Ir para conteúdo

Laterais timbradas em MI (grave).

2 respostas neste tópico

#1 Osmar PA

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 703 posts

Postado 08 outubro 2007 - 22:03

Oi pessoal,
Estou na peleja tentando fazer um violão nas minhas poucas horas de folga. Quero informar que fiz o desbaste das laterais usando somente ferramentas manuais, não tenho calibrador de espessura, estou fazendo tudo com o máximo de cuidado, as laterais estão com a espessura aproximada de 2,7mm. Pois bem, após a colagem das laterais no braço e passado algum tempo, lembrei da tal de "timbragem" da madeira, então resolvi verificar (sem a menor pretensão) usando um diapasão da BOSS (analógico) e para minha surpresa quando dou pequenas batidas na madeira com o diapasão ajustado para o MI (grave) o ponteiro movimenta com muita nitidez, hora alcançando graves mais fortes, hora mais fracos, mudei o ajuste para outras notas e o ponteiro não faz nenhum movimento. Fiquei em dúvida e resolvi pegar outros pedços de madeira e não obtive o mesmo resultado. Será que estou viajando? ou pode mesmo as laterais estarem tendendo para uma timbragem em MI?.
Abraços.
Osmar.

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 08 outubro 2007 - 22:31

Cara, esquece isso. Não vai acrescentar em nada ao resultado final, não faz nenhuma diferença, especialmente neste momento de teu aprendizado, é só para confundir a cabeça. Agora, 2,7 é MUITO grosso! 2 já seria o limite, eu uso entre 1,8/1,9.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Osmar PA

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 703 posts

Postado 09 outubro 2007 - 18:55

Valeu Ricardo. :guitar:
Osmar.