Ir para conteúdo

Levando o violão para uma viagem

12 respostas neste tópico

#1 querosairdaqui

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 33 posts

Postado 30 julho 2007 - 14:10

Pretendo levar o violão para Campos de Jordão nesse final de semana e apesar de estar congelando aqui em São Paulo é bem provavel que ainda haja uma boa diferença de temperatura de uma cidade para a outra. Gostaria de saber quais cuidados tomar com o violão na viagem, se eu posso deixar o quarto do hotel com uma temperatura confortavel por meio do aquecedor sem me preocupar com o violão, quais são os principais cuidados que devo tomar?

Desde já agradeço.

#2 Luis Gustavo

Assiduidade 1

• Participante2
  • Pip
  • 69 posts

Postado 30 julho 2007 - 16:24

Raphael não vejo nenhum problema muito drástico com seu violão, só cuidado com a umidade relativa do ar se estiver muito seco use uma bacia de agua no quarto que esta tudo resolvido.

Valeu
Luis Gustavo

#3 querosairdaqui

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 33 posts

Postado 30 julho 2007 - 22:14

Obrigado!

Vai completar um ano que adquiri o meu violão de luthier e eu tenho sempre medo de algo acontecer com ele.

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 30 julho 2007 - 22:46

É isso, ou guarde no banheiro.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 L. Latú

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1246 posts

Postado 30 julho 2007 - 22:54

Longe do box...

Foi ruim, tá bom...

hehe...
www.youtube.com/llpopzera

#6 Andre Castillo

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 687 posts
  • Violões:Abreu - 1990 - SP/BR

Postado 30 julho 2007 - 23:09

Pô pessoal, tambem gostaria de saber sobre isso.
E para ir para um lugar mais seco/quente.. pode ir com o ar condicionado do carro ligado (sem coloca-lo no porta malas, é lógico).. e como faço pra quando chegar lá não dar um choque térmico no bichinho? (carro frio/cidade MUITO quente) ou dentro do estojo não rola choque térmico????

Desculpem o monte de dúvidas, mas sou iniciante, e já tive vários pesadelos com meu violão rachando.. (alguns bem proximos da realidade por sinal)

#7 Luis Gustavo

Assiduidade 1

• Participante2
  • Pip
  • 69 posts

Postado 30 julho 2007 - 23:19

Veja bem ACastilho o grande vilão do violão e especialmente dos jacarandás é a umidade relativa do ar. Então se você for para um lugar quente mas com um tempo super seco toma cuidado, põe um dumping ou deixa dentro do banheiro como o Ricardo falou ou seja restabelece sua própria umidade. Mesma coisa se for em lugar com clima frio mas seco. Outras coisas se acontecerem é mais raro, então no stress só cuida da umidade relativa do ar de 50% á 80% beleza de 40% para baixo comece a se assustar e dá uns goles d'agua para o bichinho.

Abraços
Luis Gustavo

#8 Augusto

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 753 posts
  • Violões:Ricardo Dias, 2007 - Jacarandá-Indiano e Pinho

Postado 30 julho 2007 - 23:23

TEm um ponto que eu acho que o pessoal está confundindo: quente e frio não tem nada haver com o risco de acontecer alguma coisa no instrumento. O problema é SECO e ÚMIDO. Percebam que pode estar frio e seco. E também pode estar quente e seco. A outra combinação também é valida: quente e úmido e frio e úmido. O ar condicionado caracteriza-se por tirar umidade do ar. Mas isso tem mais haver com o processo de tirar calor do ar. só isso. Exemplos seriam: o Rio está frio e úmido neste exato momento. São Paulo está frio e seco neste exato momento.

Outro ponto importante é qeu vc deve levar em consideração o ambiente em que seu violão foi construído. Por exemplo, quem é de belem do pará, uma cidade super úmida, deve tomar cuidado em ir para São Paulo em determinadas épocas. Já sair de belem e ir para o Rio de Janeiro, essa preocupação pouco deve existir, dado que o Rio tb é úmido. Sair de uma cidade com pouco umidade e ir para uma de muito umidade o cuidado é quase inexistente, pois o que acontecerá é o violão ficar com um som fanho. O contrário é que é mais preocupante (sair de uma cidade umida e ir para uma seca) pois o violão pode rachar.

Bom, espero ter ajudado em algo!

#9 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 30 julho 2007 - 23:33

Perfeito.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#10 Andre Castillo

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 687 posts
  • Violões:Abreu - 1990 - SP/BR

Postado 31 julho 2007 - 02:52

Opa, Brigadão aí pessoal, e bem, eu to com um Higrometo daqueles de reloginho, dentro do case, mas como não confio muito, de vez em quando dou uma conferida na internet.
e quando ficar muito seco ou for viajar, ponho um umidificador no estojo.. e rezo... hehe :guitar:

Abraços. :graduated: