Estudo para conhecer o braço do violão
Criado por Bernardo Tonasse, 21 Set 2007 21:34
11 respostas neste tópico
Postado 21 setembro 2007 - 21:34
Olá pessoal.
Sou meio que autodidata no violão - com uma série de lacunas em minha formação -, então por favor não reparem a pergunta boba que irei fazer:
O reconhecimento das notas nas cinco primeiras casas do instrumento é automático pra mim (se não fosse, né, desiste!), mas quando vou subindo na escala, às vezes tenho que dar aquela pensada de alguns milisegundos (principalmente nos bordões). Com certeza devem ter maneiras de melhorar esse conhecimento do braço do instrumento, de modo a fazer com que eu encontre uma melodia lá pra baixo da escala tão facilmente quanto o faço nas primeiras casas. E aí?
valeu,
Bernardo
Sou meio que autodidata no violão - com uma série de lacunas em minha formação -, então por favor não reparem a pergunta boba que irei fazer:
O reconhecimento das notas nas cinco primeiras casas do instrumento é automático pra mim (se não fosse, né, desiste!), mas quando vou subindo na escala, às vezes tenho que dar aquela pensada de alguns milisegundos (principalmente nos bordões). Com certeza devem ter maneiras de melhorar esse conhecimento do braço do instrumento, de modo a fazer com que eu encontre uma melodia lá pra baixo da escala tão facilmente quanto o faço nas primeiras casas. E aí?
valeu,
Bernardo
Postado 21 setembro 2007 - 22:03
ou então treine; Pense: quero um E. Saia catando todos os Es do violão; quero um G#; idem, e assim por diante. Não é realmente difícil, basta ficar mais tempo com o bicho no braço que automaticamente as coisas se encaixam.
Postado 21 setembro 2007 - 22:06
Dá pra tocar também vários estudos simples, mas redigitando tudo para as posições altas.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 21 setembro 2007 - 22:15
El método de Ricardo funciona muy bien. Y rápido. En pocos días se puede dominar todo el territorio. Y a partir del traste 12 es como empezar por los primeros.
Juan
Juan
Postado 21 setembro 2007 - 22:34
Uma época, inventei de improvisar pequenas melodias nessa região, cantando o nome das notas junto com o violão. Senti que houve progresso.
Postado 21 setembro 2007 - 22:36
Pode-se usar o método do Ricardo, associado àquela folhinha que vem junto com o livro do Carcassi, que tem todas as notas no braço, pois assim não é você que pensa em que nota vai procurar. (porque sempre acaba se pensando em
onde está, antes de pensar no nome da nota... ou pelo menos, comigo é assim hehehe)
Abraços.
onde está, antes de pensar no nome da nota... ou pelo menos, comigo é assim hehehe)
Abraços.
Postado 21 setembro 2007 - 22:41
valeu pessoal! esse fórum é excelente! se preparem pq ainda vou encher mto o saco com perguntas idiotas!
em breve vou postar uma foto das minhas unhas. é algo que eu sempre quis saber se tem um formato / tamanho apropriados e tal...
muito obrigado!
em breve vou postar uma foto das minhas unhas. é algo que eu sempre quis saber se tem um formato / tamanho apropriados e tal...
muito obrigado!
Postado 21 setembro 2007 - 23:21
Bernardo Tonasse, em Sep 21 2007, 10:41 PM, disse:
valeu pessoal! esse fórum é excelente! se preparem pq ainda vou encher mto o saco com perguntas idiotas!
muito obrigado!
muito obrigado!
O terceiro livro do Henrique Pinto (Curso progressivo de violão para 2º, 3º e 4º ano) tem uma ótima explicação sobre o modo de lixamento e polimento das unhas.
Abçs