Ir para conteúdo

Aula de música para crianças

9 respostas neste tópico

#1 Renato Cesar

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1307 posts
  • Interests:Todos assuntos sobre Violão Erudito.
  • Violões:Marcos Jackel 2006 SP/BR

Postado 26 janeiro 2007 - 14:32

Ontem eu tive uma experiência nova: dei uma "aula" de música para uma menina de 7 anos.
Eu estava estudando e essa menina, que é sobrinha do meu genro, entrou e começou a perguntar, com curiosidade peculiar de uma criança:
- Como você consegue tocar olhando para essas bolinhas pretas? - perguntou a menina.
- Essas bolinhas pretas representam cada nota que eu devo tocar. Cada uma delas tem um nome: essa é um dó, essa é um mi....e chamamos tudo isso aqui de partitura.
- E esses números aqui?
- Eles indicam cada um dos dedos da mão esquerda, veja indicador é o nº1....
- Que legal, e os da outra mão?
- São indicados pelas letras: p de polegar,....
- Puxa que legal!!
E saiu com o brilho nos olhos de quem aprendeu algo novo e de quem gostou.
Esse pequeno diálogo com uma criança tão pequena e cheia de curiosidade, me despertou uma vontade de futuramente, (daqui uns 4 ou 5 anos, depois que eu aprender o necessário), ensinar gratuitamente as crianças.
Pensei em começar em alguma igreja, ou mesmo num desses projetos "Amigos da Escola".
Alguém tem alguma experiência com crianças?

Pra fechar, a minha "aluna" na hora do lanche falou para minha filha e minha esposa:
- Vamos decorar as unhas do tio Renato?
- Decorar, com o que?
- Há, pode ser uma borboleta em cada uma. :parabens:
Foi divertido. :D :worshippy:
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar

#2 Eugenio

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3304 posts
  • Violões:Tessarin 7 2005, Jorge Raphael 2007, Tessarin 2008

Postado 26 janeiro 2007 - 15:11

Renato, muito legal essa experiência. Ensinar pra crianças é muito gratificante, elas são curiosas e aprendem rápido. A parte mais difícil é contato físico com o instrumento, por causa dos dedinhos que precisam ser calejados e acabam doendo. Eu já ensinei algumas coisas pro meu filho, na época ele pegou o cavaquinho e adorou!
Violão Popular Brasileiro: http://brazilianguitar.net

Imagem Postada

#3 Renato Cesar

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1307 posts

Postado 26 janeiro 2007 - 15:21

Já pensei nessa parte física e sei que é um pouco complicado, mas até lá vou encontrar algum violão pequeno, ou mesmo mandar fazer um, com madeiras mais baratas e cordas bem macias, etc.
Vou até conversar com o Marcos, Luthier, para ter uma idéia.
Legal ensinar para o próprio filho.
No meu caso só se for para os netos que virão.
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar

#4 Rogério Jorge

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 273 posts
  • Violões:Alhambra 4P
    Antonio Aparicio AA10
    Lidl's concert guitar

Postado 26 janeiro 2007 - 17:40

É curioso, porque eu vou dar aulas na igreja para crianças e adultos. Alguns adultos já sabem acordes, mas desconhecem a essência da guitarra. Estou precisando de umas dicas também. É que não é só guitarra, é também teoria musical.
Dos professores daqui, qual é o vosso método de ensino? Por onde começam?

Abraços,

Rogério Jorge
A música é a arte de transmitir os nossos sentimentos através de algo maravilhoso.

#5 Augusto

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 753 posts
  • Violões:Ricardo Dias, 2007 - Jacarandá-Indiano e Pinho

Postado 09 junho 2007 - 11:43

Muito legal sua história Renato! Só fui ler agora...

Pode não parecer, mas esse tipo de atenção que vc soube ter é de brutal diferença no crescimento de uma criança. Estimular sempre! Parabéns!!!

#6 Lincoln

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 46 posts

Postado 09 junho 2007 - 14:57

Poxa Renato, valeu pela experiência e que bom que vc gostou, isso tb influencia muito na hora de decidir fazer um trabalho.
Bem, aconselho vc ler sobre educação musical, pegar artigos, ler relatos de experiência e outros assuntos relacionados, dá um embasamento muito legal pra vc realizar um trabalho educativo com crianças, esse assunto nos dá um leque de possibilidades e existem pessoas que já tiveram excelentes resultados. As vezes a saída nem sempre é um "método", mas sensibilidade e o saber despertar na criança o gosto pela música e pelo fazer musical. Nesse momento muita coisa influi; o ambiente de aprendizado, o repertório, a maneira de trabalhar a música, enfim....Tem muita coisa, muitas possibilidades.
Aconselho vc ler Cristina Tourinho, Alda Oliveira, Ester Byer, Magareth Arroyo... Elas tem artigos interessantes e que vale a pena conhecer. São alguns nomes mas existem outros, se vc for gostando vai chegando a outras referências naturalmente, o tempo e a experiência vão fazendo vc ficar cada vez melhor no que vc faz. Esse é um tipo de trabalho que vale muito pena,principalmente se realmente te agrada e vc se identifica.

#7 Juliano Silveira

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 48 posts
  • Violões:Rogério dos Santos - RJ 2006
    Samuel Carvalho DT Cedro - Master

Postado 09 junho 2007 - 18:36

Po legal, eu dou aula em um projeto aqui em Curitiba, chamado Comunidade Escola, e na maioria dos casos, tenho alunos crianças e jovens. As crianças qdo são curiosas e tem vontade de aprender, são ótimas para ensinar pois aprendem mais rápido, é como se elas tivessem menas poluiçao sonora acumulada, mais ou menos isso hehehehe, lógico q não é sempre uma maravilha, pois muitas vzes elas tem instrumentos inadequados, (cordas tamanho do violão etc), por serem de comnudades mais pobres. e algumas sentem muitas dificuldades para alcançarem notas. Eu percebi q nestes casos deve-se ter um trabalho de musicalização ( Teoria, ritmo, etc) unidas a tecnica do violão. Mais tbém o q vale é a concientização, despertando a curiosidade de algo que talvez elas nunca teriam acesso. E além de td formar ouvintes de boa música.

#8 Renato Cesar

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1307 posts

Postado 10 junho 2007 - 10:42

Caros amigos obrigado pelas palavras de apoio.
Esse é um projeto que estou idealizando, para um futuro próximo, porque preciso estar bem preparado para isso. A responsabilidade é muito grande e para ensinar tem que saber o que faz e como passar isso para as crianças. Não quero começar e parar por falta de preparo pessoal, por isso vou esperar o momento certo.
Pretendo levar adiante, mas com muita preparação, lendo muito, sobre educação musical que o Lincon citou, e também fazer um curso, mesmo que seja básico sobre o ato de ensinar.
Já falei com algumas pessoas de igrejas e existe espaço, mas tenho que apresentar um projeto sólido e convincente. No momento é melhor eu me preparar muito.
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar

#9 Fabio Monteiro

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 32 posts

Postado 10 junho 2007 - 19:47

Eu uso um livro chamdo "o equilibrista das seis cordas" , da Silvia Mariani

Fabio

#10 Juliano Silveira

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 48 posts
  • Violões:Rogério dos Santos - RJ 2006
    Samuel Carvalho DT Cedro - Master

Postado 23 junho 2007 - 23:37

Eu uso um método do professor Orlando Fraga (EMBAP), muito bom...