Ir para conteúdo

Show do Sebastiãao Tapajós ontem em São José dos Campos

9 respostas neste tópico

#1 Gustavo Terra

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 89 posts

Postado 10 novembro 2007 - 10:14

Ontem fui a uma apresentação do S. Tapajós pelo SESC.
Apresentou-se acompanhado do Alemão e do Caito Marcondes, o que já faz imaginar o acontecimento.
Grandes músicos, tocando com prazer de estarem juntos, com um belo repertório, introsadíssimos, enfim, apesar do som medíocre do SESC (aparelhagem, acústica do plenário da Câmara, onde foi realizado) e do som desse estranho violão estridente do Sr. Tapajós que me pareceu ser de Cedro Rosa no tampo, além de uma digitação bem cansada e econômica desse grande músico, foi uma ótima noite.
Destaque para um solo do Caito com seu instrumento suíço chamado Hang, que parece um pequeno disco voador de uns 50 cm de diâmetro, o qual dá um belíssimo som em escala creio que pentatônica, e no qual interpretou junto a uns chocalhinhos ao pé uma também belíssima música sobre sua viagem subindo o Rio Negro. Por si só pagaria o ingresso, se não fosse gratuito.

P.S.: Alguém sabe informar mais sobre esse violão do homem?

Gustavo.

#2 F.C.

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 332 posts

Postado 10 novembro 2007 - 10:33

Se não me engano ele usa um Kohno

#3 Gustavo Terra

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 89 posts

Postado 10 novembro 2007 - 11:20

Visualizar PostF.C., em Nov 10 2007, 10:33 AM, disse:

Se não me engano ele usa um Kohno

Mas será que é esse? O tampo não é de pinho seguramente. Me pareceu Cedro Rosa (Cedrela Odorata mais especificamente). Tem até uns riscos pretos mais para as bordas, em espelho, que são iguaizinhos aos que aparecem em algumas peças de Cedro. Ele tocou com esse violão no Sr. Brasil, e mesmo pela TV dava pra ver que não era pinho. Não gostei do som.

Gustavo.

#4 João Cavalli

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 85 posts

Postado 14 novembro 2007 - 19:52

Tenho a impressão que atualmente o Tapajoz não está nem ai com o som ou mesmo com o violão,basta que ele de o recado e seja macio.
No passado ele usava um (ou mais de um) Diether Hopf,consagrado luthier alemão.
Atualmente ele tem usado esse aí que parece ser de cedro (talvez não seja),feinho,sempre plugado e com um som que francamente...
Talvez seja de algum luthier obscuro que caiu na simpatia dele.
Com o Baden acomteceu algo semelhante ,tocava num Autor3 da Digiorgio,depois passou para varios Hopf,um deles flamenco,tocou num Yamaha sofisticadíssimo a la Hauser eterminou com um violão de cedro de um luthier argentino que ninguém conhece .

#5 Gustavo Terra

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 89 posts

Postado 15 novembro 2007 - 12:56

Li em uma comunidade do 7 cordas que há um Luthier no Rio chamado Lucenir, que está fazendo esses violões, bem baratos, em Cedro Rosa (tampo, caixa, braço), e o pessoal da comuna gosta, mas o do Tapajós tem caixa em Jacarandá e me parece que uma estrutura ou o próprio tampo mais espesso. Deve ser bem diferente.

Gustavo.

#6 Breno Favacho

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 108 posts
  • Interests:Discussões e debates, além de informações, tudo sobre o violão.
  • Violões:Tessarin 1992 Cedro

Postado 15 novembro 2007 - 18:31

Pow legal ver que o Sebastião está fazendo apresentações. Pelo que soube dele ultimamente ele estava bastante doente, se não me engano com um problema no ombro algo do tipo, e até nessa fase fez uma apresentação aqui em Belém, porém ainda não estava a todo vapor.

#7 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 15 novembro 2007 - 22:02

O Sebastião aparentemente teve um infarto ou algo assim, mas está de volta `a ativa. O violão que tem usado acho que é de um uruguaio chamado Martinez, que pesquisa madeiras amazonicas. Aparentemente o material é um jacarandá diferente, cedro amazônico no braço e tauari no tampo.

#8 Mario Sampaio

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1405 posts
  • Violões:Antônio de Pádua 2004 - Cedro
    Polegário 2009 Sete Cordas - Abeto

Postado 16 novembro 2007 - 06:11

Esse Martinez não é o professor do Philos? Talvez ele possa falar mais um pouco sobre isso.
O covarde não começa, o fracassado não termina, o vencedor não desiste.
Canal do YouTube: http://www.youtube.c...mariosfernandes
Textos: www.portadapalavra.blogspot.com

#9 Gustavo Terra

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 89 posts

Postado 16 novembro 2007 - 11:51

Visualizar PostFZanon, em Nov 15 2007, 10:02 PM, disse:

Aparentemente o material é um jacarandá diferente, cedro amazônico no braço e tauari no tampo.

Pode ser mesmo Tauari, que tá mais pro amarelo do que o cedro, como é esse tampo.

Gustavo.

#10 Vinicius de Abreu

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 682 posts
  • Violões:Lineu Bravo 2009 - Cedro/Indiano

Postado 16 novembro 2007 - 12:26

Aquele violão do Baden ele ganhou de presente de um amigo, que é ou se meteu a luthier. A principio ele não gostou do violão não, mas um tempo depois começou a estudar nele e foi se apegando ao instrumento, transformando-o em ferramenta de palco e estudo, definitivamente. A escala daquele violão é bem mais larga que o normal, a gosto do proprio Baden, e parece que ele é inteirinho do mesmo material; Eu chuto Cedro.