Ir para conteúdo

Malhar Ou Não Malhar, Eis A Questão.

• Responder
99 respostas neste tópico

#91 Lula Perez

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 491 posts
  • Interests:A lista não caberia aqui...
  • Violões:YAMAHA GC-30 A, 1975 // YAMAHA C70, 2008.

Postado 14 fevereiro 2012 - 17:20

Tenho a impressão de que ainda está dando porque, embora o termo "violão" esteja aparecendo pouco, a relação do que está sendo trazido e discutido com os problemas que certas atividades esportivas podem causar ao violonista, assim como com os benefícios, me parece implícita. Alguns exemplos recentes de interessantes posts que apresentam essas questões são o impacto recebido pelos punhos no boxe, se o tênis, importante para o desenvolvimento aeróbico, não poderia ser prejudicial praticado por tempo excessivo, o quanto puxar peso pode prejudicar, embora o reforço das musculaturas corporais seja sempre desejável, etc. Acho que este assunto - em termos violonísticos, claro, que é o que nos interessa - sempre dará margem a discussões e, principalmente, fornecimento de informações muito úteis, embora não seja tão emplgante, apaixonante e controvertido quanto outros que vemos no fórum. Vejo-o como algo homeopático, ministrado em pequenas doses mas que sempre terá seu lugar - tanto que até hoje posta-se aqui. Tem as brincadeiras, claro, mas acho que são até bem poucas se compararmos a quantidade que encontramos aqui com a existente em outros tópicos muito intensamente frequentados.

Bem, tenho aprendido bastante com este tópico porque trata de um assunto com o qual convivo diariamente. Tenho pensado muito sobre o que leio aqui, até porque acho que o assunto "saúde" é da maior importância, já que relaciona-se a praticamente tudo na vida. Por tudo isso creio que seria uma pena perdermos a oportunidade de continuar trocando essas idéias.

Editado por Lula Perez, 14 fevereiro 2012 - 17:25.

#92 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15494 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 14 fevereiro 2012 - 17:37

Basta manter o tema restrito ao violão.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#93 Marcos Lopes

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 29 posts
  • Violões:José Chagas, 2007

Postado 15 fevereiro 2012 - 09:45

Mantendo o tema restrito ao violão - ou ao que afeta o tocar do violão - posso dar meu depoimento: desde 2008 faço musculação, sem nenhum problema na flexibilidade dos dedos, por exemplo. Na verdade, a força deve ser feita na palma da mão, não nos dedos. Fazer sempre seguindo orientação de um (bom) profissional. Na verdade, além de não trazer problemas ao tocar, favorece os músculos das costas e os ombros, duas regiões importantíssimas para o estudo do violão. Desde que iniciei a musculação não tive mais dores nas costas ou ombros. Recomendo musculação a todos, juntamente com exercícios aeróbicos, para aumento da disposição e resistência.
Sds!
Marcos Lopes
mdutra.lopes@gmail.com

#94 André - ANP

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 2005 posts

Postado 15 fevereiro 2012 - 10:17

Eu faço o mesmo Marcos. Acrescentaria que o fortalecimento dos ante-braços também tem me ajudado muito. Principalmente na pegada de mão direita e na resistência da mão esquerda. Vale ressaltar que toco na posição de um destro.
Agora, tenho feito exercícios de independência dos dedos que são ESPETACULARES! Tem me dado mais desenvoltura dos dedos, aqueço as mãos muito mais rapidamente e estou com uma maior elasticidade. Tenho uma consulta marcada com um neurologista, nessa semana, justamente para perguntar sobre esses exercícios. Se não tiver contra indicação, posto aqui um pouco mais a respeito.

#95 Prox

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 815 posts

Postado 15 fevereiro 2012 - 10:52

Também acho o tópico importante. vou procurar me ater aos benefícios violonísticos do tema...

Malhar em geral me ajuda muito. Até mesmo a concentração na leitura fica melhor. Atualmente não tenho feito musculação, mas costumo correr de 6 a 15km, 2 ou 3 vezes por semana e faço alguns exercícios estilo yoga/pilates/taichi (um pouco de cada...).

