Ir para conteúdo

musica classica e vilania

64 respostas neste tópico

#1 Bocudo

Assiduidade 3

• Participante2
  • PipPipPip
  • 480 posts

Postado 14 julho 2006 - 18:42

putz, usei uma palavra bonita no topo... se bem que vilania eh um negocio tao feio...

eu ate mencionei esse assunto em outro topico, mas como a galera geralmente acha que eu sou imbecil, ninguem deu importancia.

hoje fui com meu filhote assistir o tal do superman e vi mais uma vez aquele lance que eu falei, de musica classica ser associada com coisa ruim. o vilao do filme, lex luthor, eh apreciador de musica classica, deu pra ouvir as 4 estacoes de vivaldi e a opera carmen de bizet no filme...

putz, isso eh uma sacanagem com a musica classica, fica sendo associada a gente aberrante, anormal e doida. alguem arrisca alguma explicacao pra esse fenomeno?
cortaram minha assinatura porque eu amo a aninha... coitado do Bocudo...

#2 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2349 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 14 julho 2006 - 19:02

Por la baja cultura musical de la mayoría de los guionistas de cine, supongo.

Es un fenómeno que ya había notado.

Juan Carlos

#3 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15296 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 14 julho 2006 - 19:18

Nunca percebi, não, mas pensando bem, tem razão, fica meio parecendo coisa de psicopata. E se é o mocinho, ele é gay - ou o pai pensa que ele é.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#4 Fernando

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 14 julho 2006 - 19:43

Um paralelo meio forçado, mas talvez pior que isso seja a mania de se ligar Wagner ao nazismo. Tudo bem que ele era anti-semitista, mas quem na Europa naquela época não era?
Dizem que uma vez Leonard Bernstein, que era judeu, após reger Wagner foi perguntado se ele não odiava o compositor, ao que ele teria respondido: "Odeio sim, mas de joelhos".

[]s

#5 Nino Coutinho

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 144 posts
  • Violões:Samuel Carvalho 1995

Postado 14 julho 2006 - 19:55

O vilão do Silêncio dos Inocentes era tb gnde apreciador de música clássica :music: , tanto q em um dos filmes da trilogia ele logo no início mata um flautista q toca qualquer coisa desafinado na orquestra... :thumbsup:

Ele era uma pessoa de gostos extremamente refinados... :thumbsup:

#6 Philos

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1544 posts
  • Interests:Música, luteria

Postado 14 julho 2006 - 20:01

Hannibal Lecter :thumbsup:

aqui vai uma frase dele:

" Vivemos num tempo primitivo Will, nem selvagem, nem sábio..."

Acho que vou colocar na minha assinatura :music:
Quem quiser entrar em contato, por favor use o email "felipe ponto luthier arroba gmail ponto com"

#7 Marcos Clint

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 154 posts

Postado 14 julho 2006 - 20:16

Isso acontece em vários filmes. Eu diria que é simplesmente para expor a racionalidade do vilão, mostrar que ele tem total controle de sua mente, e que escolhe o caminho do mal por vontade própria, o que o torna mais perverso do que um louco que mata sem saber o que está fazendo.

#8 Philos

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1544 posts
  • Interests:Música, luteria

Postado 14 julho 2006 - 20:52

Pode ser...

Mas que cria uma aura de frieza e até psicopatia da qual a música não precisa nem um pouco, isso cria.
Quem quiser entrar em contato, por favor use o email "felipe ponto luthier arroba gmail ponto com"

#9 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 14 julho 2006 - 21:09

Pois isso poderia ser uma ésquisa séria e renderia centenas de paginas.

Deve ter razões históricas e tudo mais.

Eu chutaria que tem a ver com a própria imagem de louco que os proprios artistas venderam em certa época. Na musica isso começou uma linha em Beethoven e foi pelos romanticos.

Um pouco dificil conseguir dizer algo decisivo a respeito. São tantos fatores...

Abraços.

#10 Labiuai

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 109 posts

Postado 15 julho 2006 - 00:03

Pelo menos temos a garantia de que quando entrarmos para ver um filme hollywoodiano, com mocinhos e vilões malvados, ouviremos trechos de música boa sempre que o vilão aparecer, o resto é hip hop ou rock.

Os diretores bons(artistas) em geral não fazem esse tipo de associação... Qualquer filme do Godard é regado à baldes deBeethoven(mesmo que sem vilões), tem um filme que a primeira cena é um quarteto de cordas tocando Beethoven(Prenom Carmen, se eu não me engano), ele fez até um filme em homenagem à Mozart(For ever Mozart). Fellini então, botou dois tenores, duas sopranos, uns tres regentes, num navio em E La Nave Va, árias de óperas durante o filme todo, sem contar que ele foi amigo do compositor Nino Rota, que fez a trilha da maioria de seus filmes mais antigos. Nem todo filme é ruim, e nem toda trilha sonora também. :thumbsup:
Labiuai Henning Coimbra