Ir para conteúdo

Quinzena de Estudos - II

33 respostas neste tópico

#1 Eugenio

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3304 posts
  • Violões:Tessarin 7 2005, Jorge Raphael 2007, Tessarin 2008

Postado 17 julho 2006 - 14:38

Continuo estudando Ingênuo, no arranjo de Marcello Gonçalves. Muito bom o arranjo. Como já disse antes, ele enxerga o violão de 7 como algo além de um violao de 6 com um bordão extra. Já estou na metade da música.

Continuo estudando o Prelúdio da suíte BWV 995 de Bach. Agora estou em dúvida se continuo fazendo uma transcrição, pois não quero colocar digitação nem ornamentos, o que talvez torne a partitura seca demais e inútil. Ou seja, acabaria sendo um fac-simile editorado do manuscrito! :bate-papo:

Fora isso, venho percebendo que meu foco tem se voltado com muita força pro violão popular brasileiro, talvez essa seja a última peça que eu estude de violão clássico pelos próximos meses.

A parte curiosa: minha mulher vem me dizendo que de uma maneira geral eu estou tocando bem melhor. Ouvir isso da pessoa que é obrigada a aturar meus estudos é um grande elogio. :thumbsdownsmileyanim: Eu só posso atribuir essa melhoria à aula que tive com o Ulisses, todas as dicas que ele me deu foram de extrema valia, fora o estímulo de tê-lo visto tocar. :thumbsup:
Violão Popular Brasileiro: http://brazilianguitar.net

Imagem Postada

#2 Labiuai

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 109 posts

Postado 17 julho 2006 - 15:26

Continuo com a sonata op25 do Sor. Nunca vi peça que demandasse dedos tão bem alongados... hehehe
Terminei a introdução na semana passada e agora estou sofrendo na exposição, achei que quando saísse das tonalidades ingratas da introdução(mibemol maior e dó menor) ela iria aliviar a minha mão esquerda mas isso não aconteceu. :(
Labiuai Henning Coimbra

#3 Dorian Gray

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 411 posts
  • Violões:Samuel Carvalho, Pinho, 2006.

Postado 17 julho 2006 - 17:11

Bom, meu repertório tá sendo construído hehehhe Atualmente estou encarando os estudos 4, 7 e lendo o estudo 9, todos do Mignone. Devo dizer que estou gostando mais dos estudos do Mignone do que os do Villa.
"A vida sem música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio" - Nietzsche

#4 Eugenio

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3304 posts
  • Violões:Tessarin 7 2005, Jorge Raphael 2007, Tessarin 2008

Postado 17 julho 2006 - 17:16

Visualizar PostDorian Grey, em Jul 17 2006, 06:11 PM, disse:

Devo dizer que estou gostando mais dos estudos do Mignone do que os do Villa.

Poderia falar um pouco mais disso? Qual o motivo?
Violão Popular Brasileiro: http://brazilianguitar.net

Imagem Postada

#5 Dorian Gray

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 411 posts

Postado 17 julho 2006 - 17:28

Olha Eugênio acho que é mais uma questão de gosto mesmo ou até mesmo por não estar cansado de ouvir. Eu só toco alguns estudos do Villa e alguns do Mignone então não tenho como me aprofundar em termos de análise do conjunto ou de aspectos composicionais.
Só gosto mais dos estudos do Mignone mesmo! :(
"A vida sem música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio" - Nietzsche

#6 Rodrigo Castro

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 274 posts

Postado 17 julho 2006 - 17:56

Eu tive oportunidade de mostrar duas peças para o Henrique Pinto que está em Fortaleza dando aulas no festival Eleazar de Carvalho: Passacaglia, de Weiss, e o prelúdio da cavatina do tansman. Ele sugeriu alterações, e estou tentando estuda-las na última semana.

Na passacaglia, poucas alterações, mas ele pediu um atenção para fazer a peça no geral mais "legato".

