Ir para conteúdo

escalas e arpejos complicados que dificultam peças

5 respostas neste tópico

#1 fabiano borges

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 342 posts
  • Interests:contatos musicais
  • Violões:Samuel Carvalho de 6 cordas, Jorge Raphael de 7 cordas, Munhoz de 7 cordas.

Postado 26 junho 2007 - 16:39

Olá pessoal,

gostaria de saber a opinião de vocês quanto às escalas/arpejos que dificultam peças, a gente tem que verificar a maneira mais violonística e também a questão da anatomia. Só para citar duas peças eu falaria do zapateado do rodrigo quando tem as semicolcheias e as tercinas da valsa desvairada de garoto
alguém toca a escala do zapateado do rodrigo sem ligar nenhuma nota?

abraço a todos
está aberta a discussão
Mestre em Música pela UnB
www.fabianoborges.net
fabianoborgesnet.blogspot.com
www.myspace.com/fabianoborges

#2 Rogério Jorge

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 273 posts
  • Violões:Alhambra 4P
    Antonio Aparicio AA10
    Lidl's concert guitar

Postado 26 junho 2007 - 19:17

Muitas vezes utilizo ligados para ligar as notas, mas tenho que alcançar o volume desejado e o tempo é crucial para a energia não se perder.
Acredito que é preciso tocar bem lento ao início, porque é impossível alcançar ligação à velocidade normal sem conseguir fazer mesmo bem lento, e com a nossa mulher (o metronomo) ir aumentando gradualmente. É de má sonoridade e mau "estilo musical" não ligar perfeitamente as notas, fica muito sujo, pois é esse o problema das peças vituosas.
Na escala do Rodrigo recomendaria tocar uma breve sequencia de duas a 3 notas a uma determinada velocidade e parar a mão direita e a mão esquerda ir logo para a posição das proximas notas e repetir várias vezes isso até conseguir tocar as sequências todas ligadas.
A música é a arte de transmitir os nossos sentimentos através de algo maravilhoso.

#3 fabiano borges

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 342 posts
  • Violões:Samuel Carvalho de 6 cordas, Jorge Raphael de 7 cordas, Munhoz de 7 cordas.

Postado 26 junho 2007 - 23:05

Bom o zapateado do rodrigo e um exemplo. Eu toco essa peça ligando
a escala de semicolcheias e queria saber se alguém toca sem ligar como pede a partitura.......
essa é uma questão muito pessoal
quanto a técnica das peças que varia muito da interpretação violonística e também o que se pode fazer dentro dos limites tecnicos de cada um .....
tem gente que toca o estudo 7 do villa com os 3 dedos.......
são essas coisas
bom eu particularmente gosto dos ligados e é interessante que o pessoal coloque o que faz em certas peças que eu coloquei
abraço
www.fabianoborges.net

#4 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 26 junho 2007 - 23:20

Mesmo pra quem é possível fazer a passagem do Zapateado sem ligados, não fica bom, porque o negócio é tentar reproduzir uma hipotética articulação de um violino. Eu escuto Sarasate quando ouço aquilo, fica bom articular a descida de duas em duas notas. O problema é "esconder" esses ligados. A gente escuta o Barrueco e sabe que tem ligados, mas está tão bem tocado e uniforme que não se distingue onde.
Desvairada não toco.
Estudo 7 eu toco com 4 dedos, sem ligados...Mas dá pra tocar com m-i também, depende da facilidade da pessoa.

#5 Milton Costa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1541 posts

Postado 27 junho 2007 - 10:49

E tem também uma coisa, se vc não tocar rápido ( as musicas que tem que ser rápidas). vc nunca tocará rápido.
parece confuso, mas não é, é uma questão de adaptar a digitação á velocidade e não o contrário.

#6 fabiano borges

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 342 posts

Postado 28 junho 2007 - 23:31

Obrigado Zanon pelas dicas
eu acho que tudo isso envolve uma questão pessoal e queria a opinião exatamente nessas peças que eu coloquei. Realmente o Barrueco toca de um maneira tão perfeita que não se distingue os ligados no Zapateado.

abraço

Visualizar PostMilton Costa, em Jun 27 2007, 10:49 AM, disse:

E tem também uma coisa, se vc não tocar rápido ( as musicas que tem que ser rápidas). vc nunca tocará rápido.
parece confuso, mas não é, é uma questão de adaptar a digitação á velocidade e não o contrário.

meio confuso mesmo mas acho que entendo o que vc quer dizer. Na verdade não tenho muito problemas com os dedos m,i porque pratiquei flamenco uma época....mas a articulação dessa escalas mais complicadas acho interessante discutir experiências...
valeu
abraço
www.fabianoborges.net