Tenho a impressão de que ainda está dando porque, embora o termo "violão" esteja aparecendo pouco, a relação do que está sendo trazido e discutido com os problemas que certas atividades esportivas podem causar ao violonista, assim como com os benefícios, me parece implícita. Alguns exemplos recentes de interessantes
posts que apresentam essas questões são o impacto recebido pelos punhos no boxe, se o tênis, importante para o desenvolvimento aeróbico, não poderia ser prejudicial praticado por tempo excessivo, o quanto puxar peso pode prejudicar, embora o reforço das musculaturas corporais seja sempre desejável, etc. Acho que este assunto - em termos violonísticos, claro, que é o que nos interessa - sempre dará margem a discussões e, principalmente, fornecimento de informações muito úteis, embora não seja tão emplgante, apaixonante e controvertido quanto outros que vemos no fórum. Vejo-o como algo homeopático, ministrado em pequenas doses mas que sempre terá seu lugar - tanto que até hoje posta-se aqui. Tem as brincadeiras, claro, mas acho que são até bem poucas se compararmos a quantidade que encontramos aqui com a existente em outros tópicos muito intensamente frequentados.
Bem, tenho aprendido bastante com este tópico porque trata de um assunto com o qual convivo diariamente. Tenho pensado muito sobre o que leio aqui, até porque acho que o assunto "saúde" é da maior importância, já que relaciona-se a praticamente tudo na vida. Por tudo isso creio que seria uma pena perdermos a oportunidade de continuar trocando essas idéias.
Editado por Lula Perez, 14 fevereiro 2012 - 17:25.