putz, usei uma palavra bonita no topo... se bem que vilania eh um negocio tao feio...
eu ate mencionei esse assunto em outro topico, mas como a galera geralmente acha que eu sou imbecil, ninguem deu importancia.
hoje fui com meu filhote assistir o tal do superman e vi mais uma vez aquele lance que eu falei, de musica classica ser associada com coisa ruim. o vilao do filme, lex luthor, eh apreciador de musica classica, deu pra ouvir as 4 estacoes de vivaldi e a opera carmen de bizet no filme...
putz, isso eh uma sacanagem com a musica classica, fica sendo associada a gente aberrante, anormal e doida. alguem arrisca alguma explicacao pra esse fenomeno?
musica classica e vilania
Criado por Bocudo, 14 Jul 2006 18:42
64 respostas neste tópico
Postado 14 julho 2006 - 18:42
cortaram minha assinatura porque eu amo a aninha... coitado do Bocudo...
Postado 14 julho 2006 - 19:02
Por la baja cultura musical de la mayoría de los guionistas de cine, supongo.
Es un fenómeno que ya había notado.
Juan Carlos
Es un fenómeno que ya había notado.
Juan Carlos
Postado 14 julho 2006 - 19:18
Nunca percebi, não, mas pensando bem, tem razão, fica meio parecendo coisa de psicopata. E se é o mocinho, ele é gay - ou o pai pensa que ele é.
Postado 14 julho 2006 - 19:43
Um paralelo meio forçado, mas talvez pior que isso seja a mania de se ligar Wagner ao nazismo. Tudo bem que ele era anti-semitista, mas quem na Europa naquela época não era?
Dizem que uma vez Leonard Bernstein, que era judeu, após reger Wagner foi perguntado se ele não odiava o compositor, ao que ele teria respondido: "Odeio sim, mas de joelhos".
[]s
Dizem que uma vez Leonard Bernstein, que era judeu, após reger Wagner foi perguntado se ele não odiava o compositor, ao que ele teria respondido: "Odeio sim, mas de joelhos".
[]s
Postado 14 julho 2006 - 19:55
O vilão do Silêncio dos Inocentes era tb gnde apreciador de música clássica
, tanto q em um dos filmes da trilogia ele logo no início mata um flautista q toca qualquer coisa desafinado na orquestra...
Ele era uma pessoa de gostos extremamente refinados...
Ele era uma pessoa de gostos extremamente refinados...
Postado 14 julho 2006 - 20:01
Hannibal Lecter
aqui vai uma frase dele:
" Vivemos num tempo primitivo Will, nem selvagem, nem sábio..."
Acho que vou colocar na minha assinatura
aqui vai uma frase dele:
" Vivemos num tempo primitivo Will, nem selvagem, nem sábio..."
Acho que vou colocar na minha assinatura
Quem quiser entrar em contato, por favor use o email "felipe ponto luthier arroba gmail ponto com"
Postado 14 julho 2006 - 20:16
Isso acontece em vários filmes. Eu diria que é simplesmente para expor a racionalidade do vilão, mostrar que ele tem total controle de sua mente, e que escolhe o caminho do mal por vontade própria, o que o torna mais perverso do que um louco que mata sem saber o que está fazendo.
Postado 14 julho 2006 - 20:52
Pode ser...
Mas que cria uma aura de frieza e até psicopatia da qual a música não precisa nem um pouco, isso cria.
Mas que cria uma aura de frieza e até psicopatia da qual a música não precisa nem um pouco, isso cria.
Quem quiser entrar em contato, por favor use o email "felipe ponto luthier arroba gmail ponto com"
Postado 14 julho 2006 - 21:09
Pois isso poderia ser uma ésquisa séria e renderia centenas de paginas.
Deve ter razões históricas e tudo mais.
Eu chutaria que tem a ver com a própria imagem de louco que os proprios artistas venderam em certa época. Na musica isso começou uma linha em Beethoven e foi pelos romanticos.
Um pouco dificil conseguir dizer algo decisivo a respeito. São tantos fatores...
Abraços.
Deve ter razões históricas e tudo mais.
Eu chutaria que tem a ver com a própria imagem de louco que os proprios artistas venderam em certa época. Na musica isso começou uma linha em Beethoven e foi pelos romanticos.
Um pouco dificil conseguir dizer algo decisivo a respeito. São tantos fatores...
Abraços.
Postado 15 julho 2006 - 00:03
Pelo menos temos a garantia de que quando entrarmos para ver um filme hollywoodiano, com mocinhos e vilões malvados, ouviremos trechos de música boa sempre que o vilão aparecer, o resto é hip hop ou rock.
Os diretores bons(artistas) em geral não fazem esse tipo de associação... Qualquer filme do Godard é regado à baldes deBeethoven(mesmo que sem vilões), tem um filme que a primeira cena é um quarteto de cordas tocando Beethoven(Prenom Carmen, se eu não me engano), ele fez até um filme em homenagem à Mozart(For ever Mozart). Fellini então, botou dois tenores, duas sopranos, uns tres regentes, num navio em E La Nave Va, árias de óperas durante o filme todo, sem contar que ele foi amigo do compositor Nino Rota, que fez a trilha da maioria de seus filmes mais antigos. Nem todo filme é ruim, e nem toda trilha sonora também.
Os diretores bons(artistas) em geral não fazem esse tipo de associação... Qualquer filme do Godard é regado à baldes deBeethoven(mesmo que sem vilões), tem um filme que a primeira cena é um quarteto de cordas tocando Beethoven(Prenom Carmen, se eu não me engano), ele fez até um filme em homenagem à Mozart(For ever Mozart). Fellini então, botou dois tenores, duas sopranos, uns tres regentes, num navio em E La Nave Va, árias de óperas durante o filme todo, sem contar que ele foi amigo do compositor Nino Rota, que fez a trilha da maioria de seus filmes mais antigos. Nem todo filme é ruim, e nem toda trilha sonora também.
Labiuai Henning Coimbra