Ir para conteúdo

Ajuda nos liagdos.

34 respostas neste tópico

#1 CATL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 215 posts

Postado 01 novembro 2007 - 18:27

Olá a todos. Bom queria um conselho de vocês, porque tenho seguinte problema: o dedo mínimo é muito pequeno em relação ao resto dos dedos e isso dificulta muito no ligado, que com os dedos indicador e médio e médio e anular saem bonitinhos, agora com o anular e o mindinho, putz que esforço. Então se alguém tiver dicas de como amenizar o problema(tirando o treino a parte, coisa que já to fazendo) eu agradeceria muito.
Caetano Lima

#2 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2350 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 01 novembro 2007 - 18:51

Caetano,
Ya sabes que no es fácil encontrar donde está el problema sin una observación directa, pero por si acaso te sirve, prueba a girar la mano izquierda un poco hacia la derecha, para que el dedo cuatro pueda estar más doblado y pisar la cuerda más verticalmente.
A veces sucede que fijamos la posición de esa mano pensando en los dedos fuertes, 1 y 2, más que en los débiles. El dedo 4, al ser más corto y menos fuerte, necesita que se le facilite al máximo su labor.
No suponen exactamente el mismo problema los ligados ascendentes y los descendentes, pero este consejo puede servir para ambos tipos.

Juan

#3 CATL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 215 posts

Postado 01 novembro 2007 - 20:33

Muito obrigado Juan.Entendo que sem me observar ninguém possa dar uma dica certeira, alias vou até falar com meu professor sobre esse problema pra le me ajudar, mas obrigado mesmo pela dica.
Caetano Lima

#4 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 01 novembro 2007 - 22:40

Uma dica que o Sergio me deu foi estudar em dois mvimentos: primeiro martelar com o mindinho, até sair um som legal; depois completar o movimento. É chato, mas faz milagres!!!!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#5 CATL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 215 posts

Postado 02 novembro 2007 - 10:35

Obrigado Ricardo. Vou testar as dicas quando for estudar.
Caetano Lima

#6 Amadeu Rosa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1074 posts

Postado 02 novembro 2007 - 10:46

o mais importante do ligado é o todo o movimento que vem junto com ele: braço, cotovelo, etc. TAlvez você não esteja fazendo os movimentos necessários para realizar o ligado. Nunca vi o dedo atrapalhar o ligado, vide Cecilia Siqueira que tem a mão muito pequena e tira um sonzão!!

abraços
amadeu
Amadeu Rosa (Violão)
Bacharel em Violão Erudito
Acesse: http://www.amadeurosa.com.br

#7 CATL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 215 posts

Postado 02 novembro 2007 - 10:48

Visualizar PostAmadeu Rosa, em Nov 2 2007, 10:46 AM, disse:

o mais importante do ligado é o todo o movimento que vem junto com ele: braço, cotovelo, etc. TAlvez você não esteja fazendo os movimentos necessários para realizar o ligado. Nunca vi o dedo atrapalhar o ligado, vide Cecilia Siqueira que tem a mão muito pequena e tira um sonzão!!

abraços
amadeu

Mas a minha mão é grande, o problema é que o mindinho é muito pequeno se comparado com o anular, ele não chega nem no risquinho de cima do anular, o que me obriga a ter que girar mais o braço pra fazer o ligado, e daí perde-se precisão ou então corto o som de forma brutal.
Caetano Lima

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 02 novembro 2007 - 11:39

<>
Exatamente, esqueci deste ponto. E tenho o mesmo problema, minha mão é grande mas o mindinho não acompanha. Este movimento que o Amadeu sugere é mais impportante ainda em casos assim.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#9 Cristiano

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 189 posts
  • Violões:Giannini Cadiz, 1992 GWNC3 e Giannini GWNE18, série estudo

Postado 02 novembro 2007 - 12:43

Ô pessoal, beleza!

Aproveitando as dúvidas sobre ligados, gostaria de uma sugestão também, se me permitem é claro!

Tenho problemas para executar a parte dos ligados na estudo 1 do Villa, não entendo, às vezes saem curtinhos, outras não saem, outras saem com o segundo som abafado, outras no primeiro som e no segundo, resumindo é uma doidera de dificuldade nesses ligados. Acho que têm relação com a sincronia da mão direita. Treino devagar às vezes e vou variando a velocidade e sempre tem alguma coisa errada.

Por acaso vocês têm alguma dica ou sugestão de estudo para fazer este estudo, ou o estudo de ligados?

Desde já, agradeço a paciência!

Abraços!

#10 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2350 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 02 novembro 2007 - 13:22

Cristiano,
ese pasaje de ligados sólo sale bien si la mano y brazo derechos están relajados. No es fácil relajar el brazo con movimientos rápidos de alejamiento del cuerpo (es más natural para el cuerpo el movimiento "hacia adentro" de brazo), pero con práctica se puede conseguir.
Para evitar que esos ligados salgan demasiado rápidos lo que hago es levantar más el dedo 2 antes de cada ligado. No sé si es una solución válida para todos, pero a mí me funciona.
Resumiendo: brazo y mano relajados y dedo 2 percutiendo desde bastante altura, pero con la mínima fuerza.

Juan