Ir para conteúdo

Allemande - da suíte em E Menor, BWV 996.

30 respostas neste tópico

#1 Clip

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 376 posts
  • Interests:Violão, ora pois...

Postado 28 agosto 2006 - 17:01

Tem uns trinta dias que eu estou estudando essa música (Allemande - da suíte em E Menor, BWV 996.)

Peguei a partitura do livro Solo Guitar Playing 2. O autor é Frederic Noad. Junto com a partitura o livro traz umas notas explicativas sobre interpretação, execução, digitação, etc., além de um CD com a gravação da música, feita pelo autor.

Procurei seguir as explicações e imitar a gravação do CD porque é só isso que minha técnica permite no momento..

Depois que a música focou pronta ( e isso me custou muito trabalho ) cometi a besteira de ouvir a gravação feita pelo Segovia. É outra música. Completamente diferente. Simplesmente todas as escolhas feitas por ele são diferentes das feitas pelo Frederic Noad.

Não sei se porque passei muitas horas ouvindo, praticando e imitando o trabalho do Noad, mas acabei preferindo as escolhas e o resultado sugeridos por ele. Aliás, para dizer a verdade eu não gostei do caminho escolhido pelo Segovia. Mas isso é só uma preferência e cada um tem direito à sua.

Acontece que Frederic Noad é só um anônimo professor e Segovia uma lenda. Eu preferi o primeiro, mas não estou seguro da escolha.

Abaixo seguem os links para as duas gravações. Eu sinceramente gostaria da opinião dos colegas do Fórum.

http://rapidshare.de...lemand.mp3.html

http://rapidshare.de/files/31102492/Segovi...emande.mp3.html

P.S.

Assassinato em Sorocaba foi só para chamar atenção. :devilsmiley: :closedeyes: É que as pessoas adoram sangue.

#2 Bocudo

Assiduidade 3

• Participante2
  • PipPipPip
  • 480 posts

Postado 28 agosto 2006 - 18:33

Visualizar PostClip, em Aug 28 2006, 06:01 PM, disse:

Assassinato em Sorocaba foi só para chamar atenção. :devilsmiley: :green: É que as pessoas adoram sangue.

po, meu, pra que isso? eh sessao sexo e violencia? antes voce disse que aqui tava cheio de masturbador de violao e agora diz que aqui ta cheio de gente que adora sangue? putz... :hehe:
cortaram minha assinatura porque eu amo a aninha... coitado do Bocudo...

#3 Gerson Mora

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 179 posts

Postado 28 agosto 2006 - 20:29

Ola Clip.
Ouvi as duas versões.
Sinceramente preferi a versão do Frederic Noad. Como você mesmo é uma preferência de cada um.
Que tempo estudando...
Parabéns pela escolha.
PS: A forma de chamar a atenção foi inusitada. hehehe

#4 Alvaro Henrique

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4609 posts

Postado 28 agosto 2006 - 20:46

.
Alvaro Henrique - http://www.alvarohenrique.com
Associação de Violão de Brasília (BRAVIO): http://www.bravio.blogspot.com - Confira: http://www.impostometro.org.br/