Ir para conteúdo

Trabalho de conclusão de curso - onde conseguir material?

10 respostas neste tópico

#1 Onilink

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 101 posts
  • Violões:DiGiorgio Tárrega, Jacarandá da Bahia, Spruce Canadense, Ébano

Postado 26 junho 2007 - 17:36

Salvem caros!

É chegada a hora de começar a pensar acerca do meu TCC, que vai ser apresentado, provavelmente, no final do ano que vem.

Todavia estou em dúvida entre 3 temas, sendo que dois dizem respeito a esse fórum: "Samba, Bossa-Nova e Chôro" e "Violão Erudito".

O primeiro eu creio que, num país como o Brasil, deve ter bastante material, todavia eu nem sei por onde começar. Vocês conhecem livros ou editoras que tenham bastante material a esse respeito? Pretendo também fazer algumas apresentações de música durante a dissertação falada, alguma sugestão que vem-lhes à cabeça? :thumbsup:

O segundo é mais complicado, eu creio. Apesar de ter vários conhecidos no conservatório de Tatuí, obter material sobre a história do violão propriamente dito não seria das tarefas mais complexas. Todavia, livros também seriam interessantes, vocês tem idéias de alguns que já posso começar a procurar para ir me adiantando? Alguns compositores que, em sua história, praticaram mudanças significativas na história do violão?

(o terceiro tema é Linux, o mais fácil no caso porque tem uma quantidade homérica de coisas na internet, mas não cabe a discussão aqui :P)

Grande abraço a todos!

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 26 junho 2007 - 18:34

que curso é esse? Violão Erudito, Samba e etc e LINUX??????
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Onilink

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 101 posts
  • Violões:DiGiorgio Tárrega, Jacarandá da Bahia, Spruce Canadense, Ébano

Postado 26 junho 2007 - 18:40

Visualizar PostRicardo Dias, em Jun 26 2007, 06:34 PM, disse:

que curso é esse? Violão Erudito, Samba e etc e LINUX??????

Esqueci de comentar, é trabalho de escola ainda (me formo ano que vem, apesar de fazer 18 anos esse ano), ou seja, o tema é completamente livre, e como violão e computador são meus dois hobbys, nada melhor do que poder escolher entre um dos dois :thumbsup:

#4 rods

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 146 posts

Postado 26 junho 2007 - 19:05

Eu havia escrito uma resposta mais cuidada, mas fechei a janela por engano :thumbsup:
Sobre o tema "Samba, Bossa-Nova e Choro":
Choro: tem o livro do Henrique Cazes, Choro - Do Quintal ao Municipal.
Tem um outro livro que você pode baixar da internet "O Choro—reminiscências dos chorões antigos" de Alexandre Gonçalves Pinto (Animal) link
O site do IMS de maneira geral é uma boa fonte de pesquisa tanto pra samba quanto pra choro (antigos).

Para samba tem o livro "Feitiço Decente" do Carlos Sandroni e pra bossa-nova tem do Chega de Saudade do Ruy Castro.
Pra samba tem também um livro do Orestes Barbosa (de 1933) no IMS: link
Com certeza tem mais coisa. No site da Agenda Samba & Choro (aquele mesmo que tem um monte de partitura pirata) com certeza podem te dar mais referências.
Boa sorte

#5 Rogério Jorge

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 273 posts
  • Violões:Alhambra 4P
    Antonio Aparicio AA10
    Lidl's concert guitar

