Ricardo Dias
Apr 28 2009, 00:21 AM
Galera, o chat foi um sucesso. Vou pendurar este tópico uns tempos para que aqui se fale sobre ele, o Marcelo eventualmente vai dar uma olhada e talvez responder de vez em quando.
Caio B.
Apr 28 2009, 00:38 AM
O chat foi D-E-M-A-I-S!!! Eu quero mais desses... é simplesmente viciante! O Kayath foi muito sólido em todas as questões, respondendo com uma maturidade que só o tempo dá aos fortes. Gostei quando ele respondeu a minha pergunta sobre os estudos, falando da importância de se estudar os 7 primeiros estudos do Villa-Lobos todos dias. Vou aproveitar que já toco 3 desses estudos e aproveitar, também, minha fase estudiosa para me pendurar encima desses estudos. Só vou parar para respirar quando tocar 1/10 do que esse cara tocou e, muito provavelmente, ainda toca. Aliás, uma pergunta que eu gostaría de ter feito ao Kayath é a diferença de visão que ele têm hoje para a que ele tinha antigamente. Kayath, se você aparecer por aqui, por favor, responda. É importante saber o que uma pessoa que alcançou as coisas que ele alcançou faria de diferente.
Ricardo Dias
Apr 28 2009, 02:44 AM
É, foi fantástico. Achei que pudesse virar zona, mas a galera mandou super bem. No final agradeci a todos, mas acho correto deixar aqui o agradecimento não só ao Marcelo, óbvio, mas ao Dany e ao Geraldo Veiga, especialmente este, que moderou o chat e ficou quase o dia inteiro conectado resolvendo pepino. E ao Paulo Marques, que se revelou um hacker perigoso - cuidado com ele! E ao Zanon, que cotidianamente nos dá uma força danada e não se furtou a levantar belas bolas no chat. A gente vê tanto mané querendo aparecer sem ter conteúdo nenhum, aí vê o maior violonista do país num chat com o "ex-maior", sem vaidades bestas de nenhum dos lados, ambos com a única preocupação de ajudar a quem está chegando agora. Isso faz a gente pensar.
Voltando ao chat em si, quem tiver alguma observação técnica ou de estrutura sobre o mesmo, favor mandar mp para o Dany, que vai tentar melhorar as coisas para os próximos. Sim, haverá outros!!!!! Estou contactando um centro espírita para ver se acham o Segovia por aí!!!!
Guilherme Jun
Apr 28 2009, 05:36 AM
Incrível esse chat, pena que não fiquei até mais tarde.
Gostei do que o Marcelo falou sobre as dificuldades ténicas que ele tinha, e do problema de aliar um curso de engenharia em faculdade pública com carreira de concertista. Apesar de eu nunca ter pensado em ser concertista, me identifiquei de certa forma com essas coisas.
Paulo Marques
Apr 28 2009, 09:38 AM
Repito meus parabéns ao Dany, Geraldo, Ricardo, Zanon e ao Marcelo. Este chat foi fantástico. Os usuários foram super educados e fizeram ótimas perguntas. Foi uma aula de muitas formas.
Joao de Lima
Apr 28 2009, 10:57 AM
Eu achei muito encorajador um músico de tanto sucesso se mostrar tão humilde, dizer que se sentia menos que os Abreu e Turíbio, achar que tinhas as mãos tortas, botar na cabeça que tinha começado tarde e por isso tinha que trabalhar com afinco extra.
É realmente um exemplo para todos nós. A gente fica pensando que caras assim já nasceram tocando violão super bem, que tudo para eles foi fácil, que não houve qualquer tipo de percalço. Aí a gente conversa com o Marcelo e percebe que o segredo é o bom e velho trabalho duro, dedicação, força de vontade e determinação.
Na minha opinião esta mensagem de coragem e estímulo por si só já teria feito do bate-papo um sucesso enorme.
Amon
Apr 28 2009, 11:26 AM
Até que horas vcs foram? Eu realmente lamentei muito estar com problemas pra conectar de casa. Mas valeu a pena procurar um cyber (na minha cidade, quando chove, não se encontra nem uma padaria aberta. E foi um desses dias) num bairro escuro e tentar subornar, sem muito sucesso, o atendente para que ficasse até altas horas. Consegui até 10:30, enfim.
Foi sensacional!
Leandro Latu
Apr 28 2009, 12:15 PM
Foi excelente, mesmo!
Todos os envolvidos estão de parabéns, e o Marcelo foi muito generoso, nos doando seu tempo para essa pequena entrevista.
Esqueci de perguntar quais são os violonistas preferidos dele, fora os "clássicos".
Se dessa nova geração, ele acha que algum faz algo perto do que ele acha que deve ser.
Abraços
Leandro Latú
Verdade, Zanon e Marcelo uma aula de humildade...
Aê Ricardo, você podia aproveitar do seu prestígio e intimar o Julian Bream pruma entrevista, hein...
Aproveita que o mestre ainda está vivo...
Belinatti...
Dá prá fazer uma lista...
Abraço
Leandro
dany.eudes
Apr 28 2009, 12:18 PM
QUOTE(Amon @ Apr 28 2009, 11:26 AM)

