Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Vendo RAMIREZ III,SPAIN CEDAR 1a "PRIMERA" (1996)
Fórum de Violão > Debates > Instrumentos e Acessórios
Reinaldo_Ramalho
Por motivo de força maior vendo violão Ramirez III em cedro e jacarandá indiano (1996) classe 1a ("PRIMERA") em estado IMPECÁVEL. Não colocarei aqui o preço para não poluir o espaço, mas, adianto que aceito parcelamento e desconto em pagamento à vista.

Interessados gentileza enviar mensagens ao mail:

reinaldo(ponto)ramalhoa(arroba)terra(ponto)com(ponto)br

Forte abraço a todos!

Reinaldo Ramalho

http://s1012.photobucket.com/albums/af247/...nt=DSC03147.jpg

http://s1012.photobucket.com/albums/af247/...nt=DSC03153.jpg

http://s1012.photobucket.com/albums/af247/...ent=Imagem5.png

http://s1012.photobucket.com/albums/af247/...t=Imagem4-1.png

http://s1012.photobucket.com/albums/af247/...ent=Imagem3.png

http://s1012.photobucket.com/albums/af247/...nt=DSC03143.jpg
André - ANP
Recomendo!
Esse violão foi meu "parceiro" por maravilhosos 14 anos. Trata-se de um típico violão de cedro da escola espanhola, com um timbre bem cremoso, ótimo volume, muito boa ergonomia e tudo isso aliado a um estado de conservação IMPRESSIONANTE.
Um autentico instrumento de concerto!
Reinaldo_Ramalho
O violão acompanha case original BARBADOS.

Violonistas de renome que utilizam Ramirez III:

Kazuhito Yamashita
Jose Ramirez III, Spain
Ernesto Bitetti
Jose Ramirez III, Spain
Liona Boyd
Jose Ramirez III, Spain
Oscar Ghiglia
Jose Ramirez III, Spain
William Kanengiser
Jose Ramirez III, Spain
Alexandre Lagoya
Jose Ramirez III, Spain
Vladimir Mikulka
Jose Ramirez III, Spain
Santiago Navasquez
Jose Ramirez III, Spain
Douglas Niedt
Jose Ramirez III, Spain
Christopher Parkening
Jose Ramirez III, Spain
Goran Sollscher
Jose Ramirez III, Spain, Cedar
Jose Tomas
Jose Ramirez III, Spain,
Gallina Vale
Jose Ramirez III, Spain

Pessoal:
peço por favor que me remetam mensagens por mail e não por MP, pois, estou as recendo por este último recurso.
Abs e obrigado a todos.
Reinaldo Ramalho
KRISHNA
Só um detalhe, pelo ano do violão (1996) e pela assinatura junto ao selo esse violão não é um Ramírez III, é sim um Ramírez IV.
Ricardo Dias
E outra: por favor, título em fonte e letras normais.
Reinaldo_Ramalho
Acerca da geração poderia confirmar a fonte da afirmação por favor?

Ricardo:
Somente agora percebi que realmente estava em letras maiúsculas, perdoe-me. Há como editar?
Abs,
Reinaldo Ramalho
André - ANP
Esse violão foi comprado diretamente na loja Ramirez e nos foi passado, na ocasião, que era um instrumento construido em um periodo de transição.
Reinaldo_Ramalho
Os luthiers que construíram este instrumento são da fase III. Este violão é da fase de transição conforme expresso pelo André-ANP que comprou o instrumento. Apesar do violão anunciado NÃO ser um IV, não seria nenhum demérito sê-lo. Vale lembrar que Yamashita adquiriu recentemente um Ramirez IV.
Ricardo Dias
Ninguém falou em demérito, Reinaldo. O Krishna apenas assinalou uma questão.
Reinaldo_Ramalho
Tranquilo Ricardo, não fiz o comentário com conotação de contestação não. Só esclareci que mesmo se fosse um IV ainda sim seria um grande instrumento. Talvez não tenha empregado a palavra mais acertada. Acho importante o debate.
Abração!
Reinaldo_Ramalho
Pessoal por favor não enviem MPs. Remetam as dúvidas para o mail que divulguei.
Abraço a todos.
Reinaldo Ramalho
André - ANP
Trata-se de um grande violão. Isso, eu dou meu nome como garantia, independemente de ser um III, IV, V, VI, VII, VIII......
O preço que o Reinaldo pede pelo violão, também torna o negócio uma barganha.
huh
É muito simples. Pela data do selo, ele foi concluido logo após a morte do Ramires III. A assinatura é do Ramirez IV, mas a construção é da transição conforme o André e o Reinaldo disseram. Os luthiers que trabalham na casa Ramirez foram os mesmos, e a qualidade do instrumento nada tem a ver com quem assinou o selo. Mas, vale a correcão do Krishna, com respeito à assinatura. E vale a afirmação do André sobre a qualidade do instrumento.

