovsky, são como um risco no vidro, que ao ouvirmos temos a sensação do arrepio. -------------------- Forte abraço.
|
|
|
|
Jul 29 2010, 12:18 PM
|
|
http://www2.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0711.pdf - Sor, Opus 22 – “Gran Sonata”
Esta sonata é bem conhecida, ao menos o Rondo. Eu mesmo não conhecia algumas das outras partes. Allegro Este movimento está em dó maior, com uma modulação sem intervalos na seção central. É um movimento muito bem elaborado, com diversos elementos que requerem uma atenção especial do intérprete e que, por isso mesmo, a exemplo do Opus 15b, impõe aos mais desatentos um desafio para se manter a musicalidade, e não apenas uma leitura mecânica da partitura. No final deste movimento, Sor utiliza-se de um acorde perfeito maior de dó e uma escala maior também de dó, pura e simplesmente. Isso soaria simplório em qualquer composição, mas ficou até relevante neste movimento. Na verdade, foi até um alívio ler um compasso mais fácil... Adágio Outro movimento muito bem elaborado. Este opus 22 é realmente uma obra muito séria. Gostei do efeito dos trinados no compasso 30 deste adágio, recurso que Sor utiliza novamente quase no final deste movimento. Menuetto Allegro Um movimento de caráter dançante. É musica e tecnicamente menos denso que os movimentos anteriores. Rondo Allegro Este Rondo é uma beleza, e frequentemente tocado. Apesar disso, achei a estrutura harmônica bem mais simples que dos dois primeiros movimentos. O tema em dó maior é uma típica frase de quatro compassos que se repete com uma resolução diferente, mas é do tipo que a gente ouve em um dia e sai cantarolando por aí no dia seguinte. -------------------- Forte abraço.
|
|
|
|
Jul 30 2010, 13:09 PM
|
|
http://www2.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0712.pdf - Sor, Opus 23 – “Cinquime Divertissement”
Nº1 Valzer Uma valsa em ré maior, é fácil e fluente. É mais interessante que parte das outras valsas de Sor. Nº2 Allegretto Este movimento parece um pouco com música infantil, não por ser fácil, mas pela forma como soa a melodia mesmo. A partitura está sem fórmula de compasso, que é 2/4. nº3 Valzer Assim como a 1º valsa, está em ré maior e parece até que é uma continuação daquela primeira valsa. É uma valsa fácil e dançante. nº4 Allegretto A exemplo das valsas 1 e 3, esse movimento tem um aspecto progressivo. A melodia vai ascendendo até certo ponto, onde para e recomeça, dando a impressão que Sor poderia continuar e chegar ao ápice, se assim desejasse. Também é um movimento fácil e agradável de tocar, parece feito junto com o allegretto nº 2 . nº 5 Menuet Um movimento interessante em sol maior. As escalas e terças descendentes repetidas incansavelmente dão um aspecto de movimentação a este minueto. nº 6 Andante Este aqui é um dos melhores movimentos deste opus 23. Esta em fá maior e a sexta corda também deve ser afinada em Fá. Interessante o efeito das oitavas em segunda menor dos compassos 22 e 24. nº 7 Valzer Esta valsa em mi maior é bem despretensiosa e assim como as outras valsas deste opus 23, esta aqui é fácil e agradável de tocar. -------------------- Forte abraço.
|
|
|
|
Aug 2 2010, 13:24 PM
|
|
http://www2.kb.dk/elib/noder/rischel/RiBS0714.pdf - Sor, Opus 24 – “Huit Petites Pièces”
n1 Eu não gosto de comparações do tipo "ah, fulano é o Bethoven do violão", mas acredito que se Chopin tivesse escrito para violão, seria algo parecido com este minueto. É um andantino em dó menor que inicia com uma bela frase (compassos 1 a 4), seguida de duas escalas de efeito muito interessante(5 a 8) e outra pequena frase que encerra o período(9 a 12). Para mim, um dos melhores minuetos de Sor até aqui. n2 e 3 Duas peças em fá maior com a sexta corda também afinada em fá, como as demais peças deste opus 24. Dois movimentos bem elegantes, mesmo com o baixo contínuo (nota pedal?) em fá na primeira seção inteira das duas peças, elas não são nem um pouco monótonas, e nem parecidas com obras de Giuliani. n4 e 5 Esses dois minuetos são bem semelhantes. Neles, Sor utiliza recursos comuns em outras composições suas, (principalmente nos temas com variações) que são as terças e sextas sucessivas. Muito agradável tocar essas peças. n6, 7 e 8 Movimentos também interessantes e agradáveis, mas nenhum deles com muita inventividade melódica . -------------------- Forte abraço.
|
|
|
|
Aug 2 2010, 13:46 PM
|
|
|
Assiduidade 1 ![]() Grupo: Participante Posts: 15 Registrado: 8-May 09 De: são paulo Membro nº: 4.659 |
Caro Andrés Segovia, você pode passar o site de onde consegue esses links com as partituras ? ( Se já não tiver feito isso antes).
Estou interessado em ler a obra mas não tenho as partituras. |
|
|
|
![]() ![]() |
|
Versão Simples | Horário: 6th September 2010 - 11:11 AM |