Carlos Eduardo
Jul 21 2010, 10:45 AM
Olá a todos!!
Fiz um orçamento para comprar formão, goiva, plaina,serrote, alicate. Mas apesar de serem de ótima qualidade, os preços ficaram meio salgados para meu bolso. Há opções de marcas nacionais, de qualidade, que sejam "mais em conta"? Para essas ferramentas disponibilizaria de no máximo R$ 1.000,00 no momento. Com esse orçamento posso comprar coisas de boa qualidade?
Obrigado a todos!!
Carlos Eduardo de Oliveira
garcia
Jul 21 2010, 11:24 AM
levando em conta que sou artesao e vivo do artesanato de instrumentos musicais , dou preferencia a ferramentas tambem artesanais , para fechar uma corrente positiva no meu trabalho , ja que eu vivo de arte , nao colaboro com industrias e fabricas e sim com outros artesoes que precisam viver , ademas de dar preferencia ao produto nacional ,uma opiniao minha , ao melhor pareco um pouco radical ,,,
bom , tenho um jogo completo de goivas e formoes e rasquetas e laminas de plaina (as plainas as faco eu mesmo de madeira)que me custou a alguns anos atras o equivalente a 4.000,00 reais *claro que eh um jogo enorme ,
se vc tem interesse de adquirir formoes de muito boa qualidade (os meus fazem dois anos que nao os afio), elaborado por ferramenteiro ,
ha um sr em braganca paulista que se chama Henrique martins carvalho (que inclusive foi citado em um livro nacional de luthiers , senao me engano intitulado , uhiers artesoes musicais brasileiros , )um excelente cuteleiro e que me fez formoes e facas de entalhe , seu telefone eh (11)7404-3965
veja o que vc precisa para comecar e liga pra ele te fazer um orcamento , ai vc ve se compensa
ate mais chefe
Carlos Eduardo
Jul 21 2010, 13:07 PM
QUOTE(garcia @ Jul 21 2010, 11:24 AM)

levando em conta que sou artesao e vivo do artesanato de instrumentos musicais , dou preferencia a ferramentas tambem artesanais , para fechar uma corrente positiva no meu trabalho , ja que eu vivo de arte , nao colaboro com industrias e fabricas e sim com outros artesoes que precisam viver , ademas de dar preferencia ao produto nacional ,uma opiniao minha , ao melhor pareco um pouco radical ,,,
bom , tenho um jogo completo de goivas e formoes e rasquetas e laminas de plaina (as plainas as faco eu mesmo de madeira)que me custou a alguns anos atras o equivalente a 4.000,00 reais *claro que eh um jogo enorme ,
se vc tem interesse de adquirir formoes de muito boa qualidade (os meus fazem dois anos que nao os afio), elaborado por ferramenteiro ,
ha um sr em braganca paulista que se chama Henrique martins carvalho (que inclusive foi citado em um livro nacional de luthiers , senao me engano intitulado , uhiers artesoes musicais brasileiros , )um excelente cuteleiro e que me fez formoes e facas de entalhe , seu telefone eh (11)7404-3965
veja o que vc precisa para comecar e liga pra ele te fazer um orcamento , ai vc ve se compensa
ate mais chefe
Oi Garcia,
Enviei um MP.
Obrigado!
Ricardo Dias
Jul 21 2010, 22:56 PM
Esses não conheço. De fábrica, são todos um lixo.
garcia
Jul 22 2010, 02:57 AM
ALGUNS DO CATALOGO DA DICK SAO MUITO BONS ,ACONTECE QUE SE POR EXEMPLO , TEM 14 CM DE COMPRIMENTO APENAS OS 2 PRIMEIROS CENTIMETROS SAO REALMENTE DE ACO , OS DEMAIS SAO FERRO , O QUE , COM MUITO USO , SE GASTA PRONTO DE AFIAR E SE PERDE O RESTANTE DO FORMAO ,
E A INDUSTRIALIZACAO, ELES JA TE VENDEM UM PRODUTO COM UMA PREVISAO DE SUA PROXIMA COMPRA
Roberto Gomes
Jul 22 2010, 07:05 AM
QUOTE(Carlos Eduardo @ Jul 21 2010, 10:45 AM)