Abraço!
Reinaldo_Ramalho
Perfeito Huh. Suas palavras não poderiam ter efeito mais esclarecedor.
Abs,
Reinaldo Ramalho
Reinaldo_Ramalho
Perfeito Huh. Suas palavras não poderiam ter efeito mais esclarecedor.
Abs,
Reinaldo Ramalho

Somente um detalhe: recebi MPs dizendo que o mail estava retornando. Somente agora percebi que estava errado. O correto é:
reinaldo (ponto) ramalho (arroba) terra ( ponto ) com ( ponto ) br

Abs,

Reinaldo Ramalho

Algumas pessoas enviaram-me MPs alertando-me acerca do mail estar voltando. O mail que informei estava errado. O correto é
reinaldo(ponto)ramalho(arroba)terra(ponto)com(ponto)br

abs,
Reinaldo Ramalho
Reinaldo_Ramalho
Mail correto:
reinaldo.ramalho@terra.com.br
Reinaldo_Ramalho
Somente para efeito de esclarecimento, em função de algumas MPs recebidas: - o violão foi construído com material de graduação máxima e, portanto, não possui componentes laminados.
Ricardo Dias
Ao que eu saiba, todos os Ramirez têm a lateral laminada, de jacarandá e cipreste, por projeto mesmo. Não posso jurar, é coisa que sempre ouvi falar e que vi em todos os que mexi até hoje.
André - ANP
A lateral desse violão é "travada" também com uma meia folha, por dentro, de jacaranda.
huh
Na indústria moveleira, muitos chamam isso de laminado também, mas muitos, pra diferenciar do compensado (que é o que se entende quando se diz laminado) chamam esse tipo de procedimento de "folheado". Acho que é mais acurado, visto que se trata de uma folha de madeira aplicada sobre uma superfície maciça. Muitos bons luthiers utilizam esta técnica.
Sapopemba
QUOTE(Reinaldo_Ramalho @ Jul 22 2010, 18:08 PM) *
Tranquilo Ricardo, não fiz o comentário com conotação de contestação não. Só esclareci que mesmo se fosse um IV ainda sim seria um grande instrumento. Talvez não tenha empregado a palavra mais acertada. Acho importante o debate.
Abração!

Já que o debate é importante, vou dar minha contribuição.

Pelos fatos apontados, não se trata de um Ramirez III, portanto acho eticamente reprovável vender o instrumento como tal.

Reinaldo_Ramalho
QUOTE(Sapopemba @ Jul 25 2010, 11:47 AM) *
QUOTE(Reinaldo_Ramalho @ Jul 22 2010, 18:08 PM) *
Abração!

Já que o debate é importante, vou dar minha contribuição.

Pelos fatos apontados, não se trata de um Ramirez III, portanto acho eticamente reprovável vender o instrumento como tal.

Acho que vc chegou um pouco atrasado amigo. O violão é de transição e frente às opiniões postadas não há dúvidas nesta informação.Agora por favor não julgue minha conduta reprovável ou anti-ética,pois, isto não é do meu feitio. Busque alternativamente expressar sua opinião com algo que possa vir agregar valor ao debate.
LeoCWB

Pessoal
De boa, o motivo que me impede de adquirir este instrumento, não é o fato de ser um
Ramirez III ou IV, mas sim financeiro. Esta questão já foi exaustivamente discutida se
é um III ou IV, se é de transição ou não. È fato que o instrumento é de qualidade ímpar,
então sejamos honestos, quem aqui de nós não gostaríamos de ser o proprietário de um
Ramirez, seja ele III ou IV.
De novo, se tivesse condições, este violão já não estaria mais nas mãos do Reinaldo.