Influenciado pelo Everton, tenho buscado muitos exercícios para melhorar a percepção sinestésica e, consequentemente, melhorar a postura em geral. Isso serve para o violão e para a vida em geral. Gostaria de fazer aulas de Alexander, mas no momento meu trabalho está corrido e viajo muito, por isso não tenho conseguido agendar nada...

Recentemente descobri um livro com ótimos exercícios que recomendo a todos. Chama-se "Manual da Autocura", do Meir Schneider. O nome é meio marqueteiro, como tudo que vem do norte da américa, mas o livro é muito bom, muito sensato, prático e objetivo. São 2 volumes e o segundo volume possui um capítulo especial para músicos, com vários exercícios ótimos.

um dos exercícios recomendados que tenho usado como aquecimento antes de tocar, com excelentes resultados, é a automassagem. A massagem melhora a percepção, relaxa e ativa a circulação. É o melhor método para aquecimento que já utilizei. toda vez antes de tocar faço uns 15 min de massagem nas mãos, braços e nas costas, e alguns exercícios para acertar a coluna e aprofundar a respiração (ao estilo do Yoga, retirados do livro do citado). Sinto que ajuda muito ao tocar.

Há vários outros exercícios para melhorar a percepção dos movimentos que ajudaram a me destravar e melhorei sensivelmente a técnica no violão, como exercícios de movimentação passiva, exercícios de coordenação e relaxamento progressivo, além da automassagem.

O primeiro volume se divide em capítulos básicos com exercícios para: respiração, circulação, articulações, coluna, coordenação motora, visão etc.
O segundo volume possui exercícios mais específicos, e contém o capítulo para músicos (ele cita vários exercícios do primeiro volume, precisa ter os dois...).

O ideal, obviamente, é ter ajuda de algum profissional de educação física ou fisioterapeuta para orientar nos exercícios.

abraço a todos.

#96 Lula Perez

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 491 posts

Postado 15 fevereiro 2012 - 15:05

Visualizar PostProx, em 15 fevereiro 2012 - 10:52, disse:

Também acho o tópico importante. vou procurar me ater aos benefícios violonísticos do tema...

Recentemente descobri um livro com ótimos exercícios que recomendo a todos. Chama-se "Manual da Autocura", do Meir Schneider. O nome é meio marqueteiro, como tudo que vem do norte da américa, mas o livro é muito bom, muito sensato, prático e objetivo. São 2 volumes e o segundo volume possui um capítulo especial para músicos, com vários exercícios ótimos.

Muito bom isso, hein? Vou ver se encontro. Valeu a dica!

#97 Marcos César

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 376 posts

Postado 21 fevereiro 2012 - 11:15

tirando os esportes de luta, por causa das unhas, tudo vale, eu malhei durante anos.
www.youtube.com/marcoscesar549

#98 Lula Perez

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 491 posts

Postado 21 fevereiro 2012 - 16:50

Porque parou? Parou porquê? Tá querendo ficar barrigudo para tocar que nem o Segóvia, é? rsrsrsrs...

#99 augusto yamaguti

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1115 posts
  • Violões:Francisco de Assis CD-IN

Postado Ontem, 17:54

A senescência é natural para quem está vivo e à partir dos 40, só decadência (rs). Praticar exercicios físicos regulares e ponderar no que consome é a ordem. Muita gente quando chega num estágio em que tem tempo, experiência e grana para curtir a vida, não o faz porque perdeu o principal pelo caminho, a saúde. Estranho que muito violonista morre por problemas cardiovasculares..

#100 Lula Perez

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 491 posts

Postado Ontem, 19:32

Olha, Augusto, agora você tocou num ponto da maior importância que, embora não esteja diretamete relacionando com o assunto do tópico, não se pode deixar de levar em consideração: alimentação. Quanto menos gordurosa, melhor. E acrescento: variedade, gente, variedade! Frutas, legumes, cereais (de preferência integrais), frango, peixe, enfim, há muito mais o que comer além de apenas carne bovina e massas - que também é muito bom, claro. Os problemas cardiovasculares vêm justamente dessa perigosíssima combinacão, infelizmente cada vez mais tão comum: sedentarismo e alimentação inadequada. Eu não sabia que havia tanto violonista assim morrento por problemas cardiovasculares, mas, se realmente há, que nos sirva como alerta.