Ir para conteúdo

Tirando música de ouvido, como arranjar?

6 respostas neste tópico

#1 Onilink

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 101 posts
  • Violões:DiGiorgio Tárrega, Jacarandá da Bahia, Spruce Canadense, Ébano

Postado 15 junho 2007 - 00:12

Salvem caros!

Finalmente tomei vergonha na cara, e agora, por incrível que pareça, 00:04 da madrugada, resolví tirar o trecho famoso da "The Ring Goes South", música do filme Senhor dos Anéis.

Mas, como um iniciante, só fui capaz de tirar a melodia (e diga-se que eu demorei um bocado). Sendo uma música feita para grande orquestra, com acordes volumosos e tudo mais, estou numa dificuldade tremenda de completar a música.

Digo, a melodia está certinha: a música, pelo menos aparentemente, é em C, mas usando acordes prontos do campo harmônico de dó (por onde começo, acho :thumbsupsmiley: ), não consigo chegar muito mais longe do que um lá com baixo em dó e tudo mais.

Gostaria de saber se existe algum macete, dica ou coisa do tipo, para arranjar músicas tiradas de ouvido e, no caso da minha principal dificuldade, músicas de grandes orquestras?

Grande abraço a todos!

ps. um vídeo da música, mais precisamente a parte em que aparece o rosto do gandalf, logo depois o legolas e todo o resto da comitiva do anel, quase no final do clipe :thumbsupsmiley:
http://www.youtube.c...h?v=V1xh04qNPks

#2 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 15 junho 2007 - 00:28

Fala, cara. Não consigo ver vídeos aqui nesse pc, então vou te dar umas dicar genéricas.
Se a música é para orquestra, você só vai conseguir tocar alguns elementos no violão. Então, a idéia é tocar os elementos mais característicos, pra fazer a música reconhecível.
Pense nos elementos básicos da música: Harmonia, melodia e ritmo.
Harmonia você vai ter que dar um jeito de fazer o violão tocar o que está lá na orquestra. Imagino que a música não vá além de tríades, então fechou, fica fácil.
Melodia: se for uma escrita contrapontística, você separa as linhas "principais" e tenta dar um jeito de fazer pelo menos essas aparecerem na transcrição. Comece a transcrição por aí, mapeando essas linhas, e escolhendo "onde" fazê-las no violão (se vai oitavar alguma delas, etc..). Depois disso você vai completando a harmonia e as linhas secundárias na medida que sua mão permitir, naquele esquema "vai quem couber". tente ao máximo pensar em condução de vozes corretas dos acordes que montar e tal, mas não se esqueça que a linhas melódicas têm preferência.
Por fim veja se existe alguma figura rítmica de acopanhamento que seja muito característica e procure uma forma de encaixá-la. Se a orquestra toca uma série de acordes repetidos nas cordas, você pode substituir isso por uma única nota no violão tocada no mesmo ritmo, só para "lembrar" aquela figura.
Espero ter ajudado um pouco, abraço e boa sorte aí! (E poste o resultado aqui depois!)
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#3 Julian J. Ludwig

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 982 posts
  • Violões:Domingos Domingues 7 Cordas SP/IN
    Wellington Polegário SP/IN

Postado 15 junho 2007 - 02:52

Otima trilha do Howard Shore, ja tirei algumas partes também. Boa sorte.
Imagem Postada

#4 Onilink

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 101 posts

Postado 16 junho 2007 - 21:03

@André:

É, to tentando tirar o resto da música aqui, mas tá complicado. Muito instrumento e muitos efeitos, tá difícil passar pro violão. Mesmo assim, vou tentando, valeu pelas dicas =D

@Julian:

Concordo, genial a trilha. Contudo, considero ainda John Williams (compositor :icon_twisted: ) o maior compositor de trilhas de cinema.

#5 Amadeu Rosa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1074 posts

Postado 16 junho 2007 - 21:37

Começa pela pequena orquestra....rsrs. É dificil ouvir todas as vozes. Começa por algo menor, que você tenha certeza que vai ouvir tuuuudo oque está acontecendo, aí sim escolher oque é principal e escreve.

Abraços!
Amadeu
Amadeu Rosa (Violão)
Bacharel em Violão Erudito
Acesse: http://www.amadeurosa.com.br

#6 Fredsalviato

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 92 posts
  • Violões:Di Giorgio Espanhol 1965.
    Emannuel Carvalho 2009

Postado 16 junho 2007 - 23:32

Uma outra maneira é conseguir um midi da musica e com a ajuda de um programa extrair a partitura, já fiz assim algumas vezes e funciona bem.

Abraços.

#7 Onilink

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 101 posts

Postado 20 junho 2007 - 21:13

Visualizar PostFredsalviato, em Jun 16 2007, 11:32 PM, disse:

Uma outra maneira é conseguir um midi da musica e com a ajuda de um programa extrair a partitura, já fiz assim algumas vezes e funciona bem.

Abraços.

Verdade, encontrei o tema de Rohan bonitinho, arranjadinho e perfeito em midi. Todavia, isso pula a parte mais legal e que mais dá aprendizado do processo: tirar a música e a orquestra de ouvido.

Bom, isso aqui foi o que eu consegui até agora. Não é muito expressivo, tendo em vista a longa data desse tópico, todavia fui eu sozinho quem consegui, e ainda estou adaptando e tentando tirar o resto das músicas. Estou me surpreendendo com minha capacidade de tirar músicas de ouvido, como ela está melhorando! Uma dia quero chegar ao ponto do meu professor (tira bossa-nova perfeitamente de ouvido ._.)

http://rapidshare.co...aolotr.mp3.html