Ir para conteúdo

Suite para alaude de Bach BWV 995

28 respostas neste tópico

#1 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 18 julho 2006 - 20:43

Estou lendo essa peça e vu trabalha-la ao longo desse semestre. Vi que outros colegas estão estudando também então me animei a colocar o topico.

Eu gostaria de orientações gerais. Que transcrição uso? como usar os facsimiles tanto da edição para alaude quanto para cello?

Existe versão em tablatura da obra? Que tipo de digitação e ornamentação devo usar preferencialmente?

Peço também recomendação de bibliografia para estudo dessas obras e de musica barroca em geral. Até por que num topico desses explanar as perguntas que fiz daria umas quinze paginas no minimo. MAs gostaria de saber especialmente qual transcrição é a mais legal. Fernandez? Koonce? tem outra que o pessoal está usando que não lembro o nome.

Acho que isso, se tiver mais duvidas, ou duvidas mais especificas pergunto depois.

Abraços.

ps. agora me lembrei que numa aula um aluno falou para o professor: eu estou com umas duvidas em uma peça de bach. Queria saber só como fazer a articulação e ornamentação dela...

#2 Dorian Gray

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 411 posts
  • Violões:Samuel Carvalho, Pinho, 2006.

Postado 19 julho 2006 - 13:45

Sobre que transcrição, eu prefiro usar a do Koonce. Nela você encontra as fontes utilizadas e uma explicação interessante sobre ornamentação.
"A vida sem música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio" - Nietzsche

#3 Pedro Bernardi-Noleto

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 307 posts
  • Violões:Marcos Evangelista, 2008, SP/IN

Postado 19 julho 2006 - 19:45

Quanto à grafia dos mordentes, trinados e apojaturas nessa edição do Koonce, tenho uma questão: segundo o livro de teoria do Bohumil, quando ocorre um mordente inferior cuja segunda nota é alterada por algum acidente, tal alteração é grafada abaixo da indicação do ornamento. Indicar a alteração acima desse sinal de ornamentação é caracteristica dos mordentes superiores. Contudo, no terceiro compasso do prelúdio há a indicação de mordente inferior, mas com o sustenido acima.

Não sei se isso é uma outra maneira de se grafar ou se é erro da edição. O problema é que suspeito de erro, que me faz suspeitar da validez da grafia dos trinados e das apojaturas também. Será que as outras ornamentações estão grafadas corretamente? Posso estar sendo cri cri demais, mas acho útil saber. Afinal, se estão ali é porque há motivo para tal, e seria desleixo interpretá-las de qualquer maneira...

Abraços!

#4 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 19 julho 2006 - 21:23

Tem alguns erros no koonce mesmo, mas não sei se é esse o caso, estou sem a part aqui. No preludio 1006 tem uma nota errada inclusive.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#5 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 19 julho 2006 - 22:24

Voces conhecem a edição de Jerry Willard?

Eu estava com uma birra com essa edição mas estou lendo e não me parece ruim na verdade. Algumas difitaçoes são um pouco esdruxulas, mas isso é só mudar...

#6 Dorian Gray

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 411 posts
  • Violões:Samuel Carvalho, Pinho, 2006.

Postado 19 julho 2006 - 23:00

O bom da edição do Koonce é que tem os fac similes junto pra vc conferir. Na Giga da BWV996, por exemplo, tem um compasso que eu não gostei da solução do Koonce e meu professor sugeriu outra, baseado no fac simile, que ficou bem melhor.
"A vida sem música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio" - Nietzsche

#7 F.C.

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 332 posts

Postado 20 julho 2006 - 00:21

Eu uso a do Koonce como referência, e no caso dessa suite, também uma da Ricordi, digitada por Heinz Teuchert.
Ainda não adquiri, mas recomendaram a edição do Hoppstock, e sobretudo a da editora SUVINI ZERBONI, que parece ser o texto original e não uma transcrição. É esta aí:

http://www.esz.mgsdcc.com/en/sc_edz.lasso?...e=base&id=46019

#8 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9177 posts

Postado 20 julho 2006 - 01:17

Bach infelizment enão seguia as regras do livro do Bohumil Med, e há uma forte possibilidade do Koonce ter grafado o ornamento do jeito que está na fonte primária.

#9 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15296 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 20 julho 2006 - 04:25

Visualizar PostFZanon, em Jul 20 2006, 01:17 AM, disse:

Bach infelizment enão seguia as regras do livro do Bohumil Med, e há uma forte possibilidade do Koonce ter grafado o ornamento do jeito que está na fonte primária.

:parabens:
Adorei essa!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#10 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 20 julho 2006 - 08:45

Olha, que eu me lembre há uma tabela de como executar os ornamentos escrita pelo próprio Bach que o koonce colocou no livro. Pelo menos eu tenho isso, pode ser que nas primeiras edições não tivesse. Você não tem isso livi? Se tiver é só olhar lá e morreu...
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com