Até que horas vcs foram? (...) valeu a pena procurar um cyber (na minha cidade, quando chove, não se encontra nem uma padaria aberta. E foi um desses dias) num bairro escuro e tentar subornar, sem muito sucesso, o atendente para que ficasse até altas horas. Consegui até 10:30, enfim.
Foi sensacional!
O chat foi até a meia-noite. O nosso ilustre convidado foi de uma disponibilidade ímpar.
Agora, subornar atendente para participar do chat foi ótimo!

OFF TOPIC:
E, por favor, quem quiser fazer suas considerações técnicas sobre o evento, críticas e sugestões, enviem para mim por MP. Se puder, descreva o seu ambiente: tipo de conexão internet, sistema operacional e versão, navegador internet e versão, quantidade de memória RAM, além de outros detalhes que achar relevante.
jamil
Apr 28 2009, 12:48 PM
Sucesso absoluto! Também adorei, embora desta vez eu tenha ficado apenas observando. Parabéns a todos, especialmente aos que organizaram o chat e que o tornaram possível!
Ricardo Dias
Apr 28 2009, 13:13 PM
Acabou meia noite e quinze.
Ricardo Dias
Apr 28 2009, 18:36 PM
Eis a transcrição em .doc; quem quiser em pdf bonitinho,
http://www.violao.org/uploads/ChatMK20090427.pdf mais tarde a gente coloca um pdf mais leve, esse ficou com 12 M!!!!
Emanuel Nunes
Apr 28 2009, 18:47 PM
Parabéns!
Iniciativa realmente incrível; o agradecimento ao Marcelo kayath pela disponibilidade, aos moderadores pela tarefa árdua de organizar esse chat, a todos os participantes. Não pude acessar o chat, meu PC travou...
Parabéns a todos, esse fórum é nota, de zero a dez, digamos, mil!
Mario Sampaio
Apr 28 2009, 19:04 PM
O link do Megaupload está inválido...
Ricardo Dias
Apr 28 2009, 19:17 PM
Agora edstá certo; o mega estava lendo o ";" como parte do link
Newton Messias
Apr 28 2009, 21:02 PM
Parabéns mesmo pelo Chat! Espero que essa moda pegue. Pena ter perdido a conexão várias vezes, e sei que isso não aconteceu só comigo. Alguém tem uma explicação "técnica sobre isso"?
Kelvin Borrero
Apr 28 2009, 21:13 PM
QUOTE(Newton Messias @ Apr 28 2009, 21:02 PM)

Parabéns mesmo pelo Chat! Espero que essa moda pegue. Pena ter perdido a conexão várias vezes, e sei que isso não aconteceu só comigo. Alguém tem uma explicação "técnica sobre isso"?
Faço minha as palavras do Newton Messias...se ele assim permitir...e só estou triste por não conseguir fazer nenhuma pergunta, pois o Marcelo está na minha lista de violonisas preferidos...e espero que essa oportunidade se repita, mesmo que seja com outros violonistas...e parabéns a todos envolvidos para que isso acontecesse.
Mario Sampaio
Apr 28 2009, 21:24 PM
QUOTE(Ricardo Dias @ Apr 28 2009, 19:17 PM)

