Ir para conteúdo

Tem dia que tenho vontade de desistir do violão.

34 respostas neste tópico

#1 Santo Braga

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 115 posts

Postado 29 março 2007 - 23:01

Sei que esse forum não é divã de analista, mas resolvi colocar meu grande dilema em análise, ouvir opiniões e tentar chegar a alguma conclusão lógica. Seguinte: todo dia me sinto com vontade de pegar no violão, é quase como uma necessidade de respirar, já acordo pensando em pegar no violão, estudar, mas tem dia que quando volto do trabalho, naquela ânsia de estudar, não sai nada, por mais que eu tente, não sai nada. Se começo com arpejos, são erros e mais erros, básicos demais, parece que a cabeça não concentra no que estou fazendo, por mais que eu tente, fico ali na prática mas meu espírito está distante. Quando passo para as lições, a mesma coisa, e depois, quando vou praticar leitura, um horror. Depois, quando vou pro repertório, é até onde me saio melhor, pois tá tudo na memória, não precisa de tanta concentração pra coisa fluir. Mas o pior é que na maioria das vezes tudo flui muito bem, e num determinado dia há um retrocesso.

Pergunto: O que acontece ? Falta de concentração ? Problemas do dia-a-dia que interferem nos estudos, ou simplesmente preguiça de estudar ? Algum de vocês já sentiu isso, ou seja, vontade de largar o violão, passear na rua, tomar uma cerveja, ver besteira na televisão, ouvir forró, esquecer que Segóvia existiu e Villa-Lobos não passa de um sonho ? Olha, às vezes penso que devia ter me dedicado a alguma coisa mais radical, como paraquedismo, motocross, pesca submarina, por que fui gostar logo de violão ? Em resumo, tenho 47 anos de idade, mulher, filhos, obrigações no final do mês, trabalho numa área completamente diferente de violão e música, mas desde os 13 anos que toco violão, não sei se felizmente ou infelizmente. Quando o cara é profissional, se dedica só ao violão é tudo mais fácil, tem agenda pra cumprir, concertos, mas no meu caso, é aquela coisa de paixão inexplicável, não existe razão pra estudar violão, poderia largá-lo agora e o mundo não sentiria falta, mas no dia que não pego no violão fico mal humorado, vontade de matar todo mundo, o que diabos eu faço ? largo logo esse negócio de violão e invento outra coisa nos meus quase cinquenta anos de idade ou fico insistindo na minha desgraça ??? Uma coisa é certa, se eu largar mesmo o violão vou esconder todos os meus CDs de violão, nunca mais quero ouvir nenhum. Como voces viram não é uma crise de adolescência, deve ser uma crise dos cinquenta. :2guns: Mas falando sério, acho que tô fud.... :gargalhada: As vezes acho que minha vida é uma perda de tempo. Um vazio existencial, Sartreano.

Sucessos pra vocês.

Miserável Braga.
"You don`t have to be a genius to play the guitar but you need to have strong arms and perseverance" Andrés Segovia.

#2 Heder Dias

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 450 posts
  • Violões:Claudio Arone 2005 SP/BR

Postado 30 março 2007 - 00:07

É rapaz, a coisa tá feia. Eu acho o seguinte; já que vc nao tem obrigação nenhuma com musica ou violão, toque apenas quando estiver com vontade. Tocar deve lhe dar prazer, e nao ser uma coisa forçada. Se não tá saindo, larga o violão, vai dar uma volta, quando der vontade volta e tenta de novo com calma.
Bom, é oq eu penso, com certeza haverá opniões diferentes.

[ ]'s

#3 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 30 março 2007 - 00:19

Eu larguei entre 1997 e 2001. Vendi o violão, escondi as partituras no fundo do armário. Também dei de presente todos os discos e cds, com
exceção de um único LP: Toquinho Tocando. "Eis que chega a roda-viva e carrega a viola prá lá!"

Pois bem, em 2001, desenterrei o LP do Toquinho, pedi a um amigo que o convertesse e gravasse em CD.
Bastou ouvir o CD e começou tudo de novo.

