Apesar de ser um tema antigo, decidi ressuscitar.
Recentemente toquei num violão com escala menor. Imagino que fosse 64. Me senti como o Zanon deve se sentir num violão normal: com mãos grandes. Mas, pelo fato de ter dedos finos, não tive dificuldade em posições apertadas. Pra mim, foi só uma maior sensação de conforto. Aliás, como em todas as outras vezes que toquei em violões assim.
Existe a questão de se desacostumar a tocar com violões de escala 65. Mas 95% do tempo tocamos com nosso próprio instrumento, então, é meio estranho abdicar de maior conforto em 95% do tempo por causa dos outros 5%.
Bem, não pretendo aderir a escala de 64, ainda mais porque meus violões são todos 65. Mas é um assunto que me desperta a curiosidade. Qual a impressão de que tem ou já tocou em violão com escala curta?
Escala curta
Criado por huh, 22 Out 2007 15:10
6 respostas neste tópico
Postado 22 outubro 2007 - 16:12
De 64 para 65 não sinto muita diferença, não. Mas fiz um de 61 - um exagero - que deixa tudo MUITO fácil de tocar, especialmente quem tem mão pequena. Meu padrão de escala é 64,5.
Postado 22 outubro 2007 - 16:35
As alterações de tamanho de escala tem alguma diferença siggnificativa na sonoridade do instrumento? Pelo menos na diferença entre uma escala de 65 e uma de 61?
Felipe Magdaleno
Postado 22 outubro 2007 - 17:52
Felipe Vargas, em Oct 22 2007, 04:35 PM, disse:
As alterações de tamanho de escala tem alguma diferença siggnificativa na sonoridade do instrumento? Pelo menos na diferença entre uma escala de 65 e uma de 61?
Pelo o que eu entendo, quanto maior a escala mais tensa tem que estar a corda para se fazer a mesma nota, e quanto mais tensa a corda, mais volume se tem...
certo?
Postado 22 outubro 2007 - 18:19
Eu sinceramente gosto muito da escala de 65. Tocar em escala de 64 para mim é mais facil para algumas coisas, mais dificil para outras, mas em geral não é lá tão confortável. O que gosto é de cordas relativamente próximas. Tenho mãos grandes e dedos finos. Mesmo com cordas relativamente perto ainda consigo tocar sem abafar nada.
O problema que tenho é com saltos. Pego um violão menor e quando tenho que saltar umas 7 casas acavo saltando 8. Leva alguns minutos para acostumar, mas especialmente se for uma pessaagem muito dificil e muito bem estudada a coisa não sai em instrumento com dimensões diferentes.
Mas eu acho que rola muito dogma ao redor dessas coisas. Tem gente que acha que tem que sofrer e aprender a tocar em violão grande. Eu não concordo com isso. Se outro instrumento é mais confortavel tem mais é que usar mesmo. e se um dia voce mudar de ideia acho que consegue sim se adaptar de volta ao instrumento grande, ou quem sabe até a um maior ainda.
Abraços.
O problema que tenho é com saltos. Pego um violão menor e quando tenho que saltar umas 7 casas acavo saltando 8. Leva alguns minutos para acostumar, mas especialmente se for uma pessaagem muito dificil e muito bem estudada a coisa não sai em instrumento com dimensões diferentes.
Mas eu acho que rola muito dogma ao redor dessas coisas. Tem gente que acha que tem que sofrer e aprender a tocar em violão grande. Eu não concordo com isso. Se outro instrumento é mais confortavel tem mais é que usar mesmo. e se um dia voce mudar de ideia acho que consegue sim se adaptar de volta ao instrumento grande, ou quem sabe até a um maior ainda.
Abraços.
Postado 22 outubro 2007 - 23:13
Pelo que o Rafael comentou, me parece que o comprimento de escala influi realmente no som. Essa alteração na tensão de afinação é algo relevante numa escala um pouco menor, a ponto de ser perceptível na sonoridade?
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 23 outubro 2007 - 01:57
Quanto menor, menos som. O meu, de 61, foi um protótipo onde tentei minorar este problema. Evidentemente sou suspeito para falar, mas fiquei muito feliz com o resultado. Caso não acreditem, perguntem ao Paulo Pedrassoli!