Ir para conteúdo

Jacarandá da Bahia - Jogos à venda

13 respostas neste tópico

#1 Luciano Faria

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 105 posts

Postado 05 outubro 2007 - 16:56

Olá a todos,

Estou me desfazendo de cerca de 100 jogos de jacarandá-da-bahia, todos em tamanho apropriado para violões clássicos. São jogos com idade entre 18 e 25 anos, a maioria deles bem escura e desenhada. Todos estão lixados com lixa 120 e estão selados com parafina. Vale ressaltar que minha madeira é registrada no Ibama e sua comercialização e trânsito estão 100% dentro da lei.

Separei a madeira em grupos de jogos claros e escuros com preços de R$ 350 e R$ 300, respectivamente. Não estou levando em consideração a orientação do corte porque, devido à idade da medeira, os jogos tangenciais estão tão estáveis quanto os radiais.

Cada jogo vai acompanhado de um bloco para cavalete e uma lâmina de 3 mm para a mão.

Abraço,
Luciano Faria

#2 Wellington Polegário

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 631 posts

Postado 05 outubro 2007 - 17:35

Seja muito bem vindo Luciano Faria!!!
Sou seu fã, e adimiro muito seus instrumentos de época :thumbsupsmiley: :rolleyes:!!!

Qual a espessura que estão os jacarandás?
Abraços/Wellington Polegário.
Com Cristo no barco tudo vai muito bem
email luthierpolegario arroba gmail.com
Site, //luthierpolegario.blogspot.com/

#3 Luciano Faria

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 105 posts

Postado 05 outubro 2007 - 18:48

Olá Wellington,

Obrigado pelas Boas-vindas!

Os fundos tem 4,5 mm e as laterais tem entre 3.2 e 3.5 mm, sem marcas de serra ou outros defeitos. Após o corte, os jogos são lixados em uma calibradora, que além de oferecer precisão e acabamento superiores à tradicional lixadeira de rolo, deixa a superfície mais homogênea e menos propensa a absorção e retenção de humidade, contribuindo para uma sazonagem mais rápida e segura.

#4 João França

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 324 posts

Postado 05 outubro 2007 - 19:33

Caro Luciano,

essa madeira é bem Dalbergia Nigra ? Poderia-mos ver aqui alguma imagens?

Obrigado,

João

P.S. mandei para vc uma PM

#5 Luciano Faria

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 105 posts

Postado 05 outubro 2007 - 20:03

Sim João, é Dalbergia nigra.

Aqui uma foto de um jogo típico.

Imagem Postada

#6 Luis Gustavo

Assiduidade 1

• Participante2
  • Pip
  • 69 posts

Postado 06 outubro 2007 - 14:48

Olá Luciano, me interesso pelos seus jacarandás então te mandei uma MP!!!

Obrigado
Luis Gustavo

#7 Luciano Faria

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 105 posts

Postado 06 outubro 2007 - 21:57

Cometi um erro ao não informar que esses valores só são válidos para a madeira que vai circular dentro do Brasil.

A madeira destinada a exportação tem um custo consideravelmente maior e isso se reflete no preço final.

#8 Philos

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1544 posts
  • Interests:Música, luteria

Postado 06 outubro 2007 - 23:37

Esse custo maior seria por acompanhar passaporte CITIES? qual seria o preço nesse caso?

Abração
Quem quiser entrar em contato, por favor use o email "felipe ponto luthier arroba gmail ponto com"

#9 Luciano Faria

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 105 posts

Postado 08 outubro 2007 - 12:57

O custo maior é sim por conta da certificação CITES. Existe um problema sério com essa coisa de passaporte. O instrumento "passaporte" não existe na legislação nem no texto da convenção. É delicado levantar essa questão porque há muita gente, músicos e luthiers, que foram enganados com essa estória. Eu mesmo acreditei no tal passaporte durante anos e só fui descobrir que ele era um engodo quando tive um instrumento apreendido no Japão, mas a verdade é que o buraco era BEM mais embaixo e no fim, como ninguém pode alegar desconhecimento da lei, perdi o instrumento e tive que reembolsar meu cliente.

Não é nada simples exportar um jogo de fundo e laterais ou um instrumento pronto. Custa caro, leva tempo e exige que quem vai importar o material se inscreva na CITES e obtenha uma licença de importação, que por sua vez também custa caro e leva tempo. De um modo geral, não são viáveis exportações de menos de US$ 15.000.

Eu acredito que mais cedo ou mais tarde a própria CITES e seus representantes vão precisar simplificar os procedimentos. As dificuldades impostas para exportadores e importadores acabam empurrando a todos para o descumprimento da lei, abrindo assim as portas para que pessoas desonestas dentro e fora do Brasil atendam a um mercado ávido por Jacarandá-da-Bahia. Dessa forma, todos perdemos.

#10 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 08 outubro 2007 - 13:04

Hummm... isso é preocupante! Ah, te mandei um mail, recebeu?
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com