Ir para conteúdo

Que peças mostrar a um compositor

7 respostas neste tópico

#1 RicNog

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 45 posts

Postado 24 junho 2007 - 06:53

Olá a todos,

Um pouco na sequência do tópico do João França, quais seriam as peças de violão que vocês mostrariam para um compositor que não entende nada do instrumento?

Obrigado e um abraço

Ricardo

#2 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 24 junho 2007 - 11:39

As que você julga serem as melhores! MAs eu tentaria mostrar boas MÚSICAS feitas por violonistas (tipo estudos do Villa), boas MÚSICAS escritas por não violonistas e que funcionem bem no instrumento (Bagatelas do Walton etc...) e transcrições que funcionam bem também, pra ele poder comparar com os originais e, de certa forma, entender o processo de adaptar uma idéia grande pro mundo do violão (Segovia seria o principal, acho eu).
E pensando nesses 3 "grupos", tente mostrar coisas que tenham a ver com a estética do compositor.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#3 RicNog

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 45 posts

Postado 24 junho 2007 - 17:25

Olá André e obrigado pela sua resposta. Você tem razão, essas diretrizes são boas, mas eu não estou realmente pensando em nenhum compositor em específico, o que eu procuri é mais uma espécie de "kit de peças para violão para mostar a compositores" , uma lista geral que desse para qualquer pessoa e que cobrisse o mais possível o espectro da composição.

Sei que sobre esse assunto o Julian Bream escreveu em 1957 um artigo chamado "How to write for the guitar" e o Angelo Gilardino tem um livro chamado La grammatica della chitarra (manuale ad uso dei compositori non chitarristi) em três volumes e com cds. As obras que Gilardino sugere para violão solo são:

-Nocturnal de Britten
-Homenaje de De Falla
-Fantasia de Gerhard
-Quatre Pièces Brèves de Martin
-12 Estudos de Villa-Lobos

O que vocês acrescentariam aqui?

Obrigado

Abraço

Ricardo

#4 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2349 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 24 junho 2007 - 19:15

Visualizar PostRicNog, em Jun 24 2007, 10:25 PM, disse:

O que vocês acrescentariam aqui?

Alguma peça mais vanguardista, como La Espiral Eterna, ou Nunc, do Petrassi.
Sonata de Ginastera.

Juan

#5 Amadeu Rosa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1074 posts

Postado 24 junho 2007 - 22:55

sonatina de berkeley
Amadeu Rosa (Violão)
Bacharel em Violão Erudito
Acesse: http://www.amadeurosa.com.br

#6 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9177 posts

Postado 24 junho 2007 - 23:53

Depende muito da linguagem do compositor. O Villa-Lobos e o Britten são respostas bem óbvias, o primeiro por ser o mais idiomático, o segundo por conseguir muito resultado com muito poucos recursos.
O único porém que vejo é que isso tende a encorajar novos compositores a ficarem um pouco fixados no que instrumento pode fazer, como o uso de cordas soltas e tal, e esquecemos de encorajá-los a explorar o que o violão ainda não pode fazer.
Acho que, neste caso, independente de qualidade musical, minha preferência recairia sobre os compositores violonistas, de Milán a Roland Dyens. Assim daria para o cara ter um retrato do que é que se produz com o dedo no violão e decidir se é aquilo que busca ou se é outra coisa.
Um cara que, apesar de não ser de minha preferência, acho interessante de mostrar é o Castelnuovo-Tedesco. Nenhuma obra dele é obviamente violonística no sentido de ficar com pedal na 6a corda solta ou de abusar dos acordes paralelos para cima e para baixo. Entretanto, é música extremamente bem concebida para o violão.
Aliás, como soe acontecer com os compositores que mais escreveram para Segovia, como Torroba, Ponce ou Turina.
Outra coleção muito interessante para um compositor consultar são os 60 Estudos de Virtuosidade e Transcendência do Gilardino. É um verdadeiro compêndio de figurações e possibilidades texturais, que conseguem se desenvolver de acordo com uma lógica estritamente musical, mas sem entrar em confronto com o braço do violão.

#7 Miguel De Laquila

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 72 posts

Postado 25 junho 2007 - 12:31

Olá, pessoal.

Por falar em Gilardino, estava olhando em seu site o "Segovia Archive", na seção de partituras.
Você destacaria alguma coisa de lá Zanon ?

Obrigado!

#8 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 25 junho 2007 - 14:00

Eu também mostraria transcrições de peças conhecidas, que soam melhor no violão do que no instrumento original.
Por exemplo, Torre Bermeja, Asturias e Sevilla. Incluiria sonatas do Scarlatti e outras peças onde realmente se tem um ganho com o instrumento.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com