Já no prelúdio, muitas sugestões de digitação, algumas por facilidade técnica, outras por questões sonoras. Realmente, parece uma peça de digitação um pouco complicada. Estou alterando muita coisa... o jeito é voltar a tocar bem devagar e ter paciência. Mas a nova digitação vai facilitar muito. Eu tinha passado por cima de duas alterações, onde era fá natural, eu tava fazendo sustenido. :(

Mãos a obra...espero conseguir tocar a cavatina inteira la pro fim do ano...

Abraços,

#7 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2349 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 17 julho 2006 - 18:04

Qué buena música la Cavatina de Tansman!
¿Tocas la edición "oficial" de Segovia, o bien otra que parece más dificil, que he oido en algún disco?

Juan Carlos

#8 Pedro Bernardi-Noleto

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 307 posts
  • Violões:Marcos Evangelista, 2008, SP/IN

Postado 17 julho 2006 - 18:04

Também estou estudando o prelúdio da BWV 995, Eugênio. Vou trabalhar toda a suíte, e resolvi começar pelo começo mesmo... A edição é a do Koonce.

Tenho dúvidas sobre os ornamentos, pessoal. Aparentemente, pelo que já li e ouvi das pessoas, há uma certa liberdade na execução deles, já que têm função apenas de penduricalhos mesmo. Estou certo?

Bem, tenho optado por tocar todas as notas ligadas, o que difere da sugestão do editor. Mais especificamente, estou falando dos compassos 7, 9, 11 e 26. Aliás, são ornamentos executados pela mão esquerda, não em cordas cruzadas.

Alguma ideia aí?

Além disso, li meio por cima algumas das Danças Espanholas do Granados. São lindas demais, dá uma vontade doida de investir ali, mas não vou mexer com elas por agora, não. Daria uma trabalheira suficiente pra atravancar o meu projeto com a suíte de Bach.

Também andei dando uma revisitada em Choro Sereno do Paulo Bellinati e em Jorge do Fusa, do Garoto. Ah, são aquele tipo de música aconchegante, sabem? Não em termos de tocabilidade, mas por serem um acalanto ao espírito...

No mais, descobri que passar uma camada (não muito fina) de super cola na ponta das unhas resulta melhor na proteção das mesmas, já que o decréscimo na sonoridade é menor que colar fita adesiva...

Por enquanto é isso!!!!

Abraços!

#9 Renato Cesar

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1306 posts
  • Interests:Todos assuntos sobre Violão Erudito.
  • Violões:Marcos Jackel 2006 SP/BR

Postado 17 julho 2006 - 18:08

Eu que já estava devagar, devido ao excesso de trabalho, há alguns dias cortei profundamente o polegar esquerdo, impossibilitando qualquer estudo.
Essa semana devo voltar aos estudos, apesar da área ainda estar sensível. Mas vai "engrossar a pele" nem que seja na marra.
Tocar só com ima já cansou.
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar

#10 Dorian Gray

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 411 posts

Postado 17 julho 2006 - 22:17

Tenho dúvidas sobre os ornamentos, pessoal. Aparentemente, pelo que já li e ouvi das pessoas, há uma certa liberdade na execução deles, já que têm função apenas de penduricalhos mesmo. Estou certo?

Pedro,
Toma cuidado com isso de ornamento ser penduricalho. Existe uma certa liberdade sim mas, segundo o que já estudei, os ornamentos são utilizados com objetivos específicos, como para salientar alguma função harmônica por exemplo. Colocar só pra acresecentar notas, na minha humilde opinião, é bobeira. Eu gosto da edição do Koonce, no início tem uma explicação interessante sobre ornamentos, é legal você dar uma olhada com atenção.
Gostei da idéia de cola na ponta das unhas. Não corrói não? Estou estudando bastante e minhas unhas estão acabando! :hehe: Um truque desses ia ajudar bastante.