Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Viola de Coxo Atiorbada.
Fórum de Violão > Debates > Instrumentos e Acessórios
Akpp
Talvez seja um tanto lunático da minha parte pensar que seria possível, e isso até é um pedido para os mais entendidos me dizerem se o é, construir tal instrumento mas em um domingo relativamente ocioso perdi meia hora desenhando esta que seria a junção de duas paixões minhas. A tiorba com a viola de coxo - esta que já foi chamada de alaúde brasileiro.

Compartilho aqui, pois então, a tal:

Uploaded with ImageShack.us

O que acharam, amigos?
Guilherme Jun
Bem-vindo!

Interessante ideia da viola, mas... Foi planejada para 20 ordens?
Eu sempre acho curiosos instrumentos de cordas dedilhadas com tantas cordas.
garcia

QUOTE(Guilherme Jun @ Jul 11 2010, 22:16 PM) *
Bem-vindo!

fala Alan
acho que sim seria possivel , mas a juncao do corpo da viola com o braco e escala da tiorba , ficou um pouco rara , parece que nao casa muito bem e te mando uma sugestao ,
creio eu que falta um elo na juncao de estes dois instrumentos desenhados por ti , e esse ELO , poderia ser tirado do modelo da pipa chinesa , assim daria uma melhor design ao seu intrumento, te mando o link abaixo para que vc veja a famosa pipa chinesa ,

http://www.paulnoll.com/China/Music/mus-pipa.html

gostaria de te parabenizar pois admiro uma pessoa que tenha criatividade , e que uma simples ideia pode mudar muitas coisas ao seu redor , nossa imaginacao e sempre o melhor que temos , e a criatividade (hoje em dia)tem sido uma maneira de NADAR CONTRA A MARE , ja que esta tudo tao padronizado e massificado ,
parabens

QUOTE(Alan Klinke @ Jul 11 2010, 20:11 PM) *
Talvez seja um tanto lunático da minha parte pensar que seria possível, e isso até é um pedido para os mais entendidos me dizerem se o é, construir tal instrumento mas em um domingo relativamente ocioso perdi meia hora desenhando esta que seria a junção de duas paixões minhas. A tiorba com a viola de coxo - esta que já foi chamada de alaúde brasileiro.

Compartilho aqui, pois então, a tal:

Uploaded with ImageShack.us

O que acharam, amigos?

Akpp
QUOTE(Guilherme Jun @ Jul 11 2010, 22:16 PM) *
Bem-vindo!

Obrigado, Guilherme. A verdade é que ela não foi cuidadosamente planejada e muito menos estudada. Ainda estou em dúvida quanto a afinação que utilizarei, se ela terá mesmo 20 cordas - ou mais ou menos - e muitas outras coisas. Foi apenas um exercício divertido - por enquanto.
Eu também sempre os achei curiosos mas passei a gostar muito principalmente pela textura, do bem grave ao bem agudo. É quase um cravo ou piano dedilhado.

QUOTE(garcia @ Jul 12 2010, 00:31 AM) *
fala Alan
acho que sim seria possivel , mas a juncao do corpo da viola com o braco e escala da tiorba , ficou um pouco rara , parece que nao casa muito bem e te mando uma sugestao ,
creio eu que falta um elo na juncao de estes dois instrumentos desenhados por ti , e esse ELO , poderia ser tirado do modelo da pipa chinesa , assim daria uma melhor design ao seu intrumento, te mando o link abaixo para que vc veja a famosa pipa chinesa ,

http://www.paulnoll.com/China/Music/mus-pipa.html

gostaria de te parabenizar pois admiro uma pessoa que tenha criatividade , e que uma simples ideia pode mudar muitas coisas ao seu redor , nossa imaginacao e sempre o melhor que temos , e a criatividade (hoje em dia)tem sido uma maneira de NADAR CONTRA A MARE , ja que esta tudo tao padronizado e massificado ,
parabens

Poxa, muito obrigado, Garcia. Essa idéia da pipa foi absurdamente genial. Minha mãe, assim que viu o meu desenho, falou o mesmo que você sobre a junção braço-corpo mas foi com a sua colaboração que fiz um retoque que, realmente, deixou a transição muito mais suave. Caso esteja interessado, o novo molde fica assim:

Abraços.
Zanetti
Excelente projeto, agora é só achar o luthier que queira fazer esta viola de coxo atiorbada,,, eu até acho que deverá ser rerduzido o tamnaho como fez o luthier Faria, senão ficaria um " monstro " de tamanho....
abços
Zanetti
Roberto Gomes
Para o braço sugiro usar cedro da Amazônia (Cedrela odorata) que é leve e estável. A junção braço/ cabaça tem que ter uma boa área interna, uma boa área do cedro adentrando a "caixa" para suportar a tensão de tantas cordas. Não tenho experiência com cabaças, mas seria interessante antes de fazer o instrumento, analisar a tração mecânica longitudinal da peça a ser usada, mas acho que estando bem sequinha aguentará o rojão.