Já comprei três violões desde então. Novos CDs, vídeos, acompanhei tudo que se passou no Forum, adquiri uma LER no meio do caminho e ainda não consigo tocar quase nada de uma maneira que me satisfaça. Mas, com cuidado e paciência, estou melhorando,...

Sinceramente, parar todos aqueles anos foi um atraso irrecuperável.

Por fim, diferentemente do Eugênio, eu quero tocar -- antes de partir -- Bach de uma maneira que faça juz a sua música, aos meus ouvidos e a minha alma.

E tudo, meu caro Fernando Pessoa, vale a pena se alma não é pequena!
dany.eudes

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 30 março 2007 - 00:25

Rapaz, isso é comum, relaxa. Se vc fosse profissional de violão, aí sim seria brabo!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 30 março 2007 - 00:31

Parar é pior. Você acaba inevitavelmente voltando e se arrependendo do tempo parado. Experiência dolorosamente própria.

A não ser que vc entre num grupo tipo viólatras anonimos, pra se livrar de vez do vicio :2guns:
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#6 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 30 março 2007 - 00:51

você ficaria supreso em saber que profissionais consagradíssimos, que você provavelmente admira, depois de um certo número de cervejas fazem o mesmo discurso. Nada como um dia após o outro.

#7 Marcos Vinícius

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 58 posts
  • Interests:Engenharia eletrônica (processamento de sinais)<br />Áudio<br />Violão

Postado 30 março 2007 - 01:06

Braga,

Também sofro problemas parecidos.
Acho que isso acontece com quem não é profissional e tem pouco tempo pra praticar.

Tem dias que começo a tocar as 9 ou 10h da noite é dá 3h da manhã e continuo tocando. Os dedos estão "quentes" e tudo está saindo bem. Tenho vontade de ficar tocando até o dia amanhecer....Obviamente não dá! Trabalho no dia seguinte..

Tem dias que toco, toco, toco e nada sai!

As vezes tenho a impressão que a música é um vício maldito do qual não consigo me livrar: toma um tempo danado e evoluo muito, muito lentamente....

Comecei a estudar cedo. Hoje tenho 43 anos e embora não esteja estudando firme me mantenho tocando.
Quando me lembro do tempo que estudava sério tenho a impressão que tocava muito bem (bem melhor que hoje).

Hoje questiono esta minha memória: Pensando friamente acho que minha técnica deve ter caído, no entanto acho que sou bem mais maduro e consciente da execução. Portanto, talvez eu toque melhor hoje do tocava quando tinha meus 15 anos.

Acho que quando estudo/pratico a minha crítica se desenvolve com muito maior rapidez que a capacidade técnica. Com isso parece que quanto mais estudo/pratico pior eu toco.

Abraços,

Marcos Vinícius

#8 edvalson

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 654 posts
  • Interests:musica, literatura, sociologia, antropologia, história
  • Violões: Lucio Jacob 2009 sequoia/jacarandá; Guitarra da renascença Lucio Jacob 2009 pinho/maple/cedro

Postado 30 março 2007 - 06:05

No violão como na vida, da qual, aliás, ele é parte (portanto sujeito às mesmas vicissitudes). Se todos fossemos regulares, se todos os dias fossem iguais, um recordista mundial de qualquer coisa aí repetiria a sua marca quando quisesse. A vida, meu caro, é como uma montanha russa - as subidas sucedem-se às descidas. Corolário: Se se está no topo, é moderar a celebração, porque depois do topo vem inevitavelmente uma descida braba. E quando se está lá em baixo, é poupar os cabelos, porque à frente haverá uma subida, e ainda que baixinha, uma subida assim mesmo.

Abraços.
Senescendo et addiscendo

#9 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 30 março 2007 - 09:34

A gente estuda para aplainar o relevo e tornar estas subidas e descidas mais parecidas com um planalto.

#10 Sebastião Duarte

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 38 posts

Postado 30 março 2007 - 10:05

Olá afortunado Braga.

No passado eu fiquei 10 anos sem tocar violão e me arrependo amargamente de ter parado, de ter perdido tanto tempo.

Talvez esteja te faltando uma motivação, como fazer parte de um duo, por exemplo. Mas não desista.

Sebastião Duarte