Acabei de escutar o Prelúdio Nº3 com o Odair Assad, e várias passagens me lembram muito a Bachiana Nº 5. Não sei explicar, a sensação que tenho é que às vezes o Prelúdio Nº3 e a Bachiana Nº 5 são a mesma música. Alguém sabe alguma história sobre a composição dessas músicas ou será que é apenas uma viagem minha.
Prelúdio Nº3 & Bachiana Nº 5
Criado por Dilson, 12 Jun 2007 16:49
102 respostas neste tópico
Postado 12 junho 2007 - 16:49
Postado 12 junho 2007 - 17:07
Suponho que estja a falar de Villa-Lobos, certo?
A música é a arte de transmitir os nossos sentimentos através de algo maravilhoso.
Postado 12 junho 2007 - 17:09
Evidente, as duas obras são de Villa Lobos
Postado 12 junho 2007 - 17:14
Em ambas o Villa utiliza uma progressão harmônica muito comum em trechos em tom menor no barroco, que é um ciclo de 4as que passeia pelos graus da escala.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com
Postado 12 junho 2007 - 17:18
Acho que não fui muito claro, o que me parece é que composição de uma inspirou a composição da outra. Não sei qual foi composta primeiro. Mas parece que..... supondo, assim que ele compôs a bachiana, tentou fazer uma releitura para o violão e acabou compondo o prelúdio nº 3. ou se ele compôs primeiro o prelúdio, depois fez uma releitura para orquestra e assim saiu a bachiana.......é muita viagem. Pesquisadores da obra de Villa Lobos, ajude-me..rsss....há alguma relação entre essas duas obras que não seja apenas a coincidência de seu respectivo autor? rsss
Postado 12 junho 2007 - 22:00
Ambas ele tira diretamente de Bach, não lembro de onde.
Postado 12 junho 2007 - 22:56
Acho que o Dilsom percebeu a semelhança entre as duas peças exatamente na segunda parte de ambas, por serem construídas de frases de construção paralela numa progressão descendente terminando em lá menor.
Postado 12 junho 2007 - 23:17
Isso!
Postado 13 junho 2007 - 08:43
exatamente na segunda parte.
alguém sabe qual peça foi composta primeiro?
alguém sabe qual peça foi composta primeiro?
Postado 13 junho 2007 - 09:36
As Bachianas.
Progressões descendentes (como o Segovia dizia, "regressões") são um clichê da música de Villa. Quando ele não sabia o que fazer, fazia uma sequência descendente.
São também clichês em música barroca (Vivaldi acima de tudo) e em serestas. Daí que vêm as Bachianas Brasileiras.
Progressões descendentes (como o Segovia dizia, "regressões") são um clichê da música de Villa. Quando ele não sabia o que fazer, fazia uma sequência descendente.
São também clichês em música barroca (Vivaldi acima de tudo) e em serestas. Daí que vêm as Bachianas Brasileiras.