Ir para conteúdo

Quinzena de Estudo

15 respostas neste tópico

#1 Augusto

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 753 posts
  • Violões:Ricardo Dias, 2007 - Jacarandá-Indiano e Pinho

Postado 28 junho 2007 - 15:05

Esta última quinzena foi ótima para mim. Estou estudando carcassi XI. Na última quinzena descobri, com a ajuda do Milton e do André Priedols, que deve-se abafar os baixos do estudo XI. Me dediquei pra caramba para conseguir abafar os baixos. No início foi muito desconfortável. Tive que baixar o metrônomo para caramba para conseguir tocar. Literalmente tive que voltar a estaca zero desta música. Mas com o incentivo do pessoal, consegui me dedicar e hoje estou tocando-a em um andamento muito mais rápido do que estava tocando antes de começar a investida no abafamento dos baixos. Outro ponto é que consegui introjetar a técnica de abafamento usando o dedão. Estou tocando o estudo XI abafando todos os baixos de forma inconciente, ou seja, com a investida que dei consegui passar a barreira do desconfortável e troncho e agora me sinto no natural, me deixando bem confortável para trabalhar as questões interpretativas da música. Valeu muito apena mesmo. Se sentir vencendo uma barreira é realmente indescritível. Gostaria muito de agradecer ao pessoal do fórum que me ajudou nesta etapa (Milton, André, Samuel, e muito outros).

Senti que estava preprado para pegar uma outra música, focando na parte de leitura, enquanto trabalhava a parte interpretativa do estudo XI. Comecei investir então no estudo XII. Percebo claramente como é importante mantermos um rítmo e uma frequencia no estudo. Em pouco tempo já tenho quase todo o estudo XII resolvido. Estou muito feliz mesmo com o progresso destas duas semanas.

Rítmo e frequência! Eis o segredo!

Grande Abraço a todos!

#2 Eugenio

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3304 posts
  • Violões:Tessarin 7 2005, Jorge Raphael 2007, Tessarin 2008

Postado 28 junho 2007 - 16:01

Terminei Surfboard e Dengoso, já estou tocando bem direitinho, o resto agora é ajuste fino.

Resolvi investir em estudar duas novas peças, ambas com figueta, ambas pedreiras: Infância, no arranjo de Ulisses Rocha (adaptada pro 7 cordas) e Lamentos do Morro, no arranjo do Raphael Rabello. Se eu vou sobreviver, aí já é outra história.

Estou tentando tocar com mais atenção e afinco, estou me preparando para um recital em agosto, eu vou ter que apresentar um programa de quase 1 hora de música brasileira, nunca toquei esse tanto numa única apresentação.
Violão Popular Brasileiro: http://brazilianguitar.net

Imagem Postada

#3 Augusto

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 753 posts
  • Violões:Ricardo Dias, 2007 - Jacarandá-Indiano e Pinho

Postado 28 junho 2007 - 16:04

Muito bom Eugenio! Parabéns mesmo!

Infância é do Egberto Gismont?

Abraços.

#4 Eugenio

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3304 posts

Postado 28 junho 2007 - 16:07

Sim, é aquela do Egberto mesmo! Aqui vai um pedacinho:

http://www.luthierguitars.com/ulissesrocha...eo/Infancia.MPG

A parte da 7ª corda eu estou incrementando por minha conta e risco, mas a base é toda a do Ulisses, que arrebentou nesse arranjo.

Imagem Postada

#5 Mario Sampaio

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1405 posts
  • Violões:Antônio de Pádua 2004 - Cedro
    Polegário 2009 Sete Cordas - Abeto

Postado 28 junho 2007 - 20:50

Pô, comecei a baixar o vídeo e achei que ia conhecer a figura do Eugênio... eheheh. Não foi dessa vez que tivemos o prazer.

Esse é o Ulisses? Caramba, toca pra cacete. Que arranjo maneiro. Vai fundo, Eugênio!
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com

#6 Luiz Felipe Maia

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 154 posts

Postado 28 junho 2007 - 20:53

ainda estou estudando tempo de futebol do marco pereira. a parte mecânica da música ainda está bem ruim, uma sujeira só, melodia e harmonia quase sempre juntas, aí tem que ver a música com calma, mas devagar e sempre, tem pressa não...fora isso, só repasando o bom e velho repertório mesmo!

#7 Eugenio

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3304 posts

Postado 28 junho 2007 - 21:23

Visualizar PostMário Sampaio, em Jun 28 2007, 08:50 PM, disse:

Pô, comecei a baixar o vídeo e achei que ia conhecer a figura do Eugênio... eheheh. Não foi dessa vez que tivemos o prazer.

Esse é o Ulisses? Caramba, toca pra cacete. Que arranjo maneiro. Vai fundo, Eugênio!

Ah, vai demorar pra eu mostrar a cara no fórum! E pode crer que é muito melhor mostrar o pai da criança tocando do que eu!

Imagem Postada

#8 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 28 junho 2007 - 21:27

Fala, Augusto. Que bom que você superou essa deficiência, pois esta técnica é muito importante no violão. Uma outra dica que eu daria nesse aspecto é dar uma repassada nas músicas que você já toca e conferir se não há momentos que merecem o abafamento e você está deixando passar.
Uma dica que "roubei" do Edson Lopes, prof. de Tatuí, é marcar na partitura o momento de abafar as cordas: eu escrevo bem grande Px (x substitui o número da corda a apagar).
Aí quando você for estudar os trechos lentos e tal você já incorpora na hora o gesto do polegar.

Abração e bons estudos!
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#9 dany.eudes

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1478 posts
  • Violões:Tessarin 2006 SP

Postado 28 junho 2007 - 23:24

Eugenio,
conte-nos como é que se treina a figueta para tocar Lamentos do Morro!...

(Eu ainda quero viver bastante para tocar aquela introdução!)
dany.eudes

#10 Onilink

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 101 posts
  • Violões:DiGiorgio Tárrega, Jacarandá da Bahia, Spruce Canadense, Ébano

Postado 28 junho 2007 - 23:31

Terminei de tirar o "Prelúdio", do Santiago de Murcia, agora vou ficar ajeitando e espero, até final da semana que vem, tirar o "Allegro" inteiro também. E dependendo do que meu professor trouxer, tiro Farewell (do Sérgio Assad, acho) ou Canários.