Ir para conteúdo

Malhar Ou Não Malhar, Eis A Questão.

99 respostas neste tópico

#1 Lula Perez

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 491 posts
  • Interests:A lista não caberia aqui...
  • Violões:YAMAHA GC-30 A, 1975 // YAMAHA C70, 2008.

Postado 21 novembro 2011 - 23:29

Amigos, gostaria de colocar aqui uma questão com a qual sempre conviví, vendo-a surgir, em muitos casos, como gerador de conflito, não só para o violonista como para o músico em geral: como manter-se saudável e ao menos razoavelmente bem preparado fisicamente, exercitando o corpo com regularidade, sem prejudicar o estudo e o desempenho como instrumentista? Por exemplo: uma vez perguntou-me uma aluna se continuar jogando frescobol poderia prejudicar seu desenvolvimento no violão. Outro: praticar natação pode deixar as unhas um pouco frágeis durante algum tempo depois dos treinos - sempre procurei tomar banho apenas após o estudo diário, senão as unhas iam para o beleléu rapidinho. Quem pratica judô corre o risco de estar sempre de unhas quebradas em consequência das fortes pegadas no quimono do oponente. Jiu-jitsu, idem. Caratê, capoeira e outras artes marciais, segundo já ouvi dizer, tendem a embrutecer as mãos reduzindo a sensibilidade, a agilidade e a precisão dos movimentos dos dedos - isso sem falar no risco de acidentes envolvendo mãos e braços. Volei é um quebra-dedos danado (eu mesmo já entortei o polegar algumas vezes jogando) e para as unhas, um verdadeiro desastre, assim como basquete, handebol e qualquer outro esporte de bola com as mãos.

Por outro lado, tenho visto alguns violonistas cuja barriga começa a trilhar um caminho segoviano, o que não é nada bom, tanto do ponto de vista da saúde como do estético. Tem também os problemas circulatórios, causado pelo tempo que passamos sentados estudando e dando aulas, e, coroando problemas de saúde típicos de músicos, as temidas tendinites.

Vendo do ponto de visa positivo, lembro-me que cerat vez um violonista me disse que sua recentemente iniciada prática de alpinismo fortaleceu-lhe os dedos, beneficiando, principalmente, sua mão esquerda. Disse-me também que alpinismo exercita a concentração, o que é benéfico não só para o estudo como para as apresentações em público. Outro, que eu encontrava amiúde saindo de uma piscina perto de onde moro, toca muitíssimo bem e nadar nunca prejudicou sem desempenho. Fora os que jogam futebol toda semana, mas isto não conta muito porque não evolve as mãos diretamente, a não ser que jogue-se como goleiro.

Convido todos a compartilharem experiências, exprimirem opiniões e darem dicas a respeito.

Editado por Lula Perez, 21 novembro 2011 - 23:39.

#2 André - ANP

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 2005 posts

Postado 22 novembro 2011 - 08:39

Faço musculação com boa frequência e, agora, comecei a treinar corrida.
Os exercícios sempre me ajudaram. Minhas costas não doem e sinto minhas mãos com boa resistência, assim como o resto do corpo.
Eu gosto, mas acho complicado recomendar. Pode ser que em uma outra pessoa não ajude ou, até mesmo, atrapalhe.

#3 Ivan Reis

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 593 posts
  • Violões:Samuel Carvalho 2007 SP/BR

Postado 22 novembro 2011 - 09:07

Na minha opinião exercício é fundamental principalmente para fortalecer a musculatura das costas e abdomem.

Eu, que tenho duas hérnias de disco na lombar, não conseguia estudar por quase tempo nenhum que a coluna começava a doer.

Depois que comecei a correr tudo mudou.

Ainda tenho algumas crises vez em quando, mas incomoda muito, muito menos.
[ ]'

Ivan Reis

#4 Ricardo Farão

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 26 posts

Postado 22 novembro 2011 - 10:06

Ioga e natação são boas atividades para músicos. Dentre outros aspectos, trabalham respiração e relaxamento.

