Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Zoran Dukic no Sesc Pinheiros
Fórum de Violão > Debates > Violão
Alexandre Ferreira
Imperdível para quem mora em SP, resta-me invejá-los crybaby.gif
FZanon
Aproveitem que a série continua amanhã, às 20:30, com ingresso simbólico quase, de 5 reais, com o recital de violoncelo e piano de Antonio del Claro e Ricardo Ballestero, onde farão a integral de Schumann para cello e a Sonata em la maior de Beethoven.
Aqui vai o programa do Zoran:

Joan Manén Fantasia Sonata Op.22a
(1883-1971)

M. Castelnuovo-Tedesco 3 Caprichos de "Caprichos de Goya"
(1895-1968)

M. Llobet 4 Canções Folclóricas Catalãs
(1878-1938)

G.F. Telemann Fantasia No.1 (arr. C. Marchione)
(1681-1767)

M.M. Ponce Sonatina Meridional
(1882-1948)

A. Barrios Prelúdio
(1885-1944) Caazapá
Choro de Saudade

A. Piazzolla Invierno Porteño (arr. S. Assad)
(1921-1992) Adios Nonino (arr. C. Tirao)

Ricardo Dias
Que beleza, música de violão!!!!!
FZanon
Pois é, programão, dá pra ouvir a música sem ter de desviar das idiossincrasias.
André Priedols
Vamos ter que força-lo a repetir todo este programa em Campos, já que lá ele não toca solo.
Mundo injusto, mêo!
Rodrigo Maluf
só o peribeidols que ser amigo do Bôssa!

esse eu tb nao perco por nada!

o recital do pavel, fiquei uma semana para me recuperar =)

do zoran tenho certeza que vai ser a mesma coisa!
FZanon
Só para lembrar a todos que o auditório do SESC Pinheiros é pequeno e vocês já podem reservar o ingresso (acho que são só 8 reais) em qualquer unidade do SESC.
No recital do Pavel ficou bastante gente de fora, mesmo com algumas cadeiras vazias dentro, então recomendo que reservem logo.
Paulo Vinícius
Se o cara é violonista e mora em São Paulo a presença nesse recital é uma questão de obrigação...
Rafael Neto
Em mãos.
Alexandre Ferreira
Quem for ao recital hoje por favor coloque depois as suas impressões aqui. thumbsup.gif

Abs,
Vidigal
Comprei meu ingresso ontem.Quem quiser ir é melhor se apressar pois restavam poucos lugares.
huh
Exatamente. Peguei o meu ontem, e estava no fim.
Marcus Toscano
Estou muito impressionado com o Zoran ele tem um som perfeito controle e um virtuosismo musical além de excelente professor.
Ele deu aulas hj peça manhã aqui em Campos e seguiu para sp depois do almoço
Bom concerto a todos.

abs
FZanon
Ainda dá temp-o, não percam e, se não tiver ingresso, falem comigo que tento botar pra dentro.
Gilson Antunes
Assisti, e foi um arraso! Em Uberlândia nenhum violonista que se preza pode perder esse recital.
Erasmo Valeriano
Eu não perco mesmo! Estou la a qualquer custo.
Alexandre Ferreira
Cadê o pessoal que assistiu e os comentários ? biggrin.gif
Ericsson
O cara e um monstro, já segunda vez que vi e continua no top cinco dos recitais que mais gostei ate agora, a Fantasia-Sonata do Manén na mão dele fica outra coisa, soa muito bem.

Se tivesse com grana sobrando ia ver ele em Uberlândia, quem mora lá ou nas cidades vizinhas não pode perder.

Abraços;
elykarla
Que pena que eu não moro mais em SAMPA! crybaby.gif
Prox
Grande concerto. Realmente o Zoran tem muita expressividade e uma dinâmica mais ampla que a grande maioria, que toca bem planinho.

