Postado 20 agosto 2007 - 00:16
Cara, essa é difícil. Acho que faz uns 70 anos que nenhum violonista classico importante toca sem unhas. Então é um chão inexplorado. A não ser que voce esteja falando em violão popular, mas daí não posso dar dicas pois não é mesmo minha área.
Eu chutaria que um de pinho deve ser melhor pois tem mais nitidez. Acho que a polpa do dedo deve dar um som mais redondo e com pouco ataque. Também seria legal buscar um instrumento não muito tenso, pois a resistencia do dedo sem unha é muito maior do que a da unha, então se o violão for tenso vai ficar muitissimo complicado de tocar para as duas mãos.
Mas se você não está falando de violão de luthier e está pensando em ir numa loja e comprar um desses made in china, o jeito é sentar e mandar os caras te trazerem todos os instrumentos. Testar todos e ver quais que afinam, tem uma tocabilidade decente e um som que preste. Desses voce pega o que mais agradar e tiver melhor custo/benefício e pronto.
Teoricamente, Mas teoricamente mesmo, nada que eu tenha testado, o modelo Torres seria o melhor, pois era o violão utilizado pelos ultimos violonistas que não usavam unhas. Mas para ser um modelo torres tem que ser violão artesanal. Se você comprar um Tárrega da di giorgio voce certamente não estará levando uma replica de torres para casa.
Espero ter ajudado com essas dicas, mas pergunte mais se sobrarem dúvidas.
Ah sim, voce poderia partir para um alaude ou vihuela também, mas isso ja é outro universo...
Abraço.