#5 Lula Perez

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 491 posts

Postado 22 novembro 2011 - 11:02

Ah, sim! Yoga é excelente! Também eu já pratiquei um pouco e gostei muito, faltou foi tempo para continuar porque a academia ficava longe de onde moro. Natação, que eu saiba, além de ser o esporte de baixo impacto muscular e esquelético, que trabalha a músculatura harmônicamente, contribui enormemente para a oxigenação do cérebro, fundamental, principalmente, nas apresentações em público.

Deixe-me perguntar-lhe algo: quanto tempo você precisa, após os treinos, para que as unhas sequem o suficiente para não gastarem demais?

Editado por Lula Perez, 22 novembro 2011 - 11:09.

#6 André - ANP

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 2005 posts

Postado 22 novembro 2011 - 11:06

Esportes com bola são perigosos no sentido de se contundir.
Jogar volei é muito perigoso. Lutas, so se for sem unhas. Acredito nas modalidades voltadas para o condicionamento físico, diretamente.
No meu caso, fortalecer o ante-braço tem ajudado bastante até pra ganhar velocidade, que é onde apresento enorme dificuldade. Lógico que não vou me exercitar com 30 Kg em cada braço, nem farei movimentos agressivos para os pulsos, etc....

#7 Lula Perez

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 491 posts

Postado 22 novembro 2011 - 11:25

Visualizar PostAndré - ANP, em 22 novembro 2011 - 11:06, disse:

(...) No meu caso, fortalecer o ante-braço tem ajudado bastante até pra ganhar velocidade, que é onde apresento enorme dificuldade. Lógico que não vou me exercitar com 30 Kg em cada braço, nem farei movimentos agressivos para os pulsos, etc....

Ih, rapaz! Agora você tocou num ponto crítico! Esse negócio de velocidade para mim também é fogo! Por esta razão sempre procuro um repertório em que velocidade não seja fundamental. Mas às vezes não tem jeito, é indispensável dinamizar os programas com algo mais animado. Aí começa a tortura, peças rápidas, que levo um tempão para botar "embaixo dos dedos" vejo, morrendo de inveja, alguns colegas montarem e saírem tocando alegremente na metade do tempo que eu preciso, ou ainda em menos tempo - o Rondoleto do Mauro Giuliani, por exemplo. Obrigado pela dica! Vou começar a trabalhar mais o antebraço lá na academia onde faço musculação. Não gosto muito de musculação, mas é a única atividade física que conheço que não exije horário marcado, além de haver uma academia pertinho aqui de casa, e isto para mim é fundamental.

Editado por Lula Perez, 22 novembro 2011 - 11:32.

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15494 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 22 novembro 2011 - 13:41

O Barbieri e a Maria Haro são nadadores sérios, nenhum problema com as unhas.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#9 Márcio Pivotto Barbieri

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 75 posts
  • Violões:Irmãos Carvalho - 2010 - SP

Postado 22 novembro 2011 - 18:06

Eu jogo futebol no gol todo domingo. No começo, meus dedos doiam, principalmente o polegar e o indicador, então, dei uma improvisada. Há luvas que vem com protetores de dedos, mas são muito caras. Por isso, fiz meus próprios protetores com garrafa pet. Corteis as garrafas na medida dos dedos polegares, indicadores e médios, e encapei com a fita que uso para proteger os dedos, aquelas brancas que são vendidas nas farmárcias. Criei minhas talas. Então, passo a fita nos dedos e para reforçar ainda prendo essas talas de garrafas pets com a tal fita branca. Tudo certo, depois que comecei a usar essa proteção extra, nunca mais meus dedos doeram. Também faço natação, nenhum problema com as unhas, e corro umas três vezes por semana, o que é excelente pras costas.

#10 Paulolima

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 13 posts

Postado 22 novembro 2011 - 20:23

Olá a todos!

pratico musculação, e quando frequento mais que 3 vezes por semana, a impressão que me dá quando pratico mais que três vezes por semana, meus dedos ficam mais "duros" em decorrência da força que é necessária nos exercicios.

Abraço.