Só recentemente conheci o trabalho dessa violonista junto com Alexandre Lagoya. Achei fantástico esse duo. Bem já ouvi comentários dizendo que ele não era lá esss coisas, mas em compensação ela era de uma sonoridade e tecnica excepcionais. Recentemente, comecei a incentivar minha namorada a esudar violão clássico. Ela uriosamente me perguntou: Qual foi a violonista de maior destaque? Pensei em algumas mulheres, gosto muito da Li Jie e da Sharon Isbin, mas aí lembrei do que eu ouvi da Ida Presti e a mencionei como a maior violonista em termos de reconhecimento musicalidade. Cometi algum Engano? Enfim, qual seria violonista de maior renome? Seria ela mesmo? Espero que possam deixar suas opiniões. Até ver amigos!!!
Ida Presti, a maior entre as mulheres?
Criado por Atanasio Junior, 28 Jun 2007 12:35
14 respostas neste tópico
Postado 28 junho 2007 - 12:35
Postado 28 junho 2007 - 12:48
Acredito que o nome da Ida Presti desperta poucas controvérsias, ela era, de fato, fenomenal e é difícil pensar em alguém do time feminino com maior reconhecimento do que ela. Aliás, ela tinha uma musicalidade que transcendia o fato de ser mulher.
Violão Popular Brasileiro: http://brazilianguitar.net

Postado 28 junho 2007 - 12:53
A Ida Presti é tão grande que não tem como comparar com outras mulheres. Tem bastante mulher tocando bem por aí, mas Ida Presti foi Ida Presti, e vice-versa, rs.
Abraços!
Amadeu
Abraços!
Amadeu
Postado 28 junho 2007 - 13:08
Pô,
todo mundo fala dessa mulher, e eu, na primeira vez que ouvi o nome dela, achei que era alguma jogadora de tênis!
Como faço pra ouvir algo dela, ou ver um vídeo?
Abs.
PS: desculpem o tracadilho, mas essa Ida realmente "Presta"?
todo mundo fala dessa mulher, e eu, na primeira vez que ouvi o nome dela, achei que era alguma jogadora de tênis!
Como faço pra ouvir algo dela, ou ver um vídeo?
Abs.
PS: desculpem o tracadilho, mas essa Ida realmente "Presta"?
Postado 28 junho 2007 - 13:15
Como virtuose, me parece que foi um dos maiores talentos, senão o maior, da história do violão, independente de genero sexual.
Como música, idem. Ao unir esses dois atributos, temos uma das maiores violonistas de todos os tempos. Com certeza a maior entre as mulheres.
Parece que o Gilardino contou que um colega dele, que ouviu a Ida Presti ensaiar durante anos, nunca viu um só erro. Mesmo nos ensaios mais informais, ela acertava sempre, todas as notas. Se é verdade, não sei, mas o que se pode comprovar é que mesmo nas gravações de quando ela tinha 14 anos, que não podiam ser editadas, vc não ouve nenhum escorregão. Essa naturalidade técnica é impressionante.
E a musicalidade, basta ouvir e comprovar. Tira um som incrível, sabe lidar com agógica, dinâmica, articulação... Recebeu um elogio do Segovia, o que é um feito por si só.
Como música, idem. Ao unir esses dois atributos, temos uma das maiores violonistas de todos os tempos. Com certeza a maior entre as mulheres.
Parece que o Gilardino contou que um colega dele, que ouviu a Ida Presti ensaiar durante anos, nunca viu um só erro. Mesmo nos ensaios mais informais, ela acertava sempre, todas as notas. Se é verdade, não sei, mas o que se pode comprovar é que mesmo nas gravações de quando ela tinha 14 anos, que não podiam ser editadas, vc não ouve nenhum escorregão. Essa naturalidade técnica é impressionante.