Abraços,

Roberto Gomes
Plantem árvores!!!
Plant trees!!!
Akpp
QUOTE(Zanetti @ Jul 12 2010, 11:46 AM) *
Excelente projeto, agora é só achar o luthier que queira fazer esta viola de coxo atiorbada,,, eu até acho que deverá ser rerduzido o tamnaho como fez o luthier Faria, senão ficaria um " monstro " de tamanho....
abços
Zanetti

É mais ou menos por aí, Zanetti. Não tenho a menor pretensão, e muito menos logística suficiente, para carregar um bichão de três metros de altura por aí. O tamanho dela será o mínimo possível para que as cordas-baixo sejam graves o suficiente para ter razão de existência pois, caso não fossem, o segundo cravelhame seria meramente estético. Ficam estes detalhes para o luthier que, com certeza, entende mais dos fundamentos matemáticos de construção do que eu.

Aliás, caso alguém saiba algum doido, e instruído, o suficiente para topar um aventura desta, avise-me!
Ricardo Dias
Vocês estão realmente falando sério?????
Akpp
QUOTE(Ricardo Dias @ Jul 19 2010, 16:07 PM) *
Vocês estão realmente falando sério?????

Sim!
garcia
ai vai uma dica para fazer o braço .
te aconselharia fazer a viola de coxo atiorbada com materia prima vulgar , para se no caso de nao der certo , vc nao perder bom material ,

http://www.youtube.com/watch?v=5JUnSSlYSn8
Akpp
Que pretensão esta a minha de achar que havia 'inventado' algo...

Créditos para Luciano Faria, aparentemente o luthier.

Ricardo Dias
O que isso tem a ver com uma viola de coxo??????
Akpp
QUOTE(Ricardo Dias @ Jul 21 2010, 00:05 AM) *
O que isso tem a ver com uma viola de coxo??????

Corpo em relativa forma de oito, fundo não bombé,... Básicamente as mesmas características que a diferenciava de uma tiorba padrão - apesar de esta da imagem ter menos cordas do que a minha idéia inicial.

Não sei se fui pouco claro na minha explicação mas não faz parte do processo deste instrumento escavar uma tora de madeira como as violas feitas de forma rústica. Conserva-se apenas o lado externo, estético, da maneira primordial.
Ricardo Dias
Bem, supus que viola de cocho fosse literal. Se fosse, da escavada, realmente acharia meio difícil realizar teu objetivo. Em termos de construção mais formal, aí sim, tudo é possível.
garcia
esse muy belo instrumento esta parecendo uma vihuela de mano barroca , com algo de alaude
a diferenca sao as ordens , pois a vihuela possui 5 ordens duplas e uma orden simples
tambem acredito que ricardo tem razao com relacao a sua citacao acima

me parece uma harpa vihuela , acho
Alberto

Alan, essa é uma guitarra atiorbada (um espécie de guitarra barroca com cordas simples usada tanto para solo como para contínuo) veja no video abaixo onde o Felippe Maravalhas interpreta sua adaptação da Sonata Op.2 No.3 de Benedetto Marcello, original para violoncello e baixo contínuo

http://www.youtube.com/watch?v=GVxvyOFH6DU

Alberto
garcia
alberto
simplesmente excelente
huh
Todas as variações que pudermos pensar, em relação a configuração de cordas, muito provavelmente serão surpreendentemente encontradas em instrumentos a partir da Renascença.

Além das várias formas de Alaúde e Tiorba, temos atiorbações de guitarras e várias formas, como na da foto, estilo swan neck (pecoço de cisne). braços duplos, cordas flutuantes, 2 ou 3 caixas de cravelha num único braço, etc...
Akpp
QUOTE(Alberto @ Jul 21 2010, 08:02 AM) *
Alan, essa é uma guitarra atiorbada (um espécie de guitarra barroca com cordas simples usada tanto para solo como para contínuo) veja no video abaixo onde o Felippe Maravalhas interpreta sua adaptação da Sonata Op.2 No.3 de Benedetto Marcello, original para violoncello e baixo contínuo

http://www.youtube.com/watch?v=GVxvyOFH6DU

Alberto

Mais uma vez obrigado pela ajuda, Alberto. Vi o vídeo e o achei magnífico e tive a certeza de que este instrumento é algo muito próximo do que eu planejo.

QUOTE(huh @ Jul 23 2010, 13:02 PM) *
Todas as variações que pudermos pensar, em relação a configuração de cordas, muito provavelmente serão surpreendentemente encontradas em instrumentos a partir da Renascença.

Além das várias formas de Alaúde e Tiorba, temos atiorbações de guitarras e várias formas, como na da foto, estilo swan neck (pecoço de cisne). braços duplos, cordas flutuantes, 2 ou 3 caixas de cravelha num único braço, etc...

Ei, Huh, obrigado pela resposta. Estava fuçando no fórum e vi em um tópico de 2007 que você teve a idéia de construir uma guitarra barroca com uma tessitura maior, algo assim, chegou a termina-la?
Infelizmente cheguei tarde demais e não pude ver o esboço que você fez - já estava fora de ar - , mas gostaria de saber técnicamente se você tem alguma sugestão em relação à tamanho de escala, afinação...
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.