Percebo em grande número de violonistas o hábito de ao entrar em palco, fazer algum tipo de reconhecimento sonoro com seu instrumento antes de iniciar a música, seja um acorde ou até mesmo pequeno trecho que exista da obra a ser executada. Não estou dizendo no contexto de checar a afinação, mas sim de manter uma relação com o instrumento prévia à execução e após instalado no local. Eu mesmo gostava de fazer uns três acordes em baixo volume e em diferentes regiões do braço, porém atualmente é algo que evito e de certa forma me incomoda. Penso que o silencio que antecede a execução facilita a fixação do clima desejado pelo intérprete (obviamente, se bem executado), e que mesmo sendo mais difícil perder esse ponto de equilíbrio que passa a ser esse contato, é algo que todos deveriam treinar para evitar. Alguém concorda?
Hábito de violonistas
Criado por Luis Ranna, 17 Nov 2007 14:04
6 respostas neste tópico
Postado 17 novembro 2007 - 14:04
Postado 17 novembro 2007 - 14:30
eu acho importante esse isolamento também, não só sonoro, mas visual também. Tem egnte que fica se mexendo, pulando na cadeira, ajeita daqui, ajeita dali e de repente já tá tocando e você nem percebeu!
A coisa dos acordes acho que é só para afinação mesmo, não consigo imaginar outra razão. Mesmo que você já tenha terminado de afinar, convém dar aquela conferida antes!
A coisa dos acordes acho que é só para afinação mesmo, não consigo imaginar outra razão. Mesmo que você já tenha terminado de afinar, convém dar aquela conferida antes!
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com
Postado 17 novembro 2007 - 14:31
Uma vez vi um violonista comentando que este momento que antecede a execução da primeira música deve ser encarado como um momento único, onde o artista deve fazer o que quiser para se sentir à vontade. Nesta explanação foi dito até que o músico deve usar o tempo que for preciso para isso (usando o bom senso, logicamente). Exemplos foram dados: repassar afinação, dar acordes, fechar os olhos, olhar para platéia, não olhar para a platéia, etc. O objetivo é justamente descarregar a tensão antes de começar a primeira música.
Eu já vi diversas formas distintas de interagir com este primeiro contato com a apresentação. Desde passar acordes e afinação até mesmo uma breve reza. Agora, a que mais me impressionou foi a do Jonnathan, o vencedor do concurso da Bravio. Ele meio que encarou a plateia inteira, de forma séria e compenetrada, buscando o olhar de um a um de forma aleatória, exalando confiança e, ao mesmo tempo, humildade. Começou a tocar logo em seguida.
Outro caso igualmente interessante que percebi foi com o Eustáquio Grilo. Nas 3 vezes que o vi tocar, ele fez a mesma coisa: durante a apresentação, mais para a segunda metade da apresentação, ele continuou a tocar e ficou olhando para a plateia, mais de forma individual também, com olhar curioso, meio que tentando ver a expressão de algumas pessoas desconhecidas da platéia. Achei muito interessante isso...
Grande Abraço!
Eu já vi diversas formas distintas de interagir com este primeiro contato com a apresentação. Desde passar acordes e afinação até mesmo uma breve reza. Agora, a que mais me impressionou foi a do Jonnathan, o vencedor do concurso da Bravio. Ele meio que encarou a plateia inteira, de forma séria e compenetrada, buscando o olhar de um a um de forma aleatória, exalando confiança e, ao mesmo tempo, humildade. Começou a tocar logo em seguida.
Outro caso igualmente interessante que percebi foi com o Eustáquio Grilo. Nas 3 vezes que o vi tocar, ele fez a mesma coisa: durante a apresentação, mais para a segunda metade da apresentação, ele continuou a tocar e ficou olhando para a plateia, mais de forma individual também, com olhar curioso, meio que tentando ver a expressão de algumas pessoas desconhecidas da platéia. Achei muito interessante isso...
Grande Abraço!
Postado 17 novembro 2007 - 14:39
http://www.youtube.c...h?v=nfQ5hOOLk1o
Não tem plateia, nen e violão, mas...
Aqueles sete primeiros segundos dizem muito sobre que esta por vir ao meu ver.
Abraços;
Não tem plateia, nen e violão, mas...
Aqueles sete primeiros segundos dizem muito sobre que esta por vir ao meu ver.
Abraços;
Postado 17 novembro 2007 - 15:39
Falando nisso, e quem disse que o pianista não se preocupa com timbre? Olha, o Michelangeli faz miséria nesse quesito.
Eu também acho legal o silencio antes do inicio do recital. Aquele ar de mistério e imponencia não tem preço. Pra mim, deveria-se entrar, e a primeira nota no violão já ser a música.
E que vocês acham de quem entra e já vai falando com a platéia? É outra opção viável?
Eu também acho legal o silencio antes do inicio do recital. Aquele ar de mistério e imponencia não tem preço. Pra mim, deveria-se entrar, e a primeira nota no violão já ser a música.
E que vocês acham de quem entra e já vai falando com a platéia? É outra opção viável?
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 17 novembro 2007 - 16:00
Como nao gosto muito de falar em publico, prefiro nao falar nada antes da primeira musica.
Tbm nao gosto de conferir afinacao, dar acordes e nem olhar para a plateia.. acho que o silencio cria um misterio interessante.
Prefiro entrar, respirar fundo e comecar a musica. Enfim, cada um faz o que achar melhor.
Abraço!
Tbm nao gosto de conferir afinacao, dar acordes e nem olhar para a plateia.. acho que o silencio cria um misterio interessante.
Prefiro entrar, respirar fundo e comecar a musica. Enfim, cada um faz o que achar melhor.
Abraço!
Postado 17 novembro 2007 - 16:24
O Debussy do Michelangeli é genial, e ainda criando esse clima?!?!?!?!??!?!?!?!não vou falar que é um deus senão dá zica novamente, rsrs.