Valeu, Ricardo!
Valeu, Ricardo!
Alexandre Atmarama
Apr 28 2009, 21:32 PM
Olá, Ricardo
Acabei de ler 'praticamente num só fôlego' toda a transcrição.
Parabéns ao Fórum!
E muitíssimo obrigado por tudo isso!
Grande abraço,
Atmarama
QUOTE(Ricardo Dias @ Apr 28 2009, 18:36 PM)

http://www.megaupload.com/?d=BMPU53JQ; mais tarde a gente coloca um pdf mais leve, esse ficou com 12 M!!!!
dany.eudes
Apr 28 2009, 21:53 PM
ADVERTÊNCIA: este é um texto off-topic e trata de assuntos com conteúdo para nerds.
Você foi avisado!
@Newton, softwares do tipo Chat são projetados para que todos troquem informações entre si e costumam possuir, e suportar, bastante tráfego na rede.
No evento de ontem, no entanto, tínhamos uma situação atípica: uma "platéia" silenciosa e respeitosa "ouvindo" o nosso brilhante convidado que, naturalmente, era quase que o único usuário ativo no sistema. Momentaneamente, havia a intervenção do Moderador e de um usuário com a sua questão e, apenas isto, em termos de tráfego.
Logo, o servidor de chat definia os demais usuários não ativos por um determinado período de tempo como usuários que teriam abandonado suas respectivas conexões, já que não estavam interagindo com o sistema. Tal evento é conhecido com o nome de
time-out. Atingido um usuário pelo evento de time-out, sua conexão era prontamente encerrada pelo servidor para aliviar a carga de rede.
O usuário, então, se percebesse o fato, se veria obrigado a se conectar novamente. Claro que, em se tratando de chat, também é mais comum se perder a conexão por conta de flutuações no tráfego de rede entre o servidor e o cliente.
Para o futuro, a equipe técnica do violao.org pretende contar com uma configuração diferente no servidor para suportar as necessidades de eventos com este formato. No dia a dia, o chat fica como qualquer outro software de IRC: se não está chateando é chutado para fora do canal.
Se você quiser, e quem mais quiser, pode passar suas impressões para mim por MP. Estas impressões nos serão muito úteis para este trabalho e que, desde já, agradecemos a gentil colaboração.
Obrigado a todos!
Geraldo V.
Apr 28 2009, 23:26 PM
QUOTE(Ricardo Dias @ Apr 28 2009, 18:36 PM)

http://www.megaupload.com/?d=BMPU53JQ; mais tarde a gente coloca um pdf mais leve, esse ficou com 12 M!!!!
Para quem preferir ler diretamente das páginas do fórum, a transcrição da sessão de chat está neste tópico:
http://www.violao.org/index.php?showtopic=6507Está dividida em duas partes para
burlar o limite do tamanho das mensagens no fórum.
Renato Cesar
Apr 29 2009, 09:32 AM
Infelizmente, não pude nem ligar o computador na hora do chat, porque estava trabalhando.
Acabo de ler a transcrição do chat. Realmente foi de grande valia e ensinou muito.
Parabéns e obrigado ao Marcelo, pelas excelentes respostas repletas de ensinamentos; aos idealizadores, moderadores e ao pessoal da parte técnica do chat.
Victorazzi
Apr 29 2009, 09:39 AM
Parabéns, mesmo.
Obrigado ao Marcelo Kayath. Muito obrigado mesmo, mesmo, mesmo.
Obrigado a Moderação (sempre em alto nível ), pessoal técnico.
Obrigado aos participantes, que mandaram muito bem.
Concordo com o colaborador.
Esperamos novos chats. Funcionou muito bem, basta alguns ajustes e tudo fica 100%.
...e claro, este material vai render muita conversa.
abs
Geraldo Victorazzi
Newton Messias
Apr 29 2009, 10:34 AM
Explicação nerdiana plena-absoluta e totalmente satisfatória, Danny.
Uma pergunta que gostaria de ter feito ao Kayat:
O repertório contemporâneo de violão, inclusive o brasileiro, não privilegia a visão grandpiano por ser virtuosístico demais, ou estou enganado?
Victorazzi
Apr 29 2009, 12:13 PM
Em uma parte do chat, o Marcelo Kayath faz referência a capacidade técnica do Eduardo Abreu. O Marcelo segue mencionando o fato de ter visto o Eduardo tocando o Estudo XII (Segovia/Sor). Eu escutei ele tocando este estudo, mas não lembro onde, acho que no programa do Zanon, mas vou verificar. O fato é que, o Eduardo realmente deve ser de outro planeta, porque, para o Zanon, o próprio Sergio Abreu e agora o Macelo Kayath falar sobre as qualidades técnicas do Eduardo, deixa a gente bem orgulhoso.
Newton, comentando apenas. A Obra contemporânea ou não, tem que ser para o violão, falar o idioma do violão. Grandpiano não é a linguagem do violão, ou melhor é outra linguagem. Mas se entendi o que o Marcelo falou, trata-se de forma de tocar. E para mim, é muito mais difícil dar o colorido em uma obra do que tocá-la em preto e branco.
abs
Geraldo Victorazzi
leo.venancio
Apr 29 2009, 13:04 PM
Após ver o vídeo de introdução me surgiu uma dúvida: Os vídeos integrais das masterclasses já foram colocados no youtube?
Ricardo Dias
Apr 29 2009, 13:05 PM
Ainda não. Ele ainda não deu o ok.
Césinha
Apr 29 2009, 18:30 PM
Eu sei bem como é estudar no calor do verãozão aqui do Rio com ventilador no máximo fazendo voar tudo quanto é folha

