Ir para conteúdo

Coisa pra iniciante.

22 respostas neste tópico

#1 Rocha10

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 358 posts
  • Violões:Di Giorgio Master 1985. Reinaldo Araújo 2008 - CD, JM, Ébano.

Postado 12 novembro 2007 - 07:35

:thumbsupsmiley: Estou precisando da ajuda dos amigos. Alguém poderia me indicar uma pequena música para violão, de fácil execução, para me auxiliar no desenvolvimento de um pouco de técnica? Uma limitação, teria que ser em tablatura porque eu ainda não leio partituras. Desde já, meus agradecimentos. :parabens:
Orlando Rocha.

#2 Sérgio Gravello Jr.

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 142 posts

Postado 12 novembro 2007 - 08:25

Há peças simples no livro "Iniciação ao Violão II", do mestre Henrique Pinto. Talvez você também possa estudar as peças contidas no livro "Curso Progressivo de violão", do mesmo autor.
Quanto à leitura, prefiro não dar sugestão. Os outros colegas certamente o ajudarão melher. Sou um pouco "quadradinho". Acho que deve-se de ter um professor. Ponto. Eles, porém, podem ajudá-lo melhor!
Sérgio Gravello

#3 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 12 novembro 2007 - 08:33

Rocha, sem querer mudar de assunto, antes de desenvolver um pouco de técnica você tem de aprender a ler. Se as duas coisas não crescem juntas, é que nem uma cadeira com as pernas de tamanhos diferentes, fica manca e quem senta cai.
Se a sua técnica é zero e sua leitura é zero, maravilha, ambas vão crescer juntas quando você aprender a ler. Se você já consegue executar coisas fáceis e não sabe ler, não é técnica que tem de trabalhar, é leitura.

#4 Bisdré

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 211 posts
  • Interests:Música.
  • Violões:João Batista 6 cordas de 1996
    Takamine E-30 (não sei a data)

Postado 12 novembro 2007 - 09:48

Eu estou com os amigos acima. Em primeiro lugar um professor! As coisas tem mesmo de crescer juntas. E se vc tem interesse pela técnica é um grande passo já dado. Um bom professor para a técnica e a leitura seria um avanço imenso pra vc. Estudar técnica sozinho cria vícios que depois pra tirar, é uma briga muito maior. Falo por experiência própria.

Bons estudos

#5 Rocha10

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 358 posts
  • Violões:Di Giorgio Master 1985. Reinaldo Araújo 2008 - CD, JM, Ébano.

Postado 12 novembro 2007 - 15:12

:guitar: Alguém conhece o método Toque Fácil desenvolvido pelo professor Hélio Cortez? Seria interessante prá quem não pode arcar com o ônus de um professor e nem almeja ser um concertista? Dedilhar alguma coisa, mesmo de ouvido, pra mim já seria alguma coisa. :thumbsupsmiley:

"Estudar técnica sozinho cria vícios que depois pra tirar, é uma briga muito maior. Falo por experiência própria.
Bons estudos"

Fala que vícios são esses pra eu já ir me livrando, ou tentando me livrar, deles. :thumbsupsmiley:
Orlando Rocha.

#6 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 12 novembro 2007 - 15:25

Este método do Cortez eu jea vi, é MUITO ruim. O problema dos vícios é que eles são individuais, é impossível prever. Na boa, sem professor a chance de você se dar mal beira os 110%.
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#7 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9183 posts

Postado 12 novembro 2007 - 15:34

Rapaz, será que você não pode ter uma aula por mês, que seja? Custa menos do que você vai gastar de tinta imprimindo bobagem ou comprando métodos milagrosos. Como já deve ter percebido, nós estamos empenhados em te dar o conselho que nossa consciência dita, não o que quer ouvir, hehehe.
Se você quiser que a gente te diga que vícios são esses, como faz pra ler partitura, como faz isso ou aquilo, vai ter de vir aqui em casa, colega. Não tem aula por email, cada pessoa tem seu um problema. tem aluno que não tem noção de ritmo, outro não entende divisão, outro não sabe o lugar das notas no braço, outro não tem noção de sonoridade, outro não sabe apagar os baixos, cada um tem um ponto fraco, existem milhões de coisas, por assim dizer, e é por isso que aulas existem. Do contrário todos comprariam os melhores livros e tocariam bem, mas o índice de acerto em aprendizado totalmente auto-didata é próximo a 0%.
Uma coisa besta, uma mísera escala de dó maior em uma oitava. Eu vou gastar 50 páginas te dizendo que problemas podem acontecer, e 90% do que eu disser não servirá pra nada. Se você vier aqui e eu te ouvir tocar, em 5 minutos a gente resolve.

#8 Ricardo Dias

O Sereno

• Moderador
  • 15316 posts
  • Violões:Ricardo Dias 2005
    Spruce

Postado 12 novembro 2007 - 15:37

Oba, o Zanon está oferecendo aula de graça!!!!! Todos à casa dele!!!!!!
Ricardo Dias
Luthier
Rio de Janeiro
http://uirapurupariu.blogspot.com

#9 Amon

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1160 posts

Postado 12 novembro 2007 - 15:52

Visualizar PostRicardo Dias, em Nov 12 2007, 03:37 PM, disse:

Oba, o Zanon está oferecendo aula de graça!!!!! Todos à casa dele!!!!!!

onde fica? eheh (seria o meu primeiro professor...)
Wherever you go, there you are.
www ponto amon arroba gmail ponto com

#10 CATL

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 215 posts

Postado 12 novembro 2007 - 16:06

Zanon melhorar se retirar o que você disse senão daqui a pouco já arranjam um jeito de descobrir seu endereço e amanhã já vai tá chovendo de gente na porta da sua casa por uma aulinha! :thumbsupsmiley:
Caetano Lima