Fantasia X - Alonso Mudarra
Criado por Mario Sampaio, 12 Jun 2007 12:02
13 respostas neste tópico
Postado 12 junho 2007 - 12:02
Pessoal,
Estou estudando esta peça. Tenho duas edições: a do Thomas Koenigs e a do Frederick Noad.
A do Noad procura transformar todas as passagens possíveis em arpejos, visando a imitar o som da harpa. Com isso, o Noad tenta ser coerente ao subtítulo da peça que é "fantasia que contrahaze la hapa en la manera de Ludovico" (parece que esse tal de Ludovico era um rei que tocava harpa, alguma coisa assim).
Já a edição do Koenigs privilegia a sustentação dos baixos em toda a peça, sem arpejar as passagens.
Estou preferindo utilizar a edição do Koenigs, pelas seguintes razões:
1) o Noad não arpeja todas as passagens, mas só aquelas em que é possível fazê-lo. Acho que isso deixa a peça um pouco incoerente;
2) para arpejar algumas passagens, é necessário apagar os baixos; já na idéia do Koenigs, a intenção é fazer os baixos soarem o máximo possível, o que, na minha opinião, deixa a peça "ressoando" mais;
3) o Koenigs utiliza as primeiras posições, o que acho que dá uma sonoridade mais adequada para a música do Renascimento.
Dito tudo isto, venho indagar aos amigos o que vocês acham. É melhor arpejar para imitar a harpa e perder os baixos sustentados e as primeiras posições? Ou fazer o contrário?
Aliás, alguém sabe se há disponível na internet a tablatura original desta peça? Eu procurei, mas não encontrei.
Por fim, quem gravou esta peça bem? Dos renomados, eu conheço a gravação do Bream (na vihuela) e do Russell.
Grande abraço a todos!
Mário.
Estou estudando esta peça. Tenho duas edições: a do Thomas Koenigs e a do Frederick Noad.
A do Noad procura transformar todas as passagens possíveis em arpejos, visando a imitar o som da harpa. Com isso, o Noad tenta ser coerente ao subtítulo da peça que é "fantasia que contrahaze la hapa en la manera de Ludovico" (parece que esse tal de Ludovico era um rei que tocava harpa, alguma coisa assim).