Ir para conteúdo

Qual o Violão ideal para tocar sem unhas?

44 respostas neste tópico

#1 kbuchi

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 476 posts
  • Violões:Carlos Augusto 2012 SP/BR

Postado 19 agosto 2007 - 23:50

Pessoal,

Já tem algum tempo que venho espiando este forum...

Como não poderia deixar de ser, meu primeiro post é para solicitar ajuda...

Estou adquirindo um novo Violão... :guitar:

Mas toco sem unhas... :yes:

E aí vem a dúvida: - Qual é o Violão ideal para ser tocado sem unhas?

O que seria melhor: Pinho ou Cedro? Escala elevada ou normal?

Agradeço qualquer ajuda... :thumbsupsmiley:
Carlos Augusto

#2 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 20 agosto 2007 - 00:16

Cara, essa é difícil. Acho que faz uns 70 anos que nenhum violonista classico importante toca sem unhas. Então é um chão inexplorado. A não ser que voce esteja falando em violão popular, mas daí não posso dar dicas pois não é mesmo minha área.

Eu chutaria que um de pinho deve ser melhor pois tem mais nitidez. Acho que a polpa do dedo deve dar um som mais redondo e com pouco ataque. Também seria legal buscar um instrumento não muito tenso, pois a resistencia do dedo sem unha é muito maior do que a da unha, então se o violão for tenso vai ficar muitissimo complicado de tocar para as duas mãos.

Mas se você não está falando de violão de luthier e está pensando em ir numa loja e comprar um desses made in china, o jeito é sentar e mandar os caras te trazerem todos os instrumentos. Testar todos e ver quais que afinam, tem uma tocabilidade decente e um som que preste. Desses voce pega o que mais agradar e tiver melhor custo/benefício e pronto.

Teoricamente, Mas teoricamente mesmo, nada que eu tenha testado, o modelo Torres seria o melhor, pois era o violão utilizado pelos ultimos violonistas que não usavam unhas. Mas para ser um modelo torres tem que ser violão artesanal. Se você comprar um Tárrega da di giorgio voce certamente não estará levando uma replica de torres para casa.

Espero ter ajudado com essas dicas, mas pergunte mais se sobrarem dúvidas.
Ah sim, voce poderia partir para um alaude ou vihuela também, mas isso ja é outro universo...

Abraço.

#3 kbuchi

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 476 posts

Postado 20 agosto 2007 - 00:25

livi,

Obrigado pela rápida resposta...

Toco, digo, estudo Violão Clássico e estou adquirindo um Violão de Luthier...

Estou pensando em pegar um Samuel Carvalho ou Sérgio Abreu...

:yes:
Carlos Augusto

#4 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 20 agosto 2007 - 00:44

Cara, nesse nivel talvez valha a pena pensar com carinho. Uma sugestão possível seria você conversar com o luthier sobre isso. Talvez o Samuel ou o Sérgio possam fazer pequenas alterações no instrumento para adaptar à sua realidade. Imagino que ambos os dois façam esse trabalho mais personalizado.

Grande abraço e boa sorte. Mas encomendando de uma dessas foras da lutheria nem precisa de sorte.

#5 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 20 agosto 2007 - 01:01

Antes de mais nada, bem-vindo.
É totalmente impossível você deixar crescer a unha?
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#6 kbuchi

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 476 posts

Postado 20 agosto 2007 - 01:16

Ricardo,

Obrigado pelas boas-vindas... :yes:

Estudei no Rio com o professor Juarez Carvalho - depois de ouvir o som que ele tira do Violão, sem unhas, nunca mais quis tocar com elas e continuo não quererendo... :thumbsupsmiley:
Carlos Augusto

#7 Philos

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1544 posts
  • Interests:Música, luteria

Postado 20 agosto 2007 - 01:31

Tenha em mente que pra chegar na sonoridade do Juarez vai levar muito tempo, inclusive por causa do processo de calejamento que será mais intenso que na mão esquerda...

Há também a menor variedade de timbre e, por haver menos brilho, menor projeção.

Se tudo que quer é um timbre bonito, ou não tem paciência pra cuidar das unhas, pode ser uma boa opção, se estiver determinado a esperar um resultado a longo prazo.
Quem quiser entrar em contato, por favor use o email "felipe ponto luthier arroba gmail ponto com"

#8 kbuchi

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 476 posts

Postado 20 agosto 2007 - 01:47

Felipe,

Toco sem unhas desde que conheci e comecei as aulas com o professor Juarez em 1992, portanto 15 anos...

Pessoal,

Eu vou continuar tocando SEM unhas...
Não queria que o tópico se transformasse numa discussão sobre isso...

Quero que me ajudem a escolher o melhor Violão... :yes:
Carlos Augusto

#9 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9190 posts

Postado 20 agosto 2007 - 01:54

Em teoria, qualquer um. Só você pode dizer Tem de experimentar e ver qual funciona melhor. Como ninguém toca sem unhas, é difícil dar uma opinião.

#10 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 20 agosto 2007 - 02:01

Se o caso é esse, a gente fica sem poder te ajudar, pois não temos este referencial. O negócio então é sair experimentando! Dê uma olhada na Luthier e Cia, ou na oficina do Rogerio Santos, sempre tem violão pronto por lá. O próprio Sergio sempre tem um pronto, também; eu, infelizmente, nunca tenho!
Abração, e não restrinja sua participação a esta questão.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com