Postado 17 julho 2006 - 18:04
Também estou estudando o prelúdio da BWV 995, Eugênio. Vou trabalhar toda a suíte, e resolvi começar pelo começo mesmo... A edição é a do Koonce.
Tenho dúvidas sobre os ornamentos, pessoal. Aparentemente, pelo que já li e ouvi das pessoas, há uma certa liberdade na execução deles, já que têm função apenas de penduricalhos mesmo. Estou certo?
Bem, tenho optado por tocar todas as notas ligadas, o que difere da sugestão do editor. Mais especificamente, estou falando dos compassos 7, 9, 11 e 26. Aliás, são ornamentos executados pela mão esquerda, não em cordas cruzadas.
Alguma ideia aí?
Além disso, li meio por cima algumas das Danças Espanholas do Granados. São lindas demais, dá uma vontade doida de investir ali, mas não vou mexer com elas por agora, não. Daria uma trabalheira suficiente pra atravancar o meu projeto com a suíte de Bach.
Também andei dando uma revisitada em Choro Sereno do Paulo Bellinati e em Jorge do Fusa, do Garoto. Ah, são aquele tipo de música aconchegante, sabem? Não em termos de tocabilidade, mas por serem um acalanto ao espírito...
No mais, descobri que passar uma camada (não muito fina) de super cola na ponta das unhas resulta melhor na proteção das mesmas, já que o decréscimo na sonoridade é menor que colar fita adesiva...
Por enquanto é isso!!!!
Abraços!