Reinaldo, se livra logo deste instrumento e manda ele pra mim, vai... rssss

Sapopemba
Agrego valor ao debate buscando a verdade, coisa que para você parece ser de menor valor, dado que não se desculpou por dois erros:
O menor, o de que não há material laminado no instrumento.
O maior, o de que se tratava de um Ramirez III, quando na verdade é um Ramirez IV, conforme atestam a data e a assinatura contida no selo do violão. Ainda que os luthiers da fase III e IV sejam os mesmos, isso não torna o violão um Ramirez III, concorda?

Agora resta esclarecer (faça-nos esse favor, por gentileza) se você já tinha conhecimento dessas informações. Se lhe venderam esse violão como sendo um Ramirez III você foi enganado e deveria devolver o instrumento e exigir seu dinheiro de volta. Esta pessoa, se fez isso, cometeu estelionato e deverá perder credibilidade, comprometendo sua imagem junto à comunidade.
Ricardo Dias
Sapopemba, talvez você tenha razão em termos absolutos. Mas não há necessidade de tanta agressividade. Os equívocos me pareceram mais por ignorância que por má fé. Por favor todos os envolvidos:a partir de agora QUALQUER mensagem agressiva será cortada, independentemente de quem postar.
Reinaldo_Ramalho
Valeu Leo! Que vc possa ter o seu violão dos sonhos em breve. E não tardará, disto tenho certeza.
Abraço forte!
Reinaldo Ramalho
André - ANP
Mais uma vez, o violão foi construido em uma fase de transição do III para o IV. Quanto ao termo laminado, eu mesmo não gosto de usá-lo para violões com lateral dupla, tripla, etc.....
Conheço o Reinaldo ja faz um bom tempo e GARANTO que ele é um cara FENOMENAL! Quem fizer negócio com ele chegará a essa mesma conclusão.
Caio B.
QUOTE(Sapopemba @ Jul 25 2010, 17:45 PM) *
Agrego valor ao debate buscando a verdade, coisa que para você parece ser de menor valor, dado que não se desculpou por dois erros:
O menor, o de que não há material laminado no instrumento.
O maior, o de que se tratava de um Ramirez III, quando na verdade é um Ramirez IV, conforme atestam a data e a assinatura contida no selo do violão. Ainda que os luthiers da fase III e IV sejam os mesmos, isso não torna o violão um Ramirez III, concorda?

Agora resta esclarecer (faça-nos esse favor, por gentileza) se você já tinha conhecimento dessas informações. Se lhe venderam esse violão como sendo um Ramirez III você foi enganado e deveria devolver o instrumento e exigir seu dinheiro de volta. Esta pessoa, se fez isso, cometeu estelionato e deverá perder credibilidade, comprometendo sua imagem junto à comunidade.

Sapopemba, o que acho é que existe uma diferença entre o que a gente comumente chama de lâminado e o folheamento que compõe o Ramirez. Não acho errado o Reinaldo falar que não é lâminado, até porque no senso comum de quem é violonista, o lâminado é um conjunto de folhas de baixa qualidade que interfere no resultado do som de forma negativa. O Ramirez com certeza não possui um lâminado comum. Para a maioria dos marceneiros da industria de móveis, como bem disse o Huh, esse tipo de construção é chamada de folheamento. Eu mesmo não considero essa construção como lâminada. Talvez tenha faltado um pouco mais de elaboração no texto do Reinaldo ao que se refere aos materiais, e daí a confusão, mas nada que leve a concluir que ele tenha agido de má fé. Quanto ao selo, pelo que entendi esse é um Ramirez feito nos moldes da terceira geração, mas feito após a morte do Ramirez dessa geração. É bom lembrar que tem Ramirez que é, se não me engano, Santo Hernandez, o que me leva a concluir que muitos Ramirez III foram possivelmente feitos por luthiers que talvez não o próprio Ramirez, o que não é nada negativo. Se os luthiers já estavam há um tempo na oficina exercendo a construção dos Ramirez III junto a esse luthier, creio que a qualidade é exatamente a mesma. Daí não dá para falar que ele é um Ramirez IV, pois apresenta a construção do Ramirez III. Acharia mais errado se ele falasse que o instrumento é um Ramirez IV. O que faltou, novamente, foi um texto mais elaborado desde o início falando que o instrumento era de uma fase de transição. O que é errado é julgar alguém em um fórum em que um monte de pessoas tem acesso e falar que fulano é sem caráter, anti-ético, ou outra palavra pesada dessas. É preciso, antes de tudo, bom-senso para não cometer uma injustiça por causa de uma coisa que foi mal expressada, o que é muito comum quando a escrita e a internet andam juntas. Então, por favor, pega leve.