Para ter uma idéia até de quem não é violonista, minha namorada que não toca nada de violão, mas tem ido comigo a vários concertos (Halasz, Zanon, Martelli etc.), achou o concerto do Zoran o melhor disparado, pelo repertório e qualidade do som. Ela particularmente se incomoda com barulhos de clique de unha e de movimentação dos dedos da ME (raspando nas cordas nos saltos etc.), acha que atrapalha no prazer de ouvir a música propriamente dita. Teve concerto de grande violonista aí, que ela não gostou porque achou muito ruidoso, mas se impressionou como o Zoran consegue ter uma boa interpretação e bom som com pegada, sem fazer ruido.
huh
O repertório variado, um controle de sonoridade e fraseado, além de um trabalho muito legal com tempo. Bem do jeito que gosto. Quando precisa fazer vibrato ou rubato, nãso tinha medo, e o fazia com extremo bom gosto.

Gostei particularmente dos Caprichos de Goya do Tedesco, achei as cancões do Llobet fantásticas (o jeito que ele tocou, com expressão e sem ser nada plano é perfeito pra fazer essas canções realmente emocionarem), e excelente no Choro da Saudade e no Invierno Porteño!

Tem pouca gente fazendo música como o Zoran, realmente.

O violão que ele usou era um Petr Matousek, tcheco, double-top de cedro. Um instrumento bastante interessante, com timbre mais brilhante, na linha dos composites do Ruck.
Ericsson

Alguém sabe qual o BWV do Grave que ele tocou do Bach no bis ?

Alexandre Ferreira
Ontem eu vi os videos do recital que colocaram no Youtube.

Ele é completo, e a sua interpretação na minha opinião tem tudo na medida certa, além de som limpo. parabens.gif

Como sonhar não faz mal, um dia queria tocar assim blush.gif
Rodrigo Maluf
e no bis antes do Bach foi qual?
FZanon
Bis:
uma peça do Vicente E Sojo que não lembro o nome.
BAch: 3o mov da sonata para violino BWV 1005.
Eu admirava o Zoran desde 1991, quando fazíamos os mesmos concursos. Mas desde então, a cada ano ele só melhora, pouco a pouco. Acho um artista de 1a categoria, dos grandes de hoje.
Vale dizer que o violão principal dele é um Friederich, ele usa o outro em viagens transatlânticas.
Ericsson
A peça do Sojo e Galeron, das cinco peças Venezuelanas.

Da outra vez eu vi ele tocar com Friederich gostei mais do som, mas não importa, recital foi demais.

Abraços;
T Oliveira
Bom, vou postar minhas impressões.

Bom, ele começou com a sonta do Manén e foi, pra mim, o ponto alto do recital, começar com uma pedreira dessas e ainda naquele nível, é para poucos. Impressionante. Logo após foram os 3 caprichos do Tedesco e ainda mantendo o nível, a pequena mini palestra que o Zanon fez no começo ajudou a formar na cabeça a imagem de cada uma das gravuras de Goya. O último ele tocou como se fosse fácil aquele contraponto cabeludo e ficou parecendo peça escrita por compositor violonista tamanha a fluência. Pra fechar a primeira parte, foram os arranjos das 4 peças catalãs feitas por Llobet. Normalmente se desdenha esse tipo de repertório por ser tecnicamente simples, mas a musicalidade do Zoran fez com que um material normalmente tocado por descaso pela maioria dos violonistas se tornar uma pequena coleção de obras primas, e pra mim, é isso que separa o violonista mediano do grande artista internacional. Pra mim a primeira parte foi maravilhosa e sem comentários negativos.

Chegando a segunda parte ele abriu com a transcrição (ou seria arranjo/releitura?) da fantasia 1 pra violino do Telemann feita pelo Carlo Marchione. Eu me lembro de ter visto um vídeo do Marchione tocando esse arranjo uns meses atrás e fiquei com uma vontade danada de tocar esse arranjo, cheguei a ir atrás do original pra violino pra tentar fazer uma versão e tirar algumas coisas de ouvido do vídeo tamanha a qualidade dessa transcrição. É um dos poucos casos de transcrição tão bem feita que chega a parecer que foi escrita pra violão e soa melhor que o original. Bom, infelizmente nessa hora pareceu que o cansaço bateu na porta do Zoran e ocorreram alguns brancos nessa peça, mas mesmo assim ele manteve o nível. O mesmo ainda aconteceu na Sonatina Meridional e ele realmente se recuperou nas 3 peças do Barrios. Dessas 3 peças eu particularmente gostei do Prelúdio em Dó menor, em que novamente ele tocou de uma forma única e extremamente musical. Pra fechar foram os arranjos de Piazzola e eu acho que foi a melhor versão que eu já vi ao vivo do Inverno, um contraponto super bem executado e com uma independência de planos que raramente se vê. Houveram 2 Bis, o primeiro foi um pouco engraçado por se tratar de uma peça bem curta de uns poucos segundos e o Bach também foi de uma expressividade rara.

