Amigos, gostaria de colocar aqui uma questão com a qual sempre conviví, vendo-a surgir, em muitos casos, como gerador de conflito, não só para o violonista como para o músico em geral: como manter-se saudável e ao menos razoavelmente bem preparado fisicamente, exercitando o corpo com regularidade, sem prejudicar o estudo e o desempenho como instrumentista? Por exemplo: uma vez perguntou-me uma aluna se continuar jogando frescobol poderia prejudicar seu desenvolvimento no violão. Outro: praticar natação pode deixar as unhas um pouco frágeis durante algum tempo depois dos treinos - sempre procurei tomar banho apenas após o estudo diário, senão as unhas iam para o beleléu rapidinho. Quem pratica judô corre o risco de estar sempre de unhas quebradas em consequência das fortes pegadas no quimono do oponente. Jiu-jitsu, idem. Caratê, capoeira e outras artes marciais, segundo já ouvi dizer, tendem a embrutecer as mãos reduzindo a sensibilidade, a agilidade e a precisão dos movimentos dos dedos - isso sem falar no risco de acidentes envolvendo mãos e braços. Volei é um quebra-dedos danado (eu mesmo já entortei o polegar algumas vezes jogando) e para as unhas, um verdadeiro desastre, assim como basquete, handebol e qualquer outro esporte de bola com as mãos.
Por outro lado, tenho visto alguns violonistas cuja barriga começa a trilhar um caminho segoviano, o que não é nada bom, tanto do ponto de vista da saúde como do estético. Tem também os problemas circulatórios, causado pelo tempo que passamos sentados estudando e dando aulas, e, coroando problemas de saúde típicos de músicos, as temidas tendinites.
Vendo do ponto de visa positivo, lembro-me que cerat vez um violonista me disse que sua recentemente iniciada prática de alpinismo fortaleceu-lhe os dedos, beneficiando, principalmente, sua mão esquerda. Disse-me também que alpinismo exercita a concentração, o que é benéfico não só para o estudo como para as apresentações em público. Outro, que eu encontrava amiúde saindo de uma piscina perto de onde moro, toca muitíssimo bem e nadar nunca prejudicou sem desempenho. Fora os que jogam futebol toda semana, mas isto não conta muito porque não evolve as mãos diretamente, a não ser que jogue-se como goleiro.
Convido todos a compartilharem experiências, exprimirem opiniões e darem dicas a respeito.
Editado por Lula Perez, 21 novembro 2011 - 23:39.