Oi pessoal,
Estou na peleja tentando fazer um violão nas minhas poucas horas de folga. Quero informar que fiz o desbaste das laterais usando somente ferramentas manuais, não tenho calibrador de espessura, estou fazendo tudo com o máximo de cuidado, as laterais estão com a espessura aproximada de 2,7mm. Pois bem, após a colagem das laterais no braço e passado algum tempo, lembrei da tal de "timbragem" da madeira, então resolvi verificar (sem a menor pretensão) usando um diapasão da BOSS (analógico) e para minha surpresa quando dou pequenas batidas na madeira com o diapasão ajustado para o MI (grave) o ponteiro movimenta com muita nitidez, hora alcançando graves mais fortes, hora mais fracos, mudei o ajuste para outras notas e o ponteiro não faz nenhum movimento. Fiquei em dúvida e resolvi pegar outros pedços de madeira e não obtive o mesmo resultado. Será que estou viajando? ou pode mesmo as laterais estarem tendendo para uma timbragem em MI?.
Abraços.
Osmar.
Laterais timbradas em MI (grave).
Criado por Osmar PA, 08 Out 2007 22:03
2 respostas neste tópico
Postado 08 outubro 2007 - 22:03
Postado 08 outubro 2007 - 22:31
Cara, esquece isso. Não vai acrescentar em nada ao resultado final, não faz nenhuma diferença, especialmente neste momento de teu aprendizado, é só para confundir a cabeça. Agora, 2,7 é MUITO grosso! 2 já seria o limite, eu uso entre 1,8/1,9.
Postado 09 outubro 2007 - 18:55
Valeu Ricardo.
Osmar.
Osmar.