Mas sobre o recital aqui no Rio, quem sabe o Marcelo reconsidere e venho aqui no inverno??
leo.venancio
Apr 30 2009, 13:23 PM
QUOTE(Ricardo Dias @ Apr 29 2009, 13:05 PM)

Ainda não. Ele ainda não deu o ok.
Puxa... bom continuarei no aguardo, mas quando ele der, se ele der, o ok não esqueça de nos notificar aqui pelo fórum.
Grato
Léo
Fábio Maia
May 1 2009, 10:24 AM
Certamente a participação do Kayath foi um dos grandes momentos deste fórum. Parabéns a todos os moderadores / colaboradores que disponibilizaram esta oportunidade a todos nós!
Uma sugestão: num próximo encontro, que tal trazer o Sérgio Abreu para um chat também? (dá uma força aí Ricardo...)
Abraços a todos e parabéns novamente.
Mario Sampaio
May 1 2009, 10:30 AM
QUOTE(Fábio Maia @ May 1 2009, 10:24 AM)

Uma sugestão: num próximo encontro, que tal trazer o Sérgio Abreu para um chat também? (dá uma força aí Ricardo...)
Abraços a todos e parabéns novamente.
Apoiadíssimo!
Ricardo Dias
May 1 2009, 14:17 PM
Estamos trabalhando numa surpresas interessantes...
dany.eudes
May 1 2009, 15:50 PM
Ricardo,
que tal a Aninha Vidovic e um video-chat?
Ricardo Dias
May 1 2009, 15:57 PM
Não rola: o Huh fica com ciúmes!
Marcelo Kayath
May 1 2009, 16:14 PM
QUOTE(Ricardo Dias @ May 1 2009, 14:17 PM)

Estamos trabalhando numa surpresas interessantes...
Ricardo, acho essencial enriquecer o debate tirando o Sergio da toca. Ele vai me matar por colocá-lo no fogo, mas é necessário. Marque o dia e mande uma intimação. Quem sabe ele aceita? abraços
Ricardo Dias
May 1 2009, 16:18 PM
Estamos trabalhando, Marcelo, estamos trabalhando! Você conhece a figura, é um trabalho semelhante ao dos indianistas numa nova tribo: a gente vai devagarinho, oferece uns espelhinhos, umas panelas, uma cachacinha, aí pronto!
Marcelo Kayath
May 1 2009, 16:34 PM
QUOTE(Victorazzi @ Apr 29 2009, 12:13 PM)

