Fantasia X - Alonso Mudarra
Criado por Mario Sampaio, 12 Jun 2007 12:02
13 respostas neste tópico
Postado 12 junho 2007 - 12:02
Pessoal,
Estou estudando esta peça. Tenho duas edições: a do Thomas Koenigs e a do Frederick Noad.
A do Noad procura transformar todas as passagens possíveis em arpejos, visando a imitar o som da harpa. Com isso, o Noad tenta ser coerente ao subtítulo da peça que é "fantasia que contrahaze la hapa en la manera de Ludovico" (parece que esse tal de Ludovico era um rei que tocava harpa, alguma coisa assim).
Já a edição do Koenigs privilegia a sustentação dos baixos em toda a peça, sem arpejar as passagens.
Estou preferindo utilizar a edição do Koenigs, pelas seguintes razões:
1) o Noad não arpeja todas as passagens, mas só aquelas em que é possível fazê-lo. Acho que isso deixa a peça um pouco incoerente;
2) para arpejar algumas passagens, é necessário apagar os baixos; já na idéia do Koenigs, a intenção é fazer os baixos soarem o máximo possível, o que, na minha opinião, deixa a peça "ressoando" mais;
3) o Koenigs utiliza as primeiras posições, o que acho que dá uma sonoridade mais adequada para a música do Renascimento.
Dito tudo isto, venho indagar aos amigos o que vocês acham. É melhor arpejar para imitar a harpa e perder os baixos sustentados e as primeiras posições? Ou fazer o contrário?
Aliás, alguém sabe se há disponível na internet a tablatura original desta peça? Eu procurei, mas não encontrei.
Por fim, quem gravou esta peça bem? Dos renomados, eu conheço a gravação do Bream (na vihuela) e do Russell.
Grande abraço a todos!
Mário.
Estou estudando esta peça. Tenho duas edições: a do Thomas Koenigs e a do Frederick Noad.
A do Noad procura transformar todas as passagens possíveis em arpejos, visando a imitar o som da harpa. Com isso, o Noad tenta ser coerente ao subtítulo da peça que é "fantasia que contrahaze la hapa en la manera de Ludovico" (parece que esse tal de Ludovico era um rei que tocava harpa, alguma coisa assim).
Já a edição do Koenigs privilegia a sustentação dos baixos em toda a peça, sem arpejar as passagens.
Estou preferindo utilizar a edição do Koenigs, pelas seguintes razões:
1) o Noad não arpeja todas as passagens, mas só aquelas em que é possível fazê-lo. Acho que isso deixa a peça um pouco incoerente;
2) para arpejar algumas passagens, é necessário apagar os baixos; já na idéia do Koenigs, a intenção é fazer os baixos soarem o máximo possível, o que, na minha opinião, deixa a peça "ressoando" mais;
3) o Koenigs utiliza as primeiras posições, o que acho que dá uma sonoridade mais adequada para a música do Renascimento.
Dito tudo isto, venho indagar aos amigos o que vocês acham. É melhor arpejar para imitar a harpa e perder os baixos sustentados e as primeiras posições? Ou fazer o contrário?
Aliás, alguém sabe se há disponível na internet a tablatura original desta peça? Eu procurei, mas não encontrei.
Por fim, quem gravou esta peça bem? Dos renomados, eu conheço a gravação do Bream (na vihuela) e do Russell.
Grande abraço a todos!
Mário.
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com
Postado 12 junho 2007 - 13:20
Mário Sampaio, em Jun 12 2007, 12:02 PM, disse:
Olá Mário
O original eu não sei se tem, mas dá pra encontrar uma edição "modernizada" da mesma disponivel e free. No momento não posso te passar, mas acho que tenho algo em casa...Vou dar uma olhada e depois posto aqui OK?
Abraço,
Rafael
Postado 12 junho 2007 - 13:24
Se você olhar a tablatura, verá que não é campanela.
A imitação ao Ludovico é mais sutil. Ele era famoso por conseguir produzir notas alteradas em sua harpa e conseguia, com isso, fazer modulações. A Fantasia do Mudarra é repleta de modulações - e mais, em forma de palíndromo.
Tanto é assim, que, a um dado momento, quando é difícil apagar as dissonâncias, ele escreve: "a partir daqui há algumas notas falsas, tocando direito não soa mal".
Não diria que é errado fazer em campanela, mas não é o que o compositor escreveu e é um efeito meio barato. Se alguém conseguir fazer com sutileza, algo que ainda não vi, "não soa mal'.
A imitação ao Ludovico é mais sutil. Ele era famoso por conseguir produzir notas alteradas em sua harpa e conseguia, com isso, fazer modulações. A Fantasia do Mudarra é repleta de modulações - e mais, em forma de palíndromo.
