Estava lendo um post do Zanon, falando que o Segovia dizia: "violão é afinado mi la re sol si mi...."
Também prefiro assim e não usar a 3a corda em fa # para tocar música de vihuela, ou seja, acho que se dá pra tocar com a corda em sol, melhor e só mudar se for impossível fazer sem scordatura.
o que vcs acham disso?
Abços
3a. corda em fa# rola?
Criado por rogerio santos, 05 Abr 2007 22:46
70 respostas neste tópico
Postado 05 abril 2007 - 22:48
Ué, se vale 6ª em ré, vale 3ª em F#. E como o Zanon também lembrou, La Maja de Goya tem a 6ª em Ré e a 5ª em Sol.
Postado 05 abril 2007 - 22:53
Eu acho que afinar a terceira corda em Fá# facilita bastante pra tocar música de vilhuela e de alaúde. Não vejo porque não usar este recurso.
"A vida sem música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio" - Nietzsche
Postado 05 abril 2007 - 23:29
A scordatura ainda é subutilizada, na minha opinião.
Ricardo se não me engano, Sevilla tem a 6 em ré e a 5 em sol. La Maja de Goya também?
Ricardo se não me engano, Sevilla tem a 6 em ré e a 5 em sol. La Maja de Goya também?
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 05 abril 2007 - 23:32
Olá,
Não é so por facilitar, mas também tocar com a 3ª em fa# te possibilita ler diretamente da tablatura e com isso tú já tens a digitação do próprio compositor para a sua obra, o que em alguns (muitos) casos é parte imprescindivel da obra.
Se não fores usar a tablatura (apesar de eu recomendar dar, ao menos, uma consultada ) pelo menos a música vai cair um pouquinho melhor na mão.
Abraço,
Rafael
Não é so por facilitar, mas também tocar com a 3ª em fa# te possibilita ler diretamente da tablatura e com isso tú já tens a digitação do próprio compositor para a sua obra, o que em alguns (muitos) casos é parte imprescindivel da obra.
Se não fores usar a tablatura (apesar de eu recomendar dar, ao menos, uma consultada ) pelo menos a música vai cair um pouquinho melhor na mão.
Abraço,
Rafael
Postado 05 abril 2007 - 23:33
Não é questão de mais fácil ou mais difícil. A digitação faz parte da maneira como a música resulta. É um ajuste muito simples que faz o violão ficar exatamente com a mesma relação de afinação que o instrumento antigo, mantendo assim exatamente a mesma digitação que o compositor concebeu (e que está explicita na tablatura).
Postado 06 abril 2007 - 00:13
eu acho que vale sim. é claro que estamos falando de música para vihuela e tal, mas a título de curiosidade, o Paulo Bellinati tem uma peça(pelo menos) e vários arranjos(cd afrosambas) com o violão afinado em si:
6ª si
5ª fá#
4ª ré
3ª fá#
2ª si
1ª ré (essa eu não lembro direito)
além disso, tem o estudo 5 do Radamés que é: ré si sol ré sol ré
abraço
6ª si
5ª fá#
4ª ré
3ª fá#
2ª si
1ª ré (essa eu não lembro direito)
além disso, tem o estudo 5 do Radamés que é: ré si sol ré sol ré
abraço
Postado 06 abril 2007 - 00:42
Bom, aí já são peças concebidas com outra afinação. O Koyunbaba é afinado em ré menor, as 2 Canzone Lidie do Nuccio d'Angelo tem a 6a em mi bemol e a 2a em si bemol, etc. Mesmo que eu achasse que fica mais fácil com afinação normal, não faria sentido, porque, a exemplo das músicas compostas por Dowland ou Luis Milan, os autores são violonistas, e é obrigação respeitar a digitação e afinação deles.
Mas até aí, Segovia não tocaria essas músicas... O paradoxo é que obras editadas por ele mesmo, como a Sonata do Castelnuovo-Tedesco, usam 5a em sol e 6a em ré.
Para mim, isso é uma das afinações 'normais" ou usuais do violão. bem como a 3a em fá sustenido. O velho não tinha lógica alguma, a lógica dele era estar sempre certo e todo mundo que discordasse estar errado.
Transcrições têm de usar isso a toda hora. Metade das sonatas de Scarlatti que toco usam alguma scordatura.
Mas até aí, Segovia não tocaria essas músicas... O paradoxo é que obras editadas por ele mesmo, como a Sonata do Castelnuovo-Tedesco, usam 5a em sol e 6a em ré.
Para mim, isso é uma das afinações 'normais" ou usuais do violão. bem como a 3a em fá sustenido. O velho não tinha lógica alguma, a lógica dele era estar sempre certo e todo mundo que discordasse estar errado.
Transcrições têm de usar isso a toda hora. Metade das sonatas de Scarlatti que toco usam alguma scordatura.
Postado 06 abril 2007 - 00:43
<>
Hummm, isso me parece uma boa visão do mundo.
Hummm, isso me parece uma boa visão do mundo.