Olá a todos,
Um pouco na sequência do tópico do João França, quais seriam as peças de violão que vocês mostrariam para um compositor que não entende nada do instrumento?
Obrigado e um abraço
Ricardo
Que peças mostrar a um compositor
Criado por RicNog, 24 Jun 2007 06:53
7 respostas neste tópico
Postado 24 junho 2007 - 06:53
Postado 24 junho 2007 - 11:39
As que você julga serem as melhores! MAs eu tentaria mostrar boas MÚSICAS feitas por violonistas (tipo estudos do Villa), boas MÚSICAS escritas por não violonistas e que funcionem bem no instrumento (Bagatelas do Walton etc...) e transcrições que funcionam bem também, pra ele poder comparar com os originais e, de certa forma, entender o processo de adaptar uma idéia grande pro mundo do violão (Segovia seria o principal, acho eu).
E pensando nesses 3 "grupos", tente mostrar coisas que tenham a ver com a estética do compositor.
E pensando nesses 3 "grupos", tente mostrar coisas que tenham a ver com a estética do compositor.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com
Postado 24 junho 2007 - 17:25
Olá André e obrigado pela sua resposta. Você tem razão, essas diretrizes são boas, mas eu não estou realmente pensando em nenhum compositor em específico, o que eu procuri é mais uma espécie de "kit de peças para violão para mostar a compositores" , uma lista geral que desse para qualquer pessoa e que cobrisse o mais possível o espectro da composição.
Sei que sobre esse assunto o Julian Bream escreveu em 1957 um artigo chamado "How to write for the guitar" e o Angelo Gilardino tem um livro chamado La grammatica della chitarra (manuale ad uso dei compositori non chitarristi) em três volumes e com cds. As obras que Gilardino sugere para violão solo são:
-Nocturnal de Britten
-Homenaje de De Falla
-Fantasia de Gerhard
-Quatre Pièces Brèves de Martin
-12 Estudos de Villa-Lobos
O que vocês acrescentariam aqui?
Obrigado
Abraço
Ricardo
Sei que sobre esse assunto o Julian Bream escreveu em 1957 um artigo chamado "How to write for the guitar" e o Angelo Gilardino tem um livro chamado La grammatica della chitarra (manuale ad uso dei compositori non chitarristi) em três volumes e com cds. As obras que Gilardino sugere para violão solo são:
-Nocturnal de Britten
-Homenaje de De Falla
-Fantasia de Gerhard
-Quatre Pièces Brèves de Martin
-12 Estudos de Villa-Lobos
O que vocês acrescentariam aqui?
Obrigado
Abraço
Ricardo
Postado 24 junho 2007 - 22:55
sonatina de berkeley
Postado 24 junho 2007 - 23:53
Depende muito da linguagem do compositor. O Villa-Lobos e o Britten são respostas bem óbvias, o primeiro por ser o mais idiomático, o segundo por conseguir muito resultado com muito poucos recursos.
O único porém que vejo é que isso tende a encorajar novos compositores a ficarem um pouco fixados no que instrumento pode fazer, como o uso de cordas soltas e tal, e esquecemos de encorajá-los a explorar o que o violão ainda não pode fazer.
Acho que, neste caso, independente de qualidade musical, minha preferência recairia sobre os compositores violonistas, de Milán a Roland Dyens. Assim daria para o cara ter um retrato do que é que se produz com o dedo no violão e decidir se é aquilo que busca ou se é outra coisa.
Um cara que, apesar de não ser de minha preferência, acho interessante de mostrar é o Castelnuovo-Tedesco. Nenhuma obra dele é obviamente violonística no sentido de ficar com pedal na 6a corda solta ou de abusar dos acordes paralelos para cima e para baixo. Entretanto, é música extremamente bem concebida para o violão.
Aliás, como soe acontecer com os compositores que mais escreveram para Segovia, como Torroba, Ponce ou Turina.
Outra coleção muito interessante para um compositor consultar são os 60 Estudos de Virtuosidade e Transcendência do Gilardino. É um verdadeiro compêndio de figurações e possibilidades texturais, que conseguem se desenvolver de acordo com uma lógica estritamente musical, mas sem entrar em confronto com o braço do violão.
O único porém que vejo é que isso tende a encorajar novos compositores a ficarem um pouco fixados no que instrumento pode fazer, como o uso de cordas soltas e tal, e esquecemos de encorajá-los a explorar o que o violão ainda não pode fazer.
Acho que, neste caso, independente de qualidade musical, minha preferência recairia sobre os compositores violonistas, de Milán a Roland Dyens. Assim daria para o cara ter um retrato do que é que se produz com o dedo no violão e decidir se é aquilo que busca ou se é outra coisa.
Um cara que, apesar de não ser de minha preferência, acho interessante de mostrar é o Castelnuovo-Tedesco. Nenhuma obra dele é obviamente violonística no sentido de ficar com pedal na 6a corda solta ou de abusar dos acordes paralelos para cima e para baixo. Entretanto, é música extremamente bem concebida para o violão.
Aliás, como soe acontecer com os compositores que mais escreveram para Segovia, como Torroba, Ponce ou Turina.
Outra coleção muito interessante para um compositor consultar são os 60 Estudos de Virtuosidade e Transcendência do Gilardino. É um verdadeiro compêndio de figurações e possibilidades texturais, que conseguem se desenvolver de acordo com uma lógica estritamente musical, mas sem entrar em confronto com o braço do violão.
Postado 25 junho 2007 - 12:31
Olá, pessoal.
Por falar em Gilardino, estava olhando em seu site o "Segovia Archive", na seção de partituras.
Você destacaria alguma coisa de lá Zanon ?
Obrigado!
Por falar em Gilardino, estava olhando em seu site o "Segovia Archive", na seção de partituras.
Você destacaria alguma coisa de lá Zanon ?
Obrigado!
Postado 25 junho 2007 - 14:00
Eu também mostraria transcrições de peças conhecidas, que soam melhor no violão do que no instrumento original.
Por exemplo, Torre Bermeja, Asturias e Sevilla. Incluiria sonatas do Scarlatti e outras peças onde realmente se tem um ganho com o instrumento.
Por exemplo, Torre Bermeja, Asturias e Sevilla. Incluiria sonatas do Scarlatti e outras peças onde realmente se tem um ganho com o instrumento.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com