Ir para conteúdo

O que fazer com esse violão ?

15 respostas neste tópico

#1 rods

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 146 posts

Postado 15 outubro 2007 - 18:22

Pessoal, gostaria de ouvir opiniões sobre o que eu poderia fazer com esse violão.
Ele era de meu avô, que me deu há mais de 15 anos. Ele quebrou comigo depois de pouco tempo de uso. Cheguei a levar na Di Giorgio para fazer uma reforma. A pessoa que me atendeu na época (suponho que um luthier da Di Giorgio) comentou que não valia a pena trocar o braço - não me lembro bem o por quê, mas acho que era por que o braço que ele colocaria seria muito inferior ao original e sugeriu apenas colar o braço quebrado. Logo depois quebrou no mesmo lugar e desde então o violão está encostado. Apesar de ter outros violões eu gostaria de consertar esse, principalmente pelo valor sentimental.
O que poderia ser feito ? Trocar o braço ? Vale a pena ? Alguma dica de luthier em São Paulo que poderia fazer esse serviço ?

Algumas fotos do violão. Me desculpem a qualidade, mas acho que dá pra ter uma idéia do estrago.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Obrigado,

Rodrigo

#2 João França

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 324 posts

Postado 15 outubro 2007 - 18:57

Olá Rodrigo,

Eu andei durante dois anos na internet procurando um Di Giorgio Autor N° 3. Nunca encontrei ! Eu queria ter o mesmo que Baden :devilsmiley:

Acho que dá para encontrar um luthier competente (na D Giorgio já não deve haver) para consertá-lo direito mantendo no máximo tudo o que é de origem.
Tenho uma tabela de preços de Di Giorgio de colecção e há dois anos esse violão valia não menos de 2000 US$ se não estivesse quebrado.

Boa sorte com o reparo!

#3 Wellington Polegário

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 631 posts

Postado 15 outubro 2007 - 19:35

Rodrigo,

Se fosse pra vende-lo acho que o ideal seria fazer um braço inteiro,
por conta da desvalorização.

Mas, se for pra vc consertar pra uso próprio, eu o aconselharia a fazer um meio braço,
aproveitando é claro o espelho entalhado.

Pena que não estou perto de vc, se não eu dava um jeito no bichinho pra ti.
Abraços/Wellington Polegário.
Com Cristo no barco tudo vai muito bem
email luthierpolegario arroba gmail.com
Site, //luthierpolegario.blogspot.com/

#4 rods

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 146 posts

Postado 15 outubro 2007 - 19:45

Oi João. Eu não sabia que o Baden havia usado um violão desse tipo. Mais um motivo pra eu tentar recuperar o bichinho.
Polegário, minha idéia em princípio seria ficar com o instrumento, não tenho vontade de vendê-lo não. Mas não entendi essa história do meio braço. Como seria isso ? E qual a vantagem em relação a trocar o braço inteiro ?

[]s,

Rodrigo

#5 Wellington Polegário

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 631 posts

Postado 15 outubro 2007 - 19:55

Visualizar Postrods, em Oct 15 2007, 07:45 PM, disse:

Oi João. Eu não sabia que o Baden havia usado um violão desse tipo. Mais um motivo pra eu tentar recuperar o bichinho.
Polegário, minha idéia em princípio seria ficar com o instrumento, não tenho vontade de vendê-lo não. Mas não entendi essa história do meio braço. Como seria isso ? E qual a vantagem em relação a trocar o braço inteiro ?

[]s,

Rodrigo

A vantagem seria não precisar arrancar nem o braço e nem a escala do lugar,
cortaria-se a mão, faria-se um chanfro do meio do braço mais ou menos, até a medida da pestana, ficando tipo uma rampa, entende?
daí se faria um outro braço aproveitando o espelho da mão e o chanfraria ao inverso do chanfro do braço antigo,
( imagina duas cunhas uma colada na outra? mais ou menos isso.) aí é colar e dar acabamento.
um bom luthier faz isso, e fica jóia.
Espero ter conseguido explicar :devilsmiley: .

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15320 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 15 outubro 2007 - 20:33

Na verdade eu optaria por salvar o conjunto original. Se soltou é por ter sido mal feito. Leve no Tessarin, ele é um gênio em reformas.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#7 rods

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 146 posts

Postado 16 outubro 2007 - 06:48

Obrigado Ricardo e Polegário. Vou entrar em contato com o Tessarin para ver o que ele poderia fazer no violão.
Abs,

Rodrigo

#8 João Cavalli

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 85 posts

Postado 16 outubro 2007 - 22:40

Esse é o DiGiorgio dos meus sonhos,igual ao do Baden!
Estou com o Ricardo,mantenha ao máximo o original,leve pro Tessarim que ele merece.Tanto o Tessarim quanto o Violão.

#9 Wellington Polegário

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 631 posts

Postado 16 outubro 2007 - 23:58

Bom vamos esclarecer algumas coisas:

Eu dei 2 opções ao Rodrigo tendo em vista ele postar que a mão do violão abriu "no mesmo lugar que foi colado",
coisa que eu acho meio improvável, nunca vi isso acontecer, a não ser, se feito por um sujeito muito leigo no assunto, será que o sujeito usou água no lugar de cola, não é possível. Imagina só uma rachadura aberta cheia de cola dura e seca, difícilmente, dá pra se colar no mesmo lugar, novamente.
Por isso as duas opções que eu passei ao Rodrigo.

O que eu acho mesmo, que possa ter acontecido, é ter quebrado "perto do recuperado anteriormente", se for isso, concordo com a recuperação,
principalmente pelo violão que é.

O que se pode fazer também é alguns enchertos, retirando pedaços com cola, e colocando alguns enchertos, mas, não é qualquer um que faz isso direito não, o Tessarim com certeza faz.

Agora se vier até mim um violão, com a mão quebrada, sem ninguém ter tentado consertar, restauro com todo prazer, até de graça, se tiver cheio de cola ... nem pensar.

Na verdade não dá pra ver direito pelas fotos, só temos uma noção :unsure: .

#10 rods

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 146 posts

Postado 17 outubro 2007 - 07:38

Oi Polegário. Acho que você está correto sobre o que aconteceu com o violão. Como isso aconteceu há muito tempo não me lembro direito sobre como foi, mas vendo as fotos pode-se ver que as rachaduras na parte de trás da cabeça são "novas", quer dizer, não foram descoladas. Mas realmente aconteceu no mesmo lugar, entre o braço e a cabeça, mas aparentemente não foi exatamente no mesmo ponto.
Eu acho que o negócio é levar prum luthier competente avaliar e verificar quais as opções. Por melhor que sejam os luthiers aqui do forum eu não espero que alguém possa dar um diagnóstico definitivo e irrefutável sobre o que aconteceu e como proceder vendo meia duzia de fotos mal tiradas, por outro lado, essas mesmas dicas costumam ser valiosas e ajudam a decidir o que fazer.
Procurando na Internet eu achei que o Tessarin mora em Cerquilho (será que essa informação é atual ?). Será que alguém teria uma boa dica de luthier aqui de São Paulo ?

[]s,

Rodrigo