Em uma parte do chat, o Marcelo Kayath faz referência a capacidade técnica do Eduardo Abreu. O Marcelo segue mencionando o fato de ter visto o Eduardo tocando o Estudo XII (Segovia/Sor). Eu escutei ele tocando este estudo, mas não lembro onde, acho que no programa do Zanon, mas vou verificar. O fato é que, o Eduardo realmente deve ser de outro planeta, porque, para o Zanon, o próprio Sergio Abreu e agora o Macelo Kayath falar sobre as qualidades técnicas do Eduardo, deixa a gente bem orgulhoso.
Newton, comentando apenas. A Obra contemporânea ou não, tem que ser para o violão, falar o idioma do violão. Grandpiano não é a linguagem do violão, ou melhor é outra linguagem. Mas se entendi o que o Marcelo falou, trata-se de forma de tocar. E para mim, é muito mais difícil dar o colorido em uma obra do que tocá-la em preto e branco.
abs
Geraldo Victorazzi
Newton,
O Geraldo pegou bem o espírito da coisa. Na minha visão, o violão-orquestra é uma maneira de encarar o violão, com timbres, coloridos, nuances etc. Pode-se ser extremamente virtuosistico com o repertorio moderno, tocar rapido etc, nada contra. Eu mesmo sou culpado do crime de tocar algumas coisas rápido demais. Mas a idéia é não perder de vista a concepção da música, não se deixar levar pelo virtuosismo desenfreado como objetivo final. É como naquela frase famosa: "hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas". Tocar perfeito, rápido, forte, bem igual, é coisa de pianistas. Nós temos que nos destacar acima disso, e para isso temos que usar as armas que Antonio de Torres nos deu...
abraços e obrigado pela participação.
QUOTE(Ricardo Dias @ May 1 2009, 16:18 PM)

Estamos trabalhando, Marcelo, estamos trabalhando! Você conhece a figura, é um trabalho semelhante ao dos indianistas numa nova tribo: a gente vai devagarinho, oferece uns espelhinhos, umas panelas, uma cachacinha, aí pronto!
Segue insistindo, please. Esse é um registro histórico importantíssimo. abraços
QUOTE(Joao de Lima @ Apr 28 2009, 10:57 AM)

Eu achei muito encorajador um músico de tanto sucesso se mostrar tão humilde, dizer que se sentia menos que os Abreu e Turíbio, achar que tinhas as mãos tortas, botar na cabeça que tinha começado tarde e por isso tinha que trabalhar com afinco extra.
É realmente um exemplo para todos nós. A gente fica pensando que caras assim já nasceram tocando violão super bem, que tudo para eles foi fácil, que não houve qualquer tipo de percalço. Aí a gente conversa com o Marcelo e percebe que o segredo é o bom e velho trabalho duro, dedicação, força de vontade e determinação.
Na minha opinião esta mensagem de coragem e estímulo por si só já teria feito do bate-papo um sucesso enorme.
João,
É isso mesmo que eu queria passar para a galera, vc pegou na veia. Não tem mágica nenhuma: é sentar na cadeira e ralar. Claro, facilidade técnica e talento ajudam muito. Mas ninguém deve achar que as coisas caem do céu e que talento sozinho faz verão. Principalmente nos concursos, encontrei muita gente que sinceramente tinha mais facilidade técnica e tocava mais limpo e mais rápido do que eu. O problema é que essas pessoas não tiveram a paciência para trabalhar os detalhes musicais que fazem a diferença entre o açougueiro (que só sabe cortar carne) e o churrasqueiro (que pega a carne crua e transforma-a num produto que pode ser consumido), e aí ficaram pelo caminho. Temos que nos dedicar a refinar nossa habilidade de assar a carne: se assar demais, fica muito torrada, se assar de menos fica crua. A carne tem que ser no ponto.
Dedicação e horas de estudo, usando a cabeça. Eis a fórmula. Obrigado pela participação e pelo interesse. Abraços
QUOTE(cainho @ Apr 28 2009, 00:38 AM)