Conclusão: Realmente um recital maravilhoso, som lindo e super potente, técnica maravilhosa, musicalidade explêndida, realmente um artista de primeiro escalão.

Realmente uma escolha maravilhosa e devemos agradecer ao Fábio Zanon por ter proporcionado pra gente a oportunidade de assistir um violonista desse nível que em condições normais seria bem mais complicado de trazer aqui. E que venham mais!
Cauã Canilha
Olá,
só por curiosidade, quais foram as 4 Canções de Llobet e os 3 Caprichos de Tedesco que ele tocou?
Desde já, obrigado.
FZanon
Thiago, na verdade os pequenos brancos foram no Manén, nao no Ponce, e ele conseguiu contornar imperceptivelmente para quem nunca ouviu a música.
Os Caprichos:
Francisco Goya y Lucientes, pintor
Porque fué sensible
Quien más rendido
As Cançôes:
Testament d`Amelia
Canço del Lladre
El Noy de la Mare
La Nit de Natal
Naum Fernandes
Que pena, morri com o ingresso na mão...comprei na primeira semana de julho e na terça de manhã o banco me mandou pra Curitiba...só voltei na quinta a noite....

Queria muito ter assistido a esse recital, adoro as canções catalãs.

Fica pra próxima!!!!!!!!
T Oliveira
Nossa, verdade quem deu branco agora fui eu! ehheeh
Marcus Toscano
O Zoran ficou irritado por causa das 6 postagens de partes das peças que ele tocou no Sesc, disse que infelizmente vai perder tempo entrando na internet para bloquear os videos.
Rodrigo Maluf
com razão!

com certeza quem postou não pediu para fazê-lo.

Sem falar que o próprio Sesc anuncia que é !!expressamente proibido!! filmagens sem autorização dos artistas e do sesc. o que também não era o caso!
FZanon
O fato dele achar que esse material não reporesenta o nível dele dá uma ideia da excelência do Zoran.
Alexandre Ferreira
Puxa que pena, espero que ele não fique chateado pelo acontecido com os brasileiros, que ele venha muitas e muitas vêzes.
FZanon
É impossível lutar contra isso. Ele teria ficado chateado se o SESC tivesse vazado uma gravação que, por contrato, é somente para arquivo, mas claramente foi um membro da plateia.
Rodrigo Maluf
com certeza foi.
Caio B.
Eu até gravei o Zanon tocando Villa-Lobos no CCBB aqui no RJ. Porém gravei para ver em casa, embora nem fosse permitido a gravação. É realmente tentador você ver um artista pelo qual você tenha alguma admiração e não ter um registro, por menor que seja, daquele momento. Creio que a pessoa errou em ter vazado os vídeos, mas é difícil julgar sem saber a intenção da pessoa. Tendo a achar que a pessoa postou os vídeos no youtube por ingenuidade, pela empolgação com o artista, por poder compartilhar aquele momento com mais pessoas, por as vezes pensar que aquilo não é relevante para o artista. O problema é justamente que isso é, em boa parte, de fato relevante. Muitas vezes o artista que procura um maior profissionalismo no material de divulgação se sente prejudicado com material amador, ou simplesmente acha falta de consideração postarem o trabalho dele sem ao menos pedir permissão, etc. Mas não acho que o Zoran vá ficar puto com os brasileiros por causa disso, pois como aconteceu aqui, poderia ter acontecido em qualquer parte do mundo.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.