Ir para conteúdo

Guitarra Barroca/Guitarra Romantica

14 respostas neste tópico

#1 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 05 outubro 2007 - 14:01

Gente,
sempre achei que instrumentos como a Guitarra Barroca ou o Violão Romântico, por terem corpo pequeno, matariam dois coelhos com uma cajadada só:

- serviriam para o ensino infantil, pois são pequenos e muito atraentes visualmente
- introduziriam o repertório histórico na base de formação dos violonistas

Vejam esse modelo do site do Luciano Faria:
Imagem Postada
Imagem Postada

Imagino uma metodologia de ensino onde a criança começa com um instrumento de época, e depois adota o violão paralelamente ou em substituição. Ou, se quiser, continua no instrumento de época.

Mas, pensando nessa linha da guitarra barroca como introdução ao violão, gostaria de perguntar se é possivel fazer a guitarra barroca com cordas simples, ou seja 5 ordens sem cordas duplas. O braço seria mais estreito que o de um violão por ter somente 5 cordas.
Quais as vantagens e desvantagens? Perde som?
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#2 Rafael Garcia Borges

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 145 posts

Postado 05 outubro 2007 - 14:47

Samuel,

Dar eu acho que até dá, mas no caso da guitarra barroca, o grande barato são as cordas duplas...
Principalmente quando afinadas em oitavas (era comum a quarta e quinta ordens terem uma das ordens [ou ambas!] afinadas uma oitava acima [as vezes na terceira tambem...]) é possivel que se perca caracteristicas essenciais eliminando uma das ordens.
Por exemplo: tocando sol na primeira ordem, depois fá na quarta ordem, depois mi solto na primeira ordem, depois ré solto na quarta ordem poderia resultar uma escala em efeito campanella, ja sem as cordas duplas soaria um monte de saltos de sétimas e nonas sem muito sentido...

Abraço,

Rafael

#3 Luciano Faria

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 105 posts

Postado 05 outubro 2007 - 15:24

Olá Samuel,

Possível é, mas o resultado seria um instrumento que não é nem um violão nem uma guitarra barroca. Para entender porque, é preciso entender como funciona o tampo de uma guitarra de cordas duplas.

Guitarras barrocas e vihuelas tem cordas duplas e tampos muito finos. A espessura do tampo está diretamente ligada ao diâmetro e tensão das cordas que serão utilizadas. A tensão de cada corda normalmente varia de 2,8 a 3,0 kg, o que nos permite usar tampos muito finos, por volta de 1,6 a 1,9 mm. Essa mistura de cordas finas, tensão baixa e tampo leve é que determina a sonoridade rica em harmônicos que as guitarras barrocas tem.

Uma guitarra com cordas simples precisaria de mais tensão por corda, em torno de 5,5 ou 6,0 kg, e por consequência, um tampo preparado para tirar o melhor dessa corda mais espessa, ou seja capaz de funcionar com a mesma eficiência quando submetido a uma tensão maior. Isso nos obrigaria a aumentar a sua espessura, e aí, adeus som de guitarra barroca!

Então alguém vai dizer:

- Mas peraí! uma guitarra com 10 cordas e 3 kg por corda vai ter 30kg de tensão total, e uma outra com 5 cordas com 6 kg cada também vai ter 30kg de tensão total. Sua explicação não faz sentido!

A aritmética dessa lógica está correta, mas a as coisas não funcionam assim. Não se trata de construir um tampo capaz de suportar 30kg de tensão total, e sim de fazê-lo tirar o melhor de uma corda afinada em uma tensão pré-estabelecida.

Meus dois centavos.

Abraço

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 05 outubro 2007 - 16:27

Bem-vindo, Luciano. Apareça sempre!!!!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 Fernanda Krüger

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 79 posts
  • Violões:Antonio Ribeiro 2005 (Cygni)

Postado 05 outubro 2007 - 20:20

Bom, foi questionada adaptação do instrumento... mas e a parte do aprendizado da criança? Estou aqui pensando no que aconteceria... A questão não é que vai ser ruim (ao contrário), mas é algo diferente de aprender violão, a meu ver.
Em primeiro lugar, ensinando uma criança a tocar guitarra barroca, estaríamos formando um futuro violonista?
E o repertório?
E o custo do instrumento?
Acho que só pelo tamanho menor do instrumento, não é vantagem, pois encontramos violões pequeninhos também. E se o propósito é comprar um violão depois que a criança crescer, não é necessário que ela comece com a guitarra barroca.

