Ir para conteúdo

Mão direita

5 respostas neste tópico

#1 Rogério Jorge

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 273 posts
  • Violões:Alhambra 4P
    Antonio Aparicio AA10
    Lidl's concert guitar

Postado 03 abril 2007 - 17:47

Para me inspirar um pouco nos meus estudos, deicidi ir ao Youtube ver se havia alguém a tocar a suite do alexandre tansman e deparei-me com apenas uma pessoa, a tocá-la na íntegra.

Essa pessoa é Peter Jankovic. A mão direita dele...... parece o vento, sempre com o pulso a mexer, faz os acordes com o punho para fora.

uO que acham desta técnica? Pessoalmente, não sou muito apologista, uma vez ou outra, para realssar uma nota escondida do acorde.

Aqui está um dos vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=xTwKleckLWo...ted&search=
A música é a arte de transmitir os nossos sentimentos através de algo maravilhoso.

#2 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 03 abril 2007 - 18:06

Difícil dizer num vídeo, mas dá impressão de ter um som minúsculo. Os dedos estão "fora" das cordas, não têm "pegada" alguma. Dá a impressão que esses movimentos estranhos são desnecessários, porque são prolongamentos de um som que já aconteceu. Até gosto da idéia de tocar o polegar com o antebraço inteiro, mas ele toca pra fora, quando o polegar tem ir para baixo e para dentro do violão.
A interpretação só me parece uma sucessão de toquinhos, vibratinhos e apoiozinhos interessantes, sem nenhuma continuidade musical e sem nenhum fundamento mais sólido de ritmo ou fraseado. Mas poucas músicas já foram mais maltratadas que a Cavatina, não é exclusividade desse intérprete. Entretanto, ouvi o comecinho da Libra Sonatina com ele, e, infelizmente, é ainda mais capenga.
Aliás, estava a me perguntar de qual suite se tratava, porque Tansman tem três. Esta é a Cavatina.

#3 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2350 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 03 abril 2007 - 19:08

La forma de utilizar la mano derecha de este violonista se parece bastante a la de Ernesto Bitetti, que por otra parte tiene un sonido bastante débil en vivo.
Para mí resulta un misterio cómo consigue acertar en las cuerdas :(

Respecto a la interpretación, coincido con Zanon: falta ahí cohesión estructural. No es que esté mal tocado, pero suena un poco plano.

Juan

#4 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 03 abril 2007 - 19:20

Ele foi aluno do Ernesto e dá aulas na Universidade de Bloomington também. Curioso, isso, porque é um professor competente.

#5 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2350 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 03 abril 2007 - 19:29

Ya me parecía a mí.

#6 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 03 abril 2007 - 19:55

Dá a impressão de não encostar a polpa do dedo nas cordas. Arranhar as cordas. Até mesmo nos toques apoiados parece estar sendo só com a unha.

Alguns gestos, como afastar a mão da boca do violão após um ataque, podem ajudar a projeção sonora. Tocar um acorde e deixar a mão na região da boca, ou tocar e afastar a mão, como se "puxando o som", resultam em projeções diferentes.
No caso dele, acho exagerado, dispersivo...
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com