Olá a todos!!
Fiz um orçamento para comprar formão, goiva, plaina,serrote, alicate. Mas apesar de serem de ótima qualidade, os preços ficaram meio salgados para meu bolso. Há opções de marcas nacionais, de qualidade, que sejam "mais em conta"? Para essas ferramentas disponibilizaria de no máximo R$ 1.000,00 no momento. Com esse orçamento posso comprar coisas de boa qualidade?
Obrigado a todos!!
Carlos Eduardo de Oliveira
Desde a década de 80 compro desta firma
http://www.japanwoodworker.com/page.asp?content_id=9962 e não achei nada melhor, já que, para mim, as ferramentas japonesas para trabalhar madeira são as melhores que existem. Mesmo os formões de preços populares são ótimos e tenho alguns com mais de 20 anos de uso e continuam "afiados". Os serrotes são um sonho e as plainas também, se bem que prefiro as ocidentais tradicionais da marca inglesa Record. Com R$ 1.000,00 = US$ 500,00 dá para você se equipar bem com, formões, goivas, serrotes...
Carlos Eduardo
Jul 22 2010, 09:19 AM
Blz Roberto!!!!
Vou procurar tbm. Obrigado!!!!
Ricardo,
até os de fábricas européias são ruins? Tipo alemães, italianas e tals.
Sergio Barbosa
Jul 22 2010, 11:15 AM
Oi pessoal. Vocês acham inviável usar facas de desempenadeira pra fazer formões?
Tenho três formões com essas facas de aço rápido que cortam que é uma beleza, e uma delas tem maior porcentagem de cobalto que dá uma baita dureza.
Acho uma solução modesta, paguei uns cem reais pelas peças na Florêncio de Abreu em SP.
wolf schmidt
Jul 22 2010, 11:30 AM
se esta funcionando para vc, é claro que é bom! eu particularmente nunca tive problemas com formões depois de afiados.eu uso os chanceller e acho satisfatorio. tambem comprei na florencio. tenho mais problemas com plainas , as que eu acho por ai são muito imprecisas. serrotes tambem, é dificil achar um que corte bem, principalmente para trastes. eu refiz os dentes de um serrote para poder usar para esse fim. agor eu nunca mas nunca vi limas para madeira de boa qualidade, todas tem visda util curta, entopem com muita facilidade, e limas para traste não existem!
garcia
Jul 22 2010, 11:31 AM
eu tabme adqiri dois pedacos de aco rapido de uma maquina de uma fabrica de cortar papael , a dureza eh excelente e o fio muito duradouro ,
gosto de fazer formoes com limas tambem , o fio corta amadeira como se fosse manteiga , acontece que sao muito faceis de quebrar ,
tenta ver se fc arruma umas serras de cotar ferro das grandes , essas tambem sao excelentes , deve ter uns 30x4cm
Ricardo Dias
Jul 22 2010, 11:55 AM
Esclarecendo: as fábricas BRASILEIRAS são um lixo. E facas de desempenadeiras e de mola de kombi são excelentes.
Carlos Eduardo
Jul 22 2010, 13:08 PM
QUOTE(Ricardo Dias @ Jul 22 2010, 11:55 AM)

Esclarecendo: as fábricas BRASILEIRAS são um lixo.
Eu desconfiava era disso mesmo . . .
Essas facas encontro para comprar pela internet? E mola de Kombi?? Caramba!
Obrigado!!!!
Ricardo Dias
Jul 22 2010, 13:42 PM
Mola de kombi - acho que o nome correto é barra de torção - você encontra em ferro-velho - acho que chamam desmanche, em Sampa.
garcia
Jul 23 2010, 03:01 AM
aqui em sampa chama ferro velho tambem ,, e as molas de combi sa excelentes mesmo , tambem ha as molas de fusca que pra mini formoes ou facas de entalhe sao otimas
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.