Ir para conteúdo

Onde conseguir um alaúde??

23 respostas neste tópico

#1 roberta

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 4 posts

Postado 12 outubro 2007 - 15:20

Alguém tem idéia de como comprá-lo, o seu preço, professores...?

#2 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 12 outubro 2007 - 16:52

Aqui no fórum temos o Luciano Faria.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#3 Labiuai

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 109 posts

Postado 12 outubro 2007 - 17:42

Professor só conheço em São Paulo, o Guilherme de Camargo, que da aula na ULM. Mas existem muitos outros...
Labiuai Henning Coimbra

#4 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 12 outubro 2007 - 18:09

http://www.lucianofaria.com/

Além dos modelos com foto do site, ele tem outros. Mande um email perguntando.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#5 Julian J. Ludwig

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 982 posts
  • Violões:Domingos Domingues 7 Cordas SP/IN
    Wellington Polegário SP/IN

Postado 12 outubro 2007 - 20:10

A esposa do Alexandre Moschella toca alaude. Deve dar aula também.
Imagem Postada

#6 Fernanda Krüger

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 79 posts
  • Violões:Antonio Ribeiro 2005 (Cygni)

Postado 12 outubro 2007 - 20:39

Hmm, por aqui tinha alguém querendo vender um, mas não conheço a pessoa e nem sei se já vendeu... Posso me informar...

#7 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2351 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 12 outubro 2007 - 21:04

Aprovechando el asunto,
Con un laúd de 6 ordenes (pares de cuedas) se puede interpretar la mayor parte del repertorio renacentista, incluido Dowland, o es preferible tener uno de 7 o más ordenes?
Ya sé que la respuesta obvia es que lo mejor es tener varios tipos de laúdes. Pero, ¿cuál comprar para comenzar?

Juan

#8 Luciano Faria

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 105 posts

Postado 13 outubro 2007 - 01:47

Olá Roberta,

Caso queira entrar em contato, meu e-mail é lucianofaria@lucianofaria.com O site está passando por uma reformulação completa e vai estar "no ar" nos próximos dias com novo visual, novas fotos e mais informações.

Ao Ricardo e ao Huh, obrigado pela indicação!

Ludwig:
O alaúde da Fernanda, esposa do Alexandre Moschella, foi feito por mim :thumbsup:

Juan:
O alaúde de 6 ordens é o que tem o maior repertório, mas por uma questão prática um instrumento de 7 ou 8 ordens é uma escolha mais apropriada para quem vai começar porque esses permitem a execução de peças do chamado "Alto Renascimento".

Instrumentos de 7 e 8 ordens tem uma sonoridade diferente daquela produzida pelos modelos de 6 ordens, mas isso não é relevante nos primeiros anos de estudo. Particularmente, acredito que os alaúdes de 8 ordens são os mais indicados para o início do aprendizado porque as duas tonalidades mais frequentes nas peças para alaúdes renascentistas são G e F. Um alaúde de 8 ordens é afinado da seguinte maneira:

1ª - g'
2ª - d'd'
3ª - aa
4ª - ff
5ª - cc'
6ª - Gg
7ª - Ff
8ª - Dd

Pois bem; Um alaúde de 7 ordens tem a mesma afinação da 1ª a 6ª ordem, mas tem a 7ª afinada em D. Isso significa que todas as peças na tonalidade de F vão exigir um esforço de digitação substancialmente maior comparado ao que seria necessário em um alaúde de 8 ordens, já que será preciso digitar a 7ª ordem na casa 3 em boa parte do tempo. A 7ª ordem em F do alaúde de 8 ordens elimina esse problema, facilitando o trabalho da mão esquerda (existe um número não desprezível de peças para instrumentos de 7 ordens cuja 7ª ordem deve ser afinada em F, mas há um "quase-consenso" sobre a 7ª em D).

#9 Fernando

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 35 posts

Postado 13 outubro 2007 - 11:02

Luciano,

Eu possuo um oud, ou alaúde oriental (sem trastes), nunca toquei em um "ocidental" com trastes, como os seus. Gostaria de saber as principais diferenças na construção desses instrumentos.

[]s F.Daher

#10 Luciano Faria

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 105 posts

Postado 13 outubro 2007 - 12:02

Olá Fernando,

Ous são instrumentos muito mais pesados que alaúdes ocidentais. Enquanto um alaúde árabe frequentemente pesa algo entre 1,5 e 2,0 kg, um alaúde renascentista "ocidental" pesa entre 500 e 700 gramas. Essa diferença de peso revela a principal diferença conceitual entre os dois instrumentos: Os ouds foram concebidos para funcionar com cordas mais tensas, tocadas com um plectro, enquanto os alaúdes ocidentais precisam funcionar com cordas menos tensionadas e tocadas sem plectro.

Necessidades diferentes exigem soluções diferentes. As mais importantes são:

No tampo:
- Espessuras entre 1.4 e 1.8 mm no alaúde ocidental e entre 2.2 e 2.8 nos ouds;
- Barramento leve e flexível com 6 ou 7 travessas principais e 3 auxiliares nos ocidentais e com 3 ou 4 travessas robustas nos ouds;
- Grande concavidade longitudinal nos ocidentais; pequena convexidade nos ouds (menos pronunciada ou completamente ausente em alguns deles)

No cavalete:
- baixo e estreito no ocidental, alto e mais largo no árabe.

No braço:
- Estreito e espesso nos ouds; largo e fino nos ocidentais (exceto em instrumentos de 6 ordens, quase sempre com seção semi-circular)

No fundo:
- Espessura das faixas entre 1,2 e 1,6 mm nos ocidentais e entre 1.6 e 2.0 mm nos árabes;
- Alaúdes árabes tem seção transversal semi-circular. Os instrumentos ocidentais em sua maioria não eram construídos dessa forma, embora existam alguns exemplares com essa característica. Normalmente os fundos dos alaúdes do renascimento eram ligeiramente achatados. Alguns instrumentos barrocos tem fundos cuja seção transversal é muito profunda, com aspecto "quadrado".

Minha experiência com ouds se limita a restauração de alguns poucos exemplares e não me arrisco a ir muito além disso.

Abraço,
Luciano