Ir para conteúdo

Violão Modelo Torres

2 respostas neste tópico

#1 Eduardo

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 109 posts

Postado 06 setembro 2007 - 09:24

Qual a utilidade de um violão modelo Torres ?

Tudo bem , eu sei que é um instrumento histórico .
Mas não é como um alaúde , que é outro instrumento , e que é usado porque presume-se que exista uma perda de substância quando peças escritas para ele são executadas num violão moderno .

Existe tanta diferença entre um Roberto Gomes modelo Torres e um Roberto Gomes tradicional ?
E se existe esta diferença , ela seria a favor do Torres ?

Quero dizer , se eu tocar Adelita do Tárrega num violão Torres que ganho eu terei em relação a uma execução desta mesma peça num violão moderno comum ?

#2 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 06 setembro 2007 - 09:40

Teoricamente você estará mais próximo de uma execução histórica, porque os Torres que Tarrega usava eram novos...
Fora isso, é só um modelo de violão já testado e aprovado, que ainda serve como base para construções tradicionais de muitos luthiers. É um belo instrumento, um pouco diferente dos violões do Roberto que não são réplicas. A diferença entre um Torres e um Romanillos é menor que a de um Romanillos e um Humphrey, por exemplo.

#3 livi

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 816 posts

Postado 06 setembro 2007 - 09:46

O violão torres é considerado o primeiro violão da linha "moderna". O Hauser modificou, mas construiu mais ou menos o mesmo tipo de instrumento. Os torres tem um som mais doce, tem suas caracteristicas sonoras, mas não é um universo totalmente à parte como uma vihuela, ou um violão Lacote.

Eu não considero o Torres um "instrumento de época" considero um violão clássico para quem busca aquela sonoridade.

Tocando num Torres se ganha colorido timbristico e leveza. Mas isso muitos outros instrumentos tem. Talvez com o Torres se perca um pouco de volume. Mas aí depende muito.

E não podemos esquecer que cada réplica é na verdade um violão do luthier que a fez. Se o Roberto fez diversos Torres certamente é por que acha que o instrumento rende.

Abraços.