Olá pessoal!
Queria uma dica a respeito de cases mais leves. O meu é de madeira e nao da pra ficar andando o dia inteiro com ele.
Num seminario esbarrei com um cara que tinha um case que era, se nao me engano, de isopor e muuiito mais leve. Mas nao estou achando desse pra comprar.
queria uma dica de vcs.
Obrigado.
Case leve
Criado por Diogo Oliveira, 10 Ago 2007 00:02
41 respostas neste tópico
Postado 10 agosto 2007 - 00:02
Postado 10 agosto 2007 - 00:38
Bem, leve eventualmente significa frágil. Se é para ser frágil, que seja uma capa super acolchooada.
Postado 10 agosto 2007 - 01:15
Outro dia estava na faculdade segurando o violã de pé(no estojo pesado, padrão) quando um colega passou com pressa e deu um chute com toda sua força. Consegui segurar o violão, para não cair, e nada aconteceu. Se fosse uma capa acolchoada, que eu já havia até cogitado em comprar, provavelmente estaria sem violão agora.
Uma alternativa boa e mais barata que os estojos importados de fibra de carbono, fibra de vidro e não sei mais o que, é um da gator, se eu não me engano, que é de madeira também, mas pelo visto são lâminas mais finas de compensado com o acabamento em nylon, como uma mochila(de zipper e tudo). Vi na teodoro sampaio por 240 outro dia. O Suguyama fazia uns estojos de fibra de vidro, mas não sei quanto custam, nem se ainda faz, e nem se eram significativamente mais leves do que os normais que a maioria usa. Alguem sabe?
Uma alternativa boa e mais barata que os estojos importados de fibra de carbono, fibra de vidro e não sei mais o que, é um da gator, se eu não me engano, que é de madeira também, mas pelo visto são lâminas mais finas de compensado com o acabamento em nylon, como uma mochila(de zipper e tudo). Vi na teodoro sampaio por 240 outro dia. O Suguyama fazia uns estojos de fibra de vidro, mas não sei quanto custam, nem se ainda faz, e nem se eram significativamente mais leves do que os normais que a maioria usa. Alguem sabe?
Labiuai Henning Coimbra
Postado 10 agosto 2007 - 09:11
Tem um case da Gator bem leve, mas com uma resistência aparentemente boa.
http://www.gatorcases.com/productsmodeldet...D=15&MID=15
http://www.gatorcases.com/productsmodeldet...D=15&MID=15
Postado 10 agosto 2007 - 11:04
Não é só aparência.
Ele é leve como as capas de plástico e o material exterior é muito duro.
Mas tem uma peculiaridade:
Não fica folga nenhuma.
O violão entra no case quase como uma rolha entra na garrafa de vinho. Tem que fazer um pouco de pressão pra encaixar.
Não sei ainda se isso é bom ou ruim.
Mas fiquei muito feliz com o brinquedo.
Ele é leve como as capas de plástico e o material exterior é muito duro.
Mas tem uma peculiaridade:
Não fica folga nenhuma.
O violão entra no case quase como uma rolha entra na garrafa de vinho. Tem que fazer um pouco de pressão pra encaixar.
Mas fiquei muito feliz com o brinquedo.
Postado 10 agosto 2007 - 11:12
Clip, em Aug 10 2007, 11:04 AM, disse:
Não fica folga nenhuma.
O que os luthiers acham? por favor.
Visite o blog da Oficina de Cordas (SJC) http://www.sofij.org.br
Postado 10 agosto 2007 - 11:16
Quando comprei o meu Suguyiama, era com aquele case tradicional. Era tão justo (não apertado), que quando você colocava o violão no case, só por cima, e soltava, ele descia vagarosamente, a medida que o ar saía, como se tivesse um amortecedor. Com o tempo o forro ficou menos fofo e este efeito não acontece mais, mas ainda é bem justo. Eu diria que um case sem folga nenhuma deveria ser "custom made", afinal, e se o seu violão for maior, menor, mais gordinho, sei lá...
Postado 10 agosto 2007 - 12:34
Esses dias estive em posse de um Violão que tinha esse modelo de Case da Gator aí da foto. Estava nele um Di Giorgio Master 1986, que não é um violão de medidas pequenas e entrava perfeito. Nem justo e nem folgado demais. Achei muito interessante. É bem leve mesmo e protege bem o instrumento, mas constatei um problema:
Esse Nylon que ele tem por fora é preso a uma lâmina bem fina de compensado que circunda todo o case, através de parafusos e arroelas, e esse compensado esta colado a um isopor bem denso. A Alça é costurada à essa "capa" de Nylon que reveste o isopor. Nesse Case que estava aqui comigo, os 3 parafusos que estavam próximos a alça já haviam se soltado do compensado (a rosca no compensado não suportou o peso do case + o violão), e tbm duas das dobradiças já estavam soltas pq o compensado lascou nos parafusos. Esse case que cito não tem bem dois anos de uso... espero que já tenham corrigido o problema.
Eu gosto muito dos cases da AMS que o Álvaro faz aí em São Paulo e acho que a maioria dos luthieres brasileiros fornecem seus violões com esses cases.
Abraço!!
Esse Nylon que ele tem por fora é preso a uma lâmina bem fina de compensado que circunda todo o case, através de parafusos e arroelas, e esse compensado esta colado a um isopor bem denso. A Alça é costurada à essa "capa" de Nylon que reveste o isopor. Nesse Case que estava aqui comigo, os 3 parafusos que estavam próximos a alça já haviam se soltado do compensado (a rosca no compensado não suportou o peso do case + o violão), e tbm duas das dobradiças já estavam soltas pq o compensado lascou nos parafusos. Esse case que cito não tem bem dois anos de uso... espero que já tenham corrigido o problema.
Eu gosto muito dos cases da AMS que o Álvaro faz aí em São Paulo e acho que a maioria dos luthieres brasileiros fornecem seus violões com esses cases.
Abraço!!
Abraço!
Ivanhoé Ferreira Jr.
"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"
Postado 10 agosto 2007 - 12:37
Ainda prefiro o Suguyiama, é levinho, bem resistente, e muito pratico que levar devido a alça que ele tem.
Para quem ja tentou tomar metro ou onibus com case.... para quem toma muito avião também é legal, cabe bem no bagageiro de teto.
Agora, tenho a impressão que os de fibra não são tão térmicos.
Para quem ja tentou tomar metro ou onibus com case.... para quem toma muito avião também é legal, cabe bem no bagageiro de teto.
Agora, tenho a impressão que os de fibra não são tão térmicos.