O chat foi D-E-M-A-I-S!!! Eu quero mais desses... é simplesmente viciante! O Kayath foi muito sólido em todas as questões, respondendo com uma maturidade que só o tempo dá aos fortes. Gostei quando ele respondeu a minha pergunta sobre os estudos, falando da importância de se estudar os 7 primeiros estudos do Villa-Lobos todos dias. Vou aproveitar que já toco 3 desses estudos e aproveitar, também, minha fase estudiosa para me pendurar encima desses estudos. Só vou parar para respirar quando tocar 1/10 do que esse cara tocou e, muito provavelmente, ainda toca. Aliás, uma pergunta que eu gostaría de ter feito ao Kayath é a diferença de visão que ele têm hoje para a que ele tinha antigamente. Kayath, se você aparecer por aqui, por favor, responda. É importante saber o que uma pessoa que alcançou as coisas que ele alcançou faria de diferente.
A diferença básica de visão que tenho hoje é a seguinte: em vez de focar tanto na técnica, eu focaria mais em tocar as músicas nas minhas horas de estudo. Perdi horas infindáveis fazendo exercícios de técnica pura que talvez no final não tenham feito tanta diferença assim (depois de certo ponto, quando eu já tinha desenvolvido os dedos o suficiente). Eu focaria mais em exercícios técnicos específicos para resolver problemas musicais. Acho que o resultado seria melhor e as horas de estudo certamente ficariam mais prazeirosas....
Obrigado pela participação e pelas perguntas. Boa sorte! abraços
jccantante
May 1 2009, 18:18 PM
Muito interessante!!! Realmente vocês, os brasileiros, não param de espantar-me. Dá gosto estar aqui convosco.
Recentemente regressado às lides da viola clássica (violão) e ainda por cima, sendo português, confesso, não conhecia o Marcelo Kayath. Humilde (no melhor dos sentidos) e esclarecedor.
Não só nos apresentou um excelente "concentrado de história da viola" como esclarece os aspectos fundamentais da história recente e ainda enfoca a grande questão da acção de tocar... poetas versus técnicos!
No que toca à importância do Segóvia explicou claramente porque, apesar de ter a paternidade da Arte, tem estado tão menosprezado.
Para mim, foi um "salto qualitativo"... e, parafraseando o Cainho "quero mais desses... é simplesmente viciante".
Ricardo Dias
May 1 2009, 21:58 PM
Uma coisa que acho que a galera não entendeu muito bem é o conceito básico do "orquestra" versus "piano". Após uma troca de mails com colegas do fórum achei melhor dar uma esclarecida, e se eu falar algo indevido, o Marcelo me corrige.
Quando ele fala de orquestra, não está falando de arroubos exagerados, não está falando de tocar a la Sebastian Maroto, cheio de rubatos, vibratos, acelerandos, diminuendos, o diabo; não é isso, mas dar um caráter pessoal à peça, interpretá-la, ao invés de se limitar a acertar as notas. E a questão correlata, que é o tipo de violão, vai em cima disso: usar um instrumento que te permita usar o colorido que deseja. Basta ouvir o Marcelo no Youtube que se nota que nem de longe ele sai papagaiando as músicas, mas sim dá um colorido discreto e pessoal. E é esse colorido que a mim faz muita falta nos mais novos, com raras exceções.
Boa noite,
sou frequentador assíduo do fórum, entretanto, pouco ou quase nada participo, por falta de conteúdo musical, mesmo.
Quero parabenizar todos que fazem esse fórum acontecer, pois o nível é de alta qualidade.
Não sei se a minha pergunta para o Marcelo será relevante, pois acredito que está mais no nível da minha curiosidade; Mas, vou fazê-la. Em diversos momentos ele ressalta a importância do repertório, inclusive, ressalta que este foi um dos princípios usados por Segovia para colocar o violão no nível de outros instrumentos. Qual é a sua impressão com relação às composições para violão como: Sequenza de Luciano Berio, estudos percussivos de Arthur Kampela, entre outras peças desse gênero onde se explora o lado percussivo/rítmico do violão. Você acredita que esse tipo de peça conduzirá o violão, cada vez mais, ao nível de outros instrumentos. Você teria essas peças no seu repertório?
Desde já, agradeço-lhe pela atenção.
FORTE ABRAÇO!!!
Marcelo Kayath
May 2 2009, 11:27 AM
QUOTE(Ricardo Dias @ May 1 2009, 21:58 PM)

Uma coisa que acho que a galera não entendeu muito bem é o conceito básico do "orquestra" versus "piano". Após uma troca de mails com colegas do fórum achei melhor dar uma esclarecida, e se eu falar algo indevido, o Marcelo me corrige.
Quando ele fala de orquestra, não está falando de arroubos exagerados, não está falando de tocar a la Sebastian Maroto, cheio de rubatos, vibratos, acelerandos, diminuendos, o diabo; não é isso, mas dar um caráter pessoal à peça, interpretá-la, ao invés de se limitar a acertar as notas. E a questão correlata, que é o tipo de violão, vai em cima disso: usar um instrumento que te permita usar o colorido que deseja. Basta ouvir o Marcelo no Youtube que se nota que nem de longe ele sai papagaiando as músicas, mas sim dá um colorido discreto e pessoal. E é esse colorido que a mim faz muita falta nos mais novos, com raras exceções.
É exatamente isso, Ricardo. Sem lambança, com bom gosto, sem passar a carne do ponto, porque ninguém gosta de comer carne queimada. Avançamos muito tecnicamente nos últimos 20 aos, mas às vezes parece que regredimos musicalmente. Recomendo a todos ver um trecho do filme "Segovia in Los Olivos" onde Segovia demonstra os diferentes coloridos do violão e "os sons de orquestra" que podem ser obtidos do violão. É uma grande aula. Acho que tem no YouTube. Abraços.
QUOTE(Leo @ May 1 2009, 23:10 PM)

