Ir para conteúdo

Opiniões sobre mudança de curso

9 respostas neste tópico

#1 Luiz Henrique Mello

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 264 posts
  • Interests:Conhecer outros estudantes de música e trocar idéias.
  • Violões:José Chagas

Postado 09 junho 2007 - 17:12

Ultimamente tenho me interessado cada vez mais por composição então resolvi buscar aqui algumas opiniões. Agradeço desde já a atenção de todos. Curso licenciatura violão na UFRJ, mas estou decidido a mudar de curso. Me iludi com o curso de licenciatura achando que teria a mesma qualidade de ensino de música e um diploma com maior empregabilidade. Acontece...
O grande dilema é mudar para violão bacharelado ou composição. O problema é que a grade de composição tem a matéria de violão apenas como optativa, tendo piano como obrigatória, o que restringiria meu tempo de estudo de instrumento, que já não é muito. Por outro lado, a grade de bacharelado violão é muito "cheia" e eu ficaria com pouco tempo para ver as matérias de composição que tanto quero. Quais são os prós e os contras de cada curso? O que mais eu ganharia ou perderia com cada um? Por favor, opinem...

#2 Moacyr Teixeira Neto

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 354 posts

Postado 09 junho 2007 - 18:03

Olá Henrique,

Uma idéia seria vc concluir o Bacharelado de Violão que te daria uma boa bagagem instrumental e depois disso cursar o Bacharelado de Composição, sendo que várias matérias poderiam ser dispensadas pois já foram concluídas no curso anterior. Já vi essa conduta em outros músicos e acho que é a mais interessante.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Moacyr Teixeira Neto.

#3 Juliano Silveira

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 48 posts
  • Violões:Rogério dos Santos - RJ 2006
    Samuel Carvalho DT Cedro - Master

Postado 09 junho 2007 - 18:24

Olá, o seu caso é parecido com o meu. Eu curso licenciatura em Música na EMBAP em Curitiba e ao terminar o 2º ano prestei vestibular e passei no curso de bacharel em violão na mesma faculdade. O q diferencia é q aqui o curso de licenciatura é obrigatório o piano como 2º opção, q eu levei com a barriga, pq não tenho tempo para estudar e não deixaria de estudar violão pra estudar piano. Porém a grade de licenciatura é bem mais puchada e aumentou em 1 aula a mais por semana de violão. Então eu acho q se vc conseguir continuar fazendo aulas de violão, (nem lembro quem é o professor ai, não é o Nicolas de Souza?) no curso de composição vale muito a pena no seu caso q quer fazer composição, mas se vc quer ser instrumentista concertista acredito q o bacharel seria uma melhor opção. Espero ter ajudado um pouco, abraço.

#4 Andre Rocha

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 139 posts

Postado 10 junho 2007 - 19:03

Visualizar PostJuliano Silveira, em Jun 9 2007, 06:24 PM, disse:

Olá, o seu caso é parecido com o meu. Eu curso licenciatura em Música na EMBAP em Curitiba e ao terminar o 2º ano prestei vestibular e passei no curso de bacharel em violão na mesma faculdade. O q diferencia é q aqui o curso de licenciatura é obrigatório o piano como 2º opção, q eu levei com a barriga, pq não tenho tempo para estudar e não deixaria de estudar violão pra estudar piano. Porém a grade de licenciatura é bem mais puchada e aumentou em 1 aula a mais por semana de violão. Então eu acho q se vc conseguir continuar fazendo aulas de violão, (nem lembro quem é o professor ai, não é o Nicolas de Souza?) no curso de composição vale muito a pena no seu caso q quer fazer composição, mas se vc quer ser instrumentista concertista acredito q o bacharel seria uma melhor opção. Espero ter ajudado um pouco, abraço.

tambem tive que sair da licenciatura e acabei indo para o violão. Continuei estudando composição informalmente.
Acredito que tocar bem ajuda muito a gente se aproximar da música de uma forma mais justa, e isso se reflete na composição.
Mas claro, vc tá num forum de ivolão, todo mundo é violonista, vão portanto tentar te convencer a ser violonista também. :)
www.myspace.com/andrerocha
www.myspace.com/madeirame

#5 Juliano Silveira

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 48 posts

Postado 10 junho 2007 - 19:37

Qual faculdade vc esta cursando Andre? é q eu tenho um amigo meu ai em MG, o nome dele é Diogo ele toca flauta transversa, conhece?

