Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Partituras Finale para PDF
Fórum de Violão > Ajuda > Dúvidas Frequentes
Thiago Oliveira
Boa tarde!

Estou procurando descobrir como posso passar as partituras criadas no Finale, ou Encore, para PDF, já que não tenho impressora e fica complicado pedir pra lan houses que instalem o programa lá. Alguém sabe como é feito esse processo?

Agradeço desde já
Thiago Oliveira
Olá Pessoal

Dando mais uma pesquisada, achei uma possível solução pra minha dúvida. Creio que deve funcionar, etnão passo o link pra vocês:

http://www.josecneto.com/docs/aprendaconve...turaparaPDF.pdf

É simples e parece funcional

Depois de testar posto mais.

Abraços
Ricardo Dias
No Mac Os X basta mandar imprimir e na dialog box há a opção de salvar como pdf. Em PC não tem nada parecido?
Guilherme
Em Windows (pelo menos até o XP, no Vista, não sei), você tem que imprimir para um arquivo .ps, usando um driver de impressora postscript que já venha com o Windows, e depois converter este .ps em .pdf usando um freeware chamado Ghostscript. Tem inúmeros programas (a maioria gratuito) que fazem isto pra você automaticamente, o que eu uso chama-se PDF Creator. Ou seja, não tem de nascença como no Mac, mas depois de instalado, é só mandar imprimir e escolher "PDF Creator" como a impressora que vai ser usada.
Thiago Oliveira
Olá Guilherme!

Eu tentei o PDF Creator, como descrevi aí em cima, mas o negócio só fez uma coversão e depois não fez mais. Não consegui fazer mais nada. Vou instalá-lo novamente pra ver o que pode ser. Num primeiro momento gostei muito, mas com esse problema, fiquei em dúvida.
Victorazzi
QUOTE(Thiago Oliveira @ May 23 2008, 08:57 PM) *
Olá Guilherme!

Eu tentei o PDF Creator, como descrevi aí em cima, mas o negócio só fez uma coversão e depois não fez mais. Não consegui fazer mais nada. Vou instalá-lo novamente pra ver o que pode ser. Num primeiro momento gostei muito, mas com esse problema, fiquei em dúvida.

Utilize o CutePDF. Funciona muito bem com todos os programas, inclusive com o finale. Eu utililizei ele para disponibilizar a partitura do tópico Transcrições da área de Composição.

Abraço
dany.eudes
Postei um pequeno tutorial para o PDF Creator neste link.
O PDF Creator é um excelente opção: simples de instalar, suporte a vários idiomas e Pt_BR incluso, e se você sabe imprimir na sua impressora, já sabe criar um PDF.

http://www.violao.org/index.php?showtopic=...ost&p=61851
Thiago Oliveira
Olá Dany

Tentei o PDF Creator mas não deu. Eu uso o Windows Vista, aí o negócio da cada erro mais esquisito. Até na instalação dele fala que no vista pode não funcionar bem. Descobri então o PrimoPDF, muito bom também. Consegui fazer as conversões com facilidade, e a impressão ficou perfeita. Vou adotar esse software como solução.

Obrigado a você e ao pessoal pelas dicas.

Abraços!
dany.eudes
Thiago,
obrigado pela dica:

PrimoPDF é freeware e o download pode ser feito em http://www.primopdf.com

E fiquem de olho, em breve, para a atualização para o Windows Vista do PDF Creator.
Eduardo Waghabi
Para quem for fazer o caminho comprido (gerar primeiro um .ps), há um conversor gratuito on-line em www.ps2pdf.com

Não faz muito tempo ouvi/li que o próximo Office (para Vista) sairia com suporte nativo a PDF. Poderíamos então salvar qualquer documento do Windows como PDF instalando uma impressora virtual PDF.

A solução Microsoft para isto hoje em dia é o formato MDI (Microsoft Documento Imaging) que, descontando a ojeriza que o mercado tem hoje por estas soluções meia-boca que a Microsoft embute no Windows para substituir padrões bem estabelecidos, até que funciona, e já me salvou mais de uma vez. Considere que quase todo mundo tem, sem saber, o MDI viewer em sua máquina. Instale a impressora virtual MDI faça um teste.
Flavio Gondin
Bom, eu uso o OpenOffice pra salvar como PDF. É bem fácil, meu passo a passo é assim:

- Salvo a partitura como arquivos TIF (todo editor de música que se preze faz isso, como o Finale ou Sibelius. Com o Encore ou outro, você pode usar a "impressora virtual" do Windows XP pra gerar os TIF);

- No OpenOffice, crio um novo "desenho" - ele vai chamar o "Draw" - e insiro um TIF por página (Menu "Inserir / Figura / Do Arquivo")

- Salvo o resultado como PDF.

Só. Simples assim.

O OpenOffice é um pacote "office" aberto e é grátis. Ele tem esse recurso que o MS-Office NÃO TEM.

Qualquer dificuldade por favor gritem que a galera ajuda. Abração.
Bernardo Tonasse
O PDF Creator sempre me pareceu a opção mais fácil também. Mas antes de descobrir esse bicho, eu cheguei a fazer o absurdo de dar um print screen na partitura e colar no Photoshop. Dava certo, mas que trabalheira!
Marcos Passini
QUOTE(Thiago Oliveira @ May 23 2008, 01:27 PM) *
Boa tarde!

Estou procurando descobrir como posso passar as partituras criadas no Finale, ou Encore, para PDF, já que não tenho impressora e fica complicado pedir pra lan houses que instalem o programa lá. Alguém sabe como é feito esse processo?

Agradeço desde já

Procure o Acrobat Distiller (antigamente chamado de Acrobat Writer). Funciona como uma impressora virtual (que o Micro$oft Image Writer tentou imitar) e gera pdf de qualquer coisa que você possa imprimir. Tem a opção de embutir as fontes no arquivo pdf, para o caso de a máquina da sua LAN House não ter alguma. Eu o uso com o Finale e o resultado é impecável.
Abraço,
Marcos
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.