Boa noite,
sou frequentador assíduo do fórum, entretanto, pouco ou quase nada participo, por falta de conteúdo musical, mesmo.
Quero parabenizar todos que fazem esse fórum acontecer, pois o nível é de alta qualidade.
Não sei se a minha pergunta para o Marcelo será relevante, pois acredito que está mais no nível da minha curiosidade; Mas, vou fazê-la. Em diversos momentos ele ressalta a importância do repertório, inclusive, ressalta que este foi um dos princípios usados por Segovia para colocar o violão no nível de outros instrumentos. Qual é a sua impressão com relação às composições para violão como: Sequenza de Luciano Berio, estudos percussivos de Arthur Kampela, entre outras peças desse gênero onde se explora o lado percussivo/rítmico do violão. Você acredita que esse tipo de peça conduzirá o violão, cada vez mais, ao nível de outros instrumentos. Você teria essas peças no seu repertório?
Desde já, agradeço-lhe pela atenção.
FORTE ABRAÇO!!!
Sou favorável a todo tipo de experiência musical. Eu mesmo durante muitos anos toquei a Ritmata de Edino Krieger no fechamento de todos os meus recitais (inclusive na final do Concurso de Paris). Conheci o Arthur Kampela no RJ quando nós dois tínhamos 15-16 anos, e ele já demonstrava um talento excepcional e mãos privilegiadas para o instrumento. Os estudos do Artur são muito interessantes. Lembro quando ele estava compondo o Fandango e levou na minha casa a primeira versão da peça. Foi outro susto! percebi logo que ia ter que estudar muito para conseguir tocar a peça, já que as coisas vêm naturalmente para o Artur e não tanto para nós, meros mortais.
Não acho que seja uma questão de perguntar se esse tipo de peça colocará o violão no nível dos outros instrumentos. O repertório é um todo, de Mudarra a Berio. É o repertório como um todo que vai nos possibilitar mostrar a nossa arte. Recomendo um repertório variado, mostrando sempre as diferentes facetas do violão. É bacana ouvir a Espiral Eterna bem tocada ou um Canticum de vez em quando. É meio cansativo ouvir um recital inteiro com músicas apenas de um período. abraços e obrigado pelo interesse no debate.
Paulo Marques
May 2 2009, 12:24 PM
QUOTE(Marcelo Kayath @ May 2 2009, 11:27 AM)

Recomendo a todos ver um trecho do filme "Segovia at Los Olivos" onde Segovia demonstra os diferentes coloridos do violão e "os sons de orquestra" que podem ser obtidos do violão. É uma grande aula. Acho que tem no YouTube. Abraços.
Acho que é este:
Paulo Marques
May 2 2009, 12:44 PM
Oi Marcelo,
Só uma coisa: esta masterclass com o Segovia em 1986 na USC que você mencionou no chat é a mesma em que o Chapdelaine tirou o velho do sério e depois se redimiu?
http://www.youtube.com/watch?v=ox5J6agBfAsAbraços,
Paulo
Osmar PA
May 2 2009, 13:02 PM
Marcelo Kayath Postado Ontem, 16:34 PM
Tocar perfeito, rápido, forte, bem igual, é coisa de pianistas
Oi Marcelo, não quero ser advogado de defesa dos pianistas e eles nem precisam, mas os grandes pianistas como Rubstain, Glen Gould se destacaram por quais motivos além dos citados acima? A sua frase me pareceu um pouco injusta. Que o violão possui uma "paleta de cores" bem mais variada do que o piano todo mundo já sabe, o que parece é que os violonistas andam meio esquecidos disso

.
Abraços.
Osmar.
Caio B.
May 2 2009, 13:38 PM
O que eu entendi quando o Kayath falou sobre os pianistas é que eles tocam um instrumento com características próprias, diferentes das do violão. Então não há nada de errado o pianista absorver certos valores (Tocar perfeito, rápido, forte, bem igual), o problema é o violonista achar que tem que seguir os mesmos valores, não estando atento a que o violão possua as suas idiossincracias, ou seja, é um instrumento que deve ser explorado não como um piano, e sim como ele mesmo, um violão.
Marcelo Kayath
May 2 2009, 16:36 PM
QUOTE(Paulo Marques @ May 2 2009, 12:24 PM)

QUOTE(Marcelo Kayath @ May 2 2009, 11:27 AM)

Recomendo a todos ver um trecho do filme "Segovia at Los Olivos" onde Segovia demonstra os diferentes coloridos do violão e "os sons de orquestra" que podem ser obtidos do violão. É uma grande aula. Acho que tem no YouTube. Abraços.
Acho que é este:
PERFEITO PAULO!!! EXATAMENTE, É ISSO AÍ!!!
Passar a vida tocando violão sem enxergar isso é uma tristeza. Esse trecho do video de Segovia é perfeito para ilustrar o nosso debate. Obrigado pela ajuda. abraços
QUOTE(Osmar PA @ May 2 2009, 13:02 PM)

Marcelo Kayath Postado Ontem, 16:34 PM
Tocar perfeito, rápido, forte, bem igual, é coisa de pianistas
Oi Marcelo, não quero ser advogado de defesa dos pianistas e eles nem precisam, mas os grandes pianistas como Rubstain, Glen Gould se destacaram por quais motivos além dos citados acima? A sua frase me pareceu um pouco injusta. Que o violão possui uma "paleta de cores" bem mais variada do que o piano todo mundo já sabe, o que parece é que os violonistas andam meio esquecidos disso

.
Abraços.
Osmar.
Perfeito Osmar, é verdade. O piano também tem coloridos e nuances, e nossos colegas pianistas tb são músicos de respeito. Estava tão preocupado em martelar o ponto central que acabei exagerando. Valeu o puxão de orelha. Obrigado
QUOTE(cainho @ May 2 2009, 13:38 PM)

O que eu entendi quando o Kayath falou sobre os pianistas é que eles tocam um instrumento com características próprias, diferentes das do violão. Então não há nada de errado o pianista absorver certos valores (Tocar perfeito, rápido, forte, bem igual), o problema é o violonista achar que tem que seguir os mesmos valores, não estando atento a que o violão possua as suas idiossincracias, ou seja, é um instrumento que deve ser explorado não como um piano, e sim como ele mesmo, um violão.
Perfeito Cainho, esse é o ponto, vc pegou bem. Obrigado
dany.eudes
May 2 2009, 18:46 PM
"For instance, it's like an orchestra to which we could look with the reverse side of binoculars. I mean by that, that everything, every instrument of the orchestra, is inside the guitar. But in smaller size sound. It has many different colors, many different timbres and it's necessary to develop those qualities of the instrument.", Andres Segovia (1893 — 1987).
"Por exemplo, é semelhante a uma orquestra que podemos observar através do lado reverso de um binóculo. O que quero dizer com isto é que tudo, todos os instrumentos da orquestra estão contidos no violão. Mas em menor volume de som. Ele [o som do violão] tem muitas cores diferentes, muitos timbres diferentes e é necessário desenvolver estas qualidades do instrumento.", Andres Segovia (1893 — 1987).
Paulo Marques
May 2 2009, 20:57 PM
Oi Marcelo,
Só uma coisa: esta masterclass com o Segovia em 1986 na USC que você mencionou no chat é a mesma em que o Chapdelaine tirou o velho do sério e depois se redimiu? Esta aqui:
Paulo.
dany.eudes
May 3 2009, 00:04 AM
Marcelo Kayath executa Mazurka-Choro, da Suíte Popular Brasileira, de Heitor Villa-Lobos.
leo.venancio
May 3 2009, 09:09 AM
QUOTE(Paulo Marques @ May 2 2009, 13:44 PM)

Oi Marcelo,
Só uma coisa: esta masterclass com o Segovia em 1986 na USC que você mencionou no chat é a mesma em que o Chapdelaine tirou o velho do sério e depois se redimiu?
Paulo
Eu assiti a esse vídeo mas meu inglês não é dos melhores e pelo pouco que eu entendi tem horas que fala palavras que não são em inglês. aAgué poderia me explicar sucintamente o que houve entre o Chapdelaine e o Segóvia? E pq ele se redimiu depois?
Grato
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.