Tanto é assim, que, a um dado momento, quando é difícil apagar as dissonâncias, ele escreve: "a partir daqui há algumas notas falsas, tocando direito não soa mal".
Não diria que é errado fazer em campanela, mas não é o que o compositor escreveu e é um efeito meio barato. Se alguém conseguir fazer com sutileza, algo que ainda não vi, "não soa mal'.
Postado 12 junho 2007 - 16:59
Tem também uma gravação do John Williams. Linda, por sinal. Mas prefiro a do Bream.
PS - o que é campanela?
PS2 - o que é palíndromo?
PS - o que é campanela?
Postado 12 junho 2007 - 19:13
Si yo tuviera que tocar esa pieza en concierto, seguramente la estudiaría con digitación similar a la original.
Pero como profesor me gusta que los alumnos toquen con campanella, un poco como práctica de esta técnica, y porque suele "enganchar" más a los alumnos a la música renacentista, tocándola de esa manera.
Juan
Pero como profesor me gusta que los alumnos toquen con campanella, un poco como práctica de esta técnica, y porque suele "enganchar" más a los alumnos a la música renacentista, tocándola de esa manera.
Juan
Postado 12 junho 2007 - 19:46
Olá Mario,
Estou sem a partitura agora, mas a versão do Noad tem a 3a. em Fa#? Se não, creio que uma transcrição com essa afinação seria interessante. Já tentou digitar todas as passagens como arpejos ? Acho que funciona bem. Ah, sou adepto das "campanelas" também. Outra idéia é usar um "capo" na segunda posição. Bom, são idéias...
P.S. Estou te aguardando para um café.
Um abraço,
Moacyr Teixeira Neto.
Estou sem a partitura agora, mas a versão do Noad tem a 3a. em Fa#? Se não, creio que uma transcrição com essa afinação seria interessante. Já tentou digitar todas as passagens como arpejos ? Acho que funciona bem. Ah, sou adepto das "campanelas" também. Outra idéia é usar um "capo" na segunda posição. Bom, são idéias...
P.S. Estou te aguardando para um café.
Um abraço,
Moacyr Teixeira Neto.
Postado 12 junho 2007 - 19:48
Daniel Sobral, em Jun 12 2007, 04:59 PM, disse:
Tem também uma gravação do John Williams. Linda, por sinal. Mas prefiro a do Bream.
PS - o que é campanela?
PS - o que é campanela?
Daniel,
Campanela é o efeito de tocar alternadamente notas soltas e presas, deixando umas soares sobre as outras, formando um efeitos semelhante ao de "sinos". Na edição do Noad, usa-se determinadas passagens arpejadas em campanela.
Palíndromo é, por definição, uma palavra, gráfico ou figura que pode ser lido tanto de trás para frente quanto de frente para trás. O Zanon empregou a expressão em sentido figurado.
Valeu pela indicação, vou procurar encontrar a gravação do Williams.
FZanon disse:
Se você olhar a tablatura, verá que não é campanela.
Zanon,
Valeu mesmo. Eu já estava preferindo fazer sem campanela; se o original também é sem a campanela, acho que vou nessa mesmo. De qualquer forma, vou continuar tentando achar a tablatura original pra ver se surge mais alguma idéia.
Rafael Garcia Borges disse:
...dá pra encontrar uma edição "modernizada" da mesma disponivel e free. No momento não posso te passar, mas acho que tenho algo em casa...Vou dar uma olhada e depois posto aqui OK?
Muito obrigado, Rafael! Se você puder, será ótimo.
Moacyr Teixeira Neto disse:
Moacyr,
Tanto a do Noad quanto a o Koenigs mantém a 3ª em F#. Quanto a tentar digitar todas as passagens com arpejos, seria uma boa idéia; pelo que eu vi rapidamente tem lugares em que não dá pra fazer isso, mas eu vou tentar com mais calma. Muito obrigado!
Talvez eu vá na Acordes amanhã. Vou falar com o Luiz.
Grande abraço a todos,
Mário.
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Postado 12 junho 2007 - 20:30
Eu tenho aqui uma versão da tablatura que aparentemente é do Douglas Alton Smith, se for mesmo ela deve ser confiável...espero que ajude...
http://www.megaupload.com/?d=Z9VTI49Z
Abraço,
Rafael
http://www.megaupload.com/?d=Z9VTI49Z
Abraço,
Rafael
Postado 12 junho 2007 - 22:02
Brigado, Mário.
Postado 13 junho 2007 - 21:14
Mário, o CD do Williams com essa música é o Spanish Guitar Music da coletânea The Essential Classics Series (http://www.sonyclass...89837/main.html).