Postado 26 junho 2007 - 19:07

Eu iria para o Violão Erudito.
Há muita mesmo muita informação nos programas do Zanon, e mesmo pesquisando no Google (mas com cautela) e verificar. ver também datas de partituras. Ver o início com a vihuela, tablaturas, e por aí adiante.Qualquer dúvida qualquer um do fórum lhe saberá falar sobre isso. Mas trabalho de curso é mesmo esse! Pesquisar, pesquisar, pesquisar e organizar!
O Segundo, eu como vivo em Portugal, não tenho acesso a informação dessa e não estou acostumado a isso, portanto não seria minha escolha, mas parece que não tem tanto para falar como isso.
O Linux tem coisas para falar e serve de bom objectivo incentivar as pessoas a não usarem o software da Microsoft unicamente, pois este desde sempre tem sido o standard mas aos poucos muda-se as mentalidades. Falar no seu sistema único, com os seus subtipos, open source code disponível na Net, ser gratuito, ter mais facilidades. Porque não em vez de Linux, sistemas operativos? A Microsoft tem uma longa história, e até podia associar com a música através de MIDI's, DSP's....
(Se eu continuo Ricardo o Sereno que irá tocar o estudo 12 de Villa-Lobos ainda me expulsa :thumbsup: )
Daqui, é o que eu aconselho, mas a decisão é sua e o que for mais cómodo para si, afinal, a pesquisa tem que ser muita, pessoal e muito bem organizada.
A música é a arte de transmitir os nossos sentimentos através de algo maravilhoso.

#6 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 26 junho 2007 - 21:04

TCC em escola? daqui a pouco vão trocar o primeiro grau por um projeto de pesquisa orientado... não entendo o que querem com essas coisas.

JA sobre samba e choro tem muita coisa. Va verdad evoce poderia ampliar e fazer uma pesuqisa legal sobre música brasileira que ia aprender muitas coisas. Tem livros de Mario de Andrade, Brino Kiefer, Wisnik, Jose maria neves entre outros.

Se voce for pesquisar sobre violão erudito vai ter que focar, senão vai ficar muito espalhado. é um assunto amplo demais.

Poderia fazer sobre violão classico no Brasil, que também é muito legal.

#7 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9189 posts

Postado 26 junho 2007 - 21:26

TCC parece coisa de escola britânica. pensando bem, acho legal. É um passo além de simplesmente escrever um "trabalho"; com o excesso de informação de hoje, é importante ensinar o estudante a filtrar.
Recomendo vivamente o livro do Wisnik. Se vc lê inglês, Rhythms of Resistence, de Peter Fryer. tem um livro menos rigoroso, mas interessante sobre choro: Carinhoso Etc de Ary Vasconcelos. Os livros do Ruy Castro, de uma forma geral, sõa legais pra ter o sabor da era do rádio e da bossa nova. O Noites tropicais do Nelson Motta dão uma idéia da indústria da MPB dos anos 60 pra cá e é super-gostoso de ler.
Sobre violão clássico, sem ler outras línguas eu acho um pouco arriscado, porque você vai se limitar a 2 ou 3 livros em Português. Sobre violão no século XX, minha série A Arte do Violão é um ponto de partida razoável, que vai gerar interesses secundários.
Outro assunto que pode ser explorado é o violão brasileiro, e daí também acho que a série o Violão Brasileiro vai ser um ponto de partida bem razoável. Até a metade do ano que vem, ela provavelmente estará terminada, daí é só dar uma ordem pra coisa, dividir por assuntos e cronologia.

#8 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 27 junho 2007 - 00:54

Esse livro do Wisnik é super denso mesmo. Se não me engano, nele ele faz uma análise maravilhosa de Cajuina. Mas não é uma leitura fácil.
Leitura gostosa mesmo, concordo com o Zanon, é esse Noites Tropicias do Nelson Motta.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#9 Milton Costa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1542 posts

Postado 27 junho 2007 - 10:41

Onilink,

Eu faria algo mais leve, coisas mais densas talvez para um mestrado ou algo assim.
Fale sobre a importancia da música no dia a dia; use cenas de filmes que abordam varios temas, e apresente a mesma cena com músicas diferentes.
Marchas com finalidades militares, filmes de terror com musicas leves e ligeiras, enfim, mostre as pessoas que a musica causa mais impacto na cena do que ela própia. Não sei, é uma idéia, se eu estivese assistindo a sua apresentação , gostaria de ver algo mais nessa linha.

abs

Milton Costa

#10 Alexandre Silva

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 101 posts
  • Interests:choro.

Postado 27 junho 2007 - 10:58

eu voto no linux. pelo menos pra mim é mais fácil que violão erudito.
Alexandre Ribeiro da Silva