Flw

Juliano Silveira

#6 Fabio Monteiro

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 32 posts

Postado 10 junho 2007 - 19:38

É interessante, vi isso acontecer várias vezes.

Muitas vezes os objetivos ficam difusos com o curso, e isso acontece com muita gente, incluindo todos os tipos de curso além de música. O que eu acho pior é o fato não haver um mercado amplo ou claro para se trabalhar... é claro que digo isso comparado a outars áreas. Quando eu fiz bacharelado, as matérias que mais me ajudaram foram as de licenciatura, e isso porque eu dava aula para crianças e houve um aumento da atividade profissional. Quando o mercado oferece algum retorno para um certo tipo de atividade, mesmo que você fique indeciso, pode seguir caminhos provisórios; em música geralmente você vai abrindo o caminho a facão se quiser chegar em algum lugar (mesmo se for concertista).

Essa história de mudar de curso é bem relativa. ´Vi gente mudar por não agüentar o tranco do bacharelado, aí vai para composição e não agüenta também.

Muita gente muda de curso até se sentir tranqüilo, mas o que mais vi foi as pessoas se sentirem seguras só quando conseguiram exercer atividade remunerada na área de música.

Abraço
Fabio Monteiro

#7 Juliano Silveira

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 48 posts

Postado 23 junho 2007 - 23:34

É interessante, vi isso acontecer várias vezes.

Muitas vezes os objetivos ficam difusos com o curso, e isso acontece com muita gente, incluindo todos os tipos de curso além de música. O que eu acho pior é o fato não haver um mercado amplo ou claro para se trabalhar...

É verdade Fabio, a questão financeira pesa, e muita gente q esta fazendo bacharelado e licenc, e esta se preparando para ser concertista, acaba utilizando mais o q aprendeu em licenciatura, pq precisa dar aulas em escolas onde as matérias didáticas são mais influentes...

#8 querosairdaqui

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 33 posts

Postado 24 junho 2007 - 15:03

Eu não recomendo você fazer um curso e depois o outro. Acho preferivel que você ou troque de vez ou faça as materias especificas de composição como materias optativas. Eu estou cursando composição, cheguei a considerar trocar para instrumento pois qualquer curso de composição tem os mesmo defeitos por composição ser algo um tanto quanto subjetivo, talvez convenha você fazer o seu bacharelado de instrumento e composição com um professor particular.

#9 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 24 junho 2007 - 20:02

Profissionalmente no Brasil não interessante abandonar o estudo de um instrumento por completo. Aqui a figura do músico exclusivamente compositor é em geral mal vista.
Se você realmente quer seguir como compositor, o ideal é o piano. Se você quer ser violonista e "apenas" adquirir os conhecimentos que a facul de composição te dá, eu diria pra você fazer o curso de composição e estudar violão por fora, que é o que eu faço.
Eu acabei escolhendo composição na Unicamp por que lá não obrigam a estudar um isntrumento específico, então você pode se dedicar ao violão.
Fazer bacharelado em instrumento também é uma boa, pro que você se livra da facul mais rápido e tem uma verdadeira aula de composição. (que na minha opinião tem que ser particular mesmo)
Foi o que fez o Alexandre de Faria, que estudava com o Koellreuter enquanto se formava em violão.

Licenciatura, pelo que tenho conversado com alguns colegas que fazem esse curso, ajuda na questão burocrática de dar aulas, já que é exigido esse diploma em algumas situações. Porém, não parece ser de grande valia na hora da prática. Então, se você não tem plena certeza que quer dar aulas pro estado ou coisa do tipo, pode ser uma grande perda de tempo.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#10 querosairdaqui

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 33 posts

Postado 26 junho 2007 - 17:15

André, lá eles não te obrigam a estudar piano?