Ir para conteúdo

Sting ou McCartney: pra quem vcs torcem?

11 respostas neste tópico

#1 Japiassú

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 55 posts

Postado 03 abril 2007 - 22:03

O ex-Beatle Paul McCartney e o cantor inglês Sting foram indicados pelos seus últimos trabalhos de música clássica para concorrer ao prêmio Classical Brit Awards na categoria melhor álbum.

McCartney foi selecionado por "Ecce Cor Meum", álbum de música clássica gravado na Academy of St Martin in the Fields, na capital britânica. Sting recebeu a indicação por seu disco "Songs from the Labyrinth", que inclui composições de John Dowland, um músico especializado em melodias elizabetanas do século 15.

O Classical Brit Awards, organizado pelo Instituto Fonográfico britânico, começou a incluir músicos contemporâneos, que experimentam com a música clássica.

Em anos passados, Roger Waters, do Pink Floyd, e William Orbit, conhecido por ser o produtor do álbum "Ray of Light" de Madonna, já foram laureados com o prêmio.

James Inverne, editor da revista especializada "Gramophone", declarou que é muito positivo que se premie artistas "que experimentam com a música clássica, mesmo se vêm do mundo da música pop ou do rock. É genial que Sting e Paul McCartney tenham sido indicados, os dois fazem seus trabalhos com muita integridade e seriedade".

Os ganhadores do prêmio serão anunciados no próximo dia três de maio em uma cerimônia no Royal Albert Hall de Londres. :(

http://musica.uol.co...ult89u7558.jhtm

#2 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2350 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 03 abril 2007 - 22:20

Dowland... século XV?????

Mc'Cartney, compositor clásico?????

Juan

#3 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 03 abril 2007 - 23:14

Gostaria de saber quem foi o néscio que escreveu isso. Realmente, um compositor que viveu na época da Rainha Elizabeth I deveria se especializar em melodias elizabetanas; imaginem se ele tentasse escrever melodias georgianas. Me pergunto quem foi essa Elizabeth do séc XV. Esse prêmio não tem valor algum, é só a indústria dando tapinhas nas próprias costas. Ja´premiaram até Charlotte Church.

#4 Thiago Abdalla

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 103 posts

Postado 03 abril 2007 - 23:52

EITA!
"...John Dowland, um músico especializado..."

Sorte para todos!

#5 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 04 abril 2007 - 00:34

Pior que ouvi umas faixas do Dowland/Sting. O horror, o horror! E o Bream, pelo tanto que fez na redescoberta do repertório desta época, não é Sir por quê? Alguma inside info a respeito, Zanon?
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#6 Dorian Gray

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 411 posts
  • Violões:Samuel Carvalho, Pinho, 2006.

Postado 04 abril 2007 - 06:51

Eu tb ouvi o disco do Sting e concordo com você Ricardo. Foi um sofrimento!
Agora Sting e Paul McCartney ganhando prêmio em música clássica.... Não dá nem pra comentar esse absurdo.
"A vida sem música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio" - Nietzsche

#7 Guilherme

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1941 posts
  • Violões:Suguiyama ESR-66 no. 299 (1986), DiGiorgio Autor 3 (1983)

Postado 04 abril 2007 - 09:15

Eu até não nada contra eles experimentarem com projetos deste tipo, é uma brincadeira interessante, mas premiar já é demais.

O disco do Sting é mesmo bem fraquinho... Sem preconceitos, eu inclusive gosto do Sting, mas este disco não convence...
Quidquid Latine dictum sit altum videtur.
Si hoc legere scis nimium eruditionis habes.

#8 Jether

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 425 posts
  • Interests:Música original ou transcrita para violão.
  • Violões:João Batista: 7C estudo/2006 SP/PF.
    Di Giorgio: Tárrega/1992

Postado 04 abril 2007 - 09:55

:thumbsupsmiley: :pasmo: ;) :icon_twisted:
Jether
Eu sou um violonista amador e não um músico amador, se o violão produzisse outra coisa que não música, era esta outra coisa que eu estaria fazendo.

#9 Alberto

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 868 posts

Postado 04 abril 2007 - 18:28

Prezados do Forum,

Eu tenho o CD "ECCE COR MEUM", eu recomendaria que o pessoal procurasse ouvir. Não é nehum Beethoven ou Mozart, mas também não nenhum lixo, já ouvi muita música dita erudita de compositores contemporâneos que são um verdadeiro lixo. O Palu McCartney não é um musiquinho qualquer, e ele já fez uma outra experiência com música dita erudita, é talvez um dos melhores da chamada música pop, era a espinha dorsal dos "Beatles" e depois do fim do grupo foi o que mais produziu música de muito boa qualidade, inclusive um dos seus últimos CD "Chaos and Creation in the Backyard" é muito original e variado considerando ser difícil para um compositor que já compos uma grande quantidade desde de os Beatles conseguir fazer esse CD, e que na minha opinião é um dos melhores de todos da sua fase fora dos Beatles.

Abraços,

Tárrega

#10 Geraldo V.

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 765 posts

Postado 05 abril 2007 - 01:33

Visualizar PostAlberto, em Apr 4 2007, 06:28 PM, disse:

... já fez uma outra experiência com música dita erudita ...

Na verdade este já o quarto projeto de Sir Paul com orquestra: Liverpool Oratorio, Standing Stone e Working Classical vieram antes. Uma crítica pertinente é que ele sempre teve um colaborador para juntar as idéias dele em uma peça de grande porte. O próprio nunca mergulhou de verdade na tal erudição. Mas qualquer música escolhida numa votação popular como nos Brits não vai ser da vanguarda. Vai valer a melodia, daí não tem ninguém pro Macca.