QUOTE(Ricardo Dias @ Jul 25 2010, 19:26 PM) *
Sapopemba, talvez você tenha razão em termos absolutos. Mas não há necessidade de tanta agressividade. Os equívocos me pareceram mais por ignorância que por má fé. Por favor todos os envolvidos:a partir de agora QUALQUER mensagem agressiva será cortada, independentemente de quem postar.

Desculpa Ricardo, não tinha visto a sua mensagem, pois enquanto escrevia a única mensagem era a do Sapopemba. Apesar do que, não considero minha mensagem agressiva, porém se quiser editá-la, fique a vontade.
kbuchi
Já comprei dois violões do Reinaldo Ramalho e posso atestar, com toda certeza, que é uma pessoa super honesta e transparente em seus negócios...
Sapopemba
Bom, encerro minha participação neste tópico agradecendo a resposta do Caio e esclarecendo ao Ricardo Dias que minha agressividade se deve ao fato de ter me colocado no lugar do comprador do instrumento. Se, por hipótese, eu tivesse adquirido o violão baseado somente nas informações divulgadas pela parte interessada e posteriormente viesse a tomar conhecimento do que se veio a descobrir aqui por terceiros, ficaria revoltado, até porque não parece haver comprovação documental oficial da casa Ramirez sobre o que se afirma aqui acerca da autoria do instrumento.

Por fim, estranho que uma de minhas questões não tenha sido respondida. Cada um que tire suas conclusões.

Ricardo Dias
Sapopemba, você teve as respostas sim, e tem outra coisa: basta ler o rótulo do instrumento. Se estiver escrito IV é IV, se III é III. Quem não ficar satisfeito com a explicação, não compra. A informação de ser um III, embora eu não entre no mérito sobre se é ou não verdade, pois não tenho o menor conhecimento sobre a cronologia Ramirez, é coisa comum em luteria. Os Ramirez praticamente não fazem violões, deixam por conta de seus empregados, assim, o Ramirez que Segovia usou no início de sua carreira foi feito pelo Santos Hernandez, assim como há Rubios Fischer, etc.
O que pode ser dito é que o Reinaldo poderia ter explicado melhor, de fato foi muito ruim a forma como foi apresentado, mas daí a deixar no ar dúvidas sobre a honestidade das pessoas é um pouco demais. Ah, e a questão sobre laminado ou compensado, de fato ele cometeu um erro, pois de fato ele tem um laminado, seja lá que nome se dê. O erro foi corrigido por todos aqui, simples assim. Caso você não goste da postura adotada por ele ou qualquer outro no fórum, encaminhe mp à moderação. Acusações veladas não são permitidas aqui.
Sapopemba
"Agora resta esclarecer (faça-nos esse favor, por gentileza) se você já tinha conhecimento dessas informações. Se lhe venderam esse violão como sendo um Ramirez III você foi enganado e deveria devolver o instrumento e exigir seu dinheiro de volta. Esta pessoa, se fez isso, cometeu estelionato e deverá perder credibilidade, comprometendo sua imagem junto à comunidade."