Hmmm, são questões pra eu pensar também... Nada definido em mim...

#6 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2350 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 05 outubro 2007 - 20:32

Estoy de acuerdo con Fernanda.
Tengo mis dudas de que sea algo práctico.
Si se trata de que el alumno comience su repertorio por el específico de la guitarra barroca, sinceramente, no creo que sea bueno limitarse a un estilo tan concreto.
Y si es por el tamaño, ya hay violões más pequeños pensados para eso.

Juan

#7 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts

Postado 05 outubro 2007 - 20:37

Luciano, bem-vindo!
Legal, acho que você foi a pessoa ideal para tirar a minha dúvida de construção.
Enfim, quer dizer que se tirar a corda dupla a gente abre mão de certa sonoridade? Interessante. Aí a decisão complica um pouco mais.

Fernanda, acho super legal fazer esses questionamentos, e se o tópico enveredar nessa linha de discussão, vou achar ótimo.

No caso, acredito que por volta de 2000 a 2500 reais você consegue um instrumento de época de luthier de muito boa qualidade. Um violão já não sei se dá pra ter nesse preço. Pode ser um violão romântico também, que tem as mesmas seis cordas do nosso, só que num corpo pequeno. Estilo Lacote por exemplo. Aí a transição ficaria muito mais suave.

Tinha pensado na guitarra barroca pela extrema beleza desse instrumento. Mas pensando em forma de tocar, o violao romantico realmente se adapta melhor a esse fim de ensinar crianças pequenas. É claro, o repertório na guitarra barroca ficaria bem mais restrito.

Outra vantagem é que a criança cresce, e continua com um instrumento perfeitamente compatível. Ela compraria um violão moderno, mas poderia manter um instrumento histórico para conseguir outras sonoridades.

Juan, os violões pequenos que já vi não tinham muita qualidade sonora, pareciam violões normais com pouco som. Não sei se fui azarado e só encontrei violões mal construídos...
Diferentemente, os instrumentos históricos, apesar do corpo pequeno, ganham um tipo de sonoridade muito especial, diferenciada. O fato de poder usar um instrumento top desde o inicio, mesmo que com sonoridade diferente do violão, é um dos fatores que me levou a pensar nisso.
Samuel Huh

#8 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts

Postado 06 outubro 2007 - 01:11

Para se ter uma noção do tamanho de uma guitarra romantica:

Imagem Postada
Samuel Huh

#9 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 06 outubro 2007 - 21:31

Outra coisa que acho que atrapalharia essa idéia funcionar é que criança precisa se identificar com alguma coisa que a estimule no estudo. Se um garoto "urbano" hoje em dia já se sente deslocado do mundo aprendendo violão sem palheta, imagine ele explicando na escola que toca um violão que vem do século XVIII!
Parece que estou fazendo piada, mas eu sempre sinto essa falta de identificação dos mais novos. Quem começa a tocar muito jovem sempre se espelha em alguém da família, ou nos amigos.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#10 Fernanda Krüger

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 79 posts
  • Violões:Antonio Ribeiro 2005 (Cygni)

Postado 07 outubro 2007 - 11:27

Visualizar PostAndré Priedols, em Oct 6 2007, 09:31 PM, disse:

Outra coisa que acho que atrapalharia essa idéia funcionar é que criança precisa se identificar com alguma coisa que a estimule no estudo. Se um garoto "urbano" hoje em dia já se sente deslocado do mundo aprendendo violão sem palheta, imagine ele explicando na escola que toca um violão que vem do século XVIII!
Parece que estou fazendo piada, mas eu sempre sinto essa falta de identificação dos mais novos. Quem começa a tocar muito jovem sempre se espelha em alguém da família, ou nos amigos.

POis é...