Ir para conteúdo

Estudo VII Radamés

4 respostas neste tópico

#1 Nino Coutinho

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 144 posts
  • Violões:Samuel Carvalho 1995

Postado 18 junho 2007 - 13:31

Olá pessoal.

Gostaria de saber de quem toca ou já tocou esse estudo, qual a solução encontrada para as digitações dos compassos 31 a 34, onde se formam acordes de, digamos Bbdim/D e Bm7(b5)/D (isso deve estar nas linhas 2 e 3 da terceira página).

Creio q existam soluções tanto só alterando as digitações, quanto as que alteram a disposição das notas. Estou pesquisando várias, mas não achei a ideal.

Ou tem que ser macho mesmo e fazer estes saltos a tempo sem chiado??

Uma coisa q penso às vezes sobre a descrição dos andamentos do Gnattali, é q: ou ele viajou total na maionese, ou ele quer dizer MUITA coisa com eles!

Tipo, esse estudo VII ele coloca "comodo (seminima=110)". Só se for cômodo pro Barbosinha, a quem é dedicado! Ou é pra soar absolutamente cômodo? :thumbsup:

No estudo III, q ele coloca moderato para a mesma semínima=110. E acho ainda mais encrencado q o VII :parabens: ...

Ah, por curiosidade: qual a canção de Jobim q é citada na seção central desse estudo (III), conforme dito pelo Zanon no programa 22? Não consegui reconhecer.

Abraço,

Nino

#2 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9189 posts

Postado 18 junho 2007 - 14:02

Caro, o estudo só tem 29 compassos, como pode ser compasso 31?
Se for o compasso 21, a digitação que está impressa me parece ruim. eu tocaria o sol e o mi soltos. O compasso 22 é mais difícil, tem de saltar.
Os outros tudo bem, é só aproveitar cordas soltas.
Fica bem cõmodo assim. toque isso no piano, e 110 não é só cômodo, é chato de tão lento. Tem de estudar até ficar comodo como ficaria num teclado. Pense num compasso binario, pois se vc marcar cada tempo a música fica arrastada.
E o que te impede de fazer chiado? Não é pecado, não. Se bem que, usando a parte certa do dedo, talvez nem chie.
O no. 3 a 110 acho um pouco quadradinho demais. Gosto um pouco mais rápido. a música que ele "lembra" é a Estrada de Pedra (introdução), que também aparece no Quebra-pedra. A o menos no arranjo do Barbosa Lima são as mesmas notas.

#3 Nino Coutinho

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 144 posts

Postado 18 junho 2007 - 14:25

Zanon, eu te juro q a minha partitura tem 44 compassos!!! A edição de 68 da Brazilliance. Aliás, o Laurindo supervisionava mesmo essas edições? Porque tem direto aquelas digitações "qualquer coisa"...

A do compasso 31 (ou seu 21) realmente está embaralhada, e eu estava fazendo mesmo o sol e mi soltos.

Nos próximos 2 compassos, o Marcus Llerena praticamente tira uma semicolcheia pra fazer.

Aliás, quanto a essa gravação, ou eu realmente tenho outra edição, ou ele tomou certas "liberdades" (na verdade ela toma várias todo o tempo) especialmente nos finais desses 2 estudos. O estudo III ele termina com um rezão no grave, só, a minha tem um acorde (com sexta e nona). O estudo VII ele termina com um acorde, e o meu só tem um rezão!

O estudo III a mais de 110 pra mim ainda é uma técnica Jedi... :thumbsup:

O VII a 110 realmente não é a coisa mais rápida do mundo, mas esse pedacinho citado fica meio INcômodo.

Valeu,

Nino

#4 Luciano Lima

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 151 posts

Postado 18 junho 2007 - 15:08

Ola Nino,

A edicao da Brazilliance esta diferente porque os compassos repetidos estao escritos por extenso ao inves de usar o sinal de repeticao como aparece na edicao da Chanterelle.
O trecho a que voce se refere (compassos 31 a 34 na edicao da Brazilliance) sao equivalentes ao que o Fabio apontou, ou seja, compassos 21 e 22 na edicao mais recente.
A opcao de usar as cordas soltas funciona super bem. No entanto, para o acorde de Bm7(b5) uma solucao seria substituir o segundo Fa (terceira semi-colcheia do segundo tempo) por um Re solto. Esta nota faz parte da harmonia e te permite saltar para a setima posicao. A partir dai, voce toca o Si grave com o dedo 3 e o resto como esta escrito.
Com relacao as digitacoes, tem muito erro de impressao na edicao da Brazilliance.

Abraco,
Luciano.

#5 Nino Coutinho

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 144 posts

Postado 18 junho 2007 - 15:29

Legal, Luciano, eu estava pensando em trocar o Si q vem dpois do Fa pelo Re, para saltar no Re solto e cair na VII posição. A sua opção é mais coerente, mantendo a nota mais grave (acima do pedal).

Obrigado,

Nino