Onde há resposta à questão acima, Ricardo Dias?
Zanetti
Não há demérito nehum o violão ramirez ter lateral laminada...pois a laminação que todos tem em mente , é a usada nos violões vagabundos chineses por exemplo, que usam compensado, e uma lãmina externa de madeira. No Ramirez é um projeto de construção com uma folha de jacarandá, com vistas a obtenção de uma sonoridade desejada....
Alguns bons luthiers brasileiros usam esta laminação , inclusive de fundos como o Wolf Schmidt, por exemplo, que é usado após testes...
Quanto a ser II ou III não vem ao caso, pois o importante é testá-lo e gostar ou não do seu som ...
Zanetti
Reinaldo_Ramalho
Agradeço aos colegas pelos elogios e faço questão de deixar claro que me equivoquei no anúncio do instrumento. Apesar disto ele continua sendo um Ramirez 1a, continua sendo um excelente instrumento e que inquestionavelmente trará muitas alegrias a quem quer que o adquira. Não quero tirar vantagem de ninguém; quem me conhece atestou aqui minha honestidade e por este motivo muito lhes sou grato. Façamos um trato: - peço desculpas pelas informações não exatamente precisas que jamais, em tempo algum, foram veiculadas com a intenção de obter ganho ou vantagem. Daqui para frente vamos nos ater apenas aos aspectos técnicos do instrumento em si, sem discussões acalouradas ou coisas do gênero. Prezo muito este fórum, aprendo todos os dias com ele e assim posto gostaria imensamente que continuássemos a conduzir os posts no sentido de trocar conhecimentos. Aspectos conceituais são discutidos, opiniões distintas (mesmo em se tratando de um mesmo conceito) são manifestas em sua maioria absoluta de maneira cordial e civilizada. Do exposto, caso ainda haja espaço para discordância estou aberto a receber MPs. O espaço deste fórum é valioso demais para questões desprovidas de mérito técnico.
Abraços a todos.
Ricardo Dias
QUOTE(Sapopemba @ Jul 25 2010, 21:18 PM) *
"Agora resta esclarecer (faça-nos esse favor, por gentileza) se você já tinha conhecimento dessas informações. Se lhe venderam esse violão como sendo um Ramirez III você foi enganado e deveria devolver o instrumento e exigir seu dinheiro de volta. Esta pessoa, se fez isso, cometeu estelionato e deverá perder credibilidade, comprometendo sua imagem junto à comunidade."

Onde há resposta à questão acima, Ricardo Dias?

Sapopemba, não complica: ele está a par do que está no rótulo e da história a respeito de quem fez ou não. Quem vendeu para ele é problema dele, e NADA tem a ver com este espaço. Assunto encerrado, ok?
Roberto Gomes
Já vendeu? Quer fazer rolo? Para mim não importa se é do José III ou do IV, da Amália ou dos gêmeos, ou do Paco Xuxú da Plaza Mayor. Importa sim se é um bom violão e tenha o som Ramirez, pois desde que o José III assumiu em meados da década de 50, pouco foi alterado na construção e resultado sonoro que fez o nome da Casa Ramirez.
Mário Sérgio
Me parece que o velho Dornelas utilizou em seus violões esse tipo de laminação. Me lembro de ter tocado em um (como me arrependo de não tê-lo comprado) que o meu professor me disse que as laterais eram duplas (só as laterais). Ah! era um violão com a estrutura Ramirez.
André - ANP
Para deixar bem claro, quem vendeu o violão para o Reinaldo fui eu.
Reinaldo_Ramalho
Difícil encontrar melhor referência. O fato do instrumento ter constituído parte do acervo do André dispensa
comentários.
Abs,
Reinaldo Ramalho
wolf schmidt
eu tenho feito alguns violõe com essa faixa dupla, e digo que é excelente!
Mário Sérgio
A informação que o Dornelas utilizou esste tipo de construção procede?
Roberto Gomes
Sim, procede. Vale lembrar que na década de 60 e até meados, finais de 70, Ramirez era O violão. Tive um "Ramirez" feito pelo Silvestre de 1966 em abeto/ baiano que era igualzinho ao Ramirez, até a roseta.

Acho que com a exceção do Sérgio, a maioria dos luthiers brasileiros passaram em algum momento pelo projeto do Ramirez. Eu até hoje gosto muito do Ramirez, tanto que meu modelo "a la Fleta" tem uma pitada desse grande luthier madrilenho. O melhor Ramirez que toquei era o do Edmar Fenício.
Reinaldo_Ramalho
Venda finalizada! Agradeço as MPs e mails recebidos.
Abs a todos,
Reinaldo Ramalho
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.