Ir para conteúdo

Hindemith

1 resposta neste tópico

#1 RicNog

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 45 posts

Postado 24 junho 2007 - 07:04

Olá,

Alguém sabe me dizer a origem do Trio de violões de Paul Hindemith? Na partitura da Schott ele vem com o título de Rondó, de 1925. No site da fundação Hindemith, www.hindemith.org , não aparece qualquer referência a esta obra no ano de 1925. Vem mencionado sim, no ano de 1930 um Triosatz für 3 Gitarren, From a cantata composed together with Harald Genzmer und Oskar Sala. Terá sido então esta cantata uma obra colectiva e o trio retirado dela? De qualquer maneira, eta peça para violões é muito interessante, uma verdadeira pequena jóia. Para quem conhecer a obra do Hindemith, quais seriam as obras dele que empregam o mesmo tipo de linguagem do que este Trio?

Muito obrigado

abraço

Ricardo

#2 Luciano Lima

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 151 posts

Postado 24 junho 2007 - 12:14

Teve um duo que fez uma versao para dois violoes deste Rondo; esta publicado pela Schott tambem.
Nao tenho a partitura aqui mas pelo que lembro o trio teria sido composto para uma Feira de Musica Nova em Berlim nos anos 20.

Uma peça que acho genial e a sonata para harpa. Ja tentei transcrever o primeiro movimento para violao solo mas fica muito complicado, "quase" funciona. Talvez para dois violoes fique bom.

O Hindemith tem varias obras nesta linha, e so dar uma pesquisada. Tem duas sonatas para orgao que sao otimas, sonata para viola (acho que tem mais do que uma), os quartetos de cordas, etc.

Abraço,
Luciano.