E a musicalidade, basta ouvir e comprovar. Tira um som incrível, sabe lidar com agógica, dinâmica, articulação... Recebeu um elogio do Segovia, o que é um feito por si só.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 28 junho 2007 - 13:28
Tem no YouTube, era de fato espetacular. E deixou uma aluna excepcional, Alice Artzt, que lamentavelmente parou de tocar.
Postado 28 junho 2007 - 14:23
Fazer um julgamento artístico baseado em sexo me parece um pouco artificial (se fechar os olhos não dá pra dizer se é homem ou mulher). Mas me parece claro que ida Presti foi um dos maiores talentos da história do violão, e que Maria Luísa Anido estava ali naquele patamar também (aliás celebramos seu centenário neste ano).
Há muitas outras, claro; as que você mencionou são competentes e reconhecidas, mas teriam que ter outra vida pra tentar tocar no nível da Presti de da Anido.
Há muitos vídeos no YouTube.
Há muitas outras, claro; as que você mencionou são competentes e reconhecidas, mas teriam que ter outra vida pra tentar tocar no nível da Presti de da Anido.
Há muitos vídeos no YouTube.
Postado 28 junho 2007 - 14:50
A pouco tempo eu revisitei os cds da primeira série de programas que o Fabio Zanon gravou na radio cultura, e escutei o programa que falava do duo Presti-Lagoya. Nesse programa tem uma interpretação da Ida do primeiro movimento da sonatina do Torroba. Fantástico, e ela tinha só 14 anos se não me engano. É a interpretação mais interessante que já ouvi desse movimento (que Segovia não me ouça).
Além de vídeos do youtube, seria possível conseguir o disco da Ida solo? Acredito que isso já saiu de circulação a muito tempo, coisa de colocionador, mas se alguém souber como é possível conseguir mais gravações da Ida, dê um toque.
Abraços,
Felipe
Além de vídeos do youtube, seria possível conseguir o disco da Ida solo? Acredito que isso já saiu de circulação a muito tempo, coisa de colocionador, mas se alguém souber como é possível conseguir mais gravações da Ida, dê um toque.
Abraços,
Felipe
Felipe Magdaleno
Postado 28 junho 2007 - 15:03
As gravações dela bem jovens saíram pela do-re-mi, num cd dividido com gravações da Louise Walker.
Postado 28 junho 2007 - 17:43
"Parece que o Gilardino contou que um colega dele, que ouviu a Ida Presti ensaiar durante anos, nunca viu um só erro. Mesmo nos ensaios mais informais, ela acertava sempre, todas as notas."
Uma das coisas mais interessantes no ser humano é a sua capacidade de construir mitos .
Há poucos dias foi postado neste fórum um link de um vídeo no Youtube em que a Ida Presti tocava o Prelúdio 1 do Villa Lobos e em cuja execução cometia inúmeros erros técnicos em passagens bastante simples .
Mesmo sem levarmos isto em consideração , a execução não tinha nada de espetacular , nem do ponto de vista técnico ou mesmo da interpretação .
O Bream ou o Segóvia tocavam muito melhor , e até músicos não profissionais de hoje em dia superariam aquela performance .
Não que estivesse tocando mal , apenas não me pareceu nada fora do comum .
Pode ter sido o momento , mas quando se diz que ela não errava nem mesmo em ensaios ...
Uma das coisas mais interessantes no ser humano é a sua capacidade de construir mitos .
Há poucos dias foi postado neste fórum um link de um vídeo no Youtube em que a Ida Presti tocava o Prelúdio 1 do Villa Lobos e em cuja execução cometia inúmeros erros técnicos em passagens bastante simples .
Mesmo sem levarmos isto em consideração , a execução não tinha nada de espetacular , nem do ponto de vista técnico ou mesmo da interpretação .
O Bream ou o Segóvia tocavam muito melhor , e até músicos não profissionais de hoje em dia superariam aquela performance .
Não que estivesse tocando mal , apenas não me pareceu nada fora do comum .
Pode ter sido o momento , mas quando se diz que ela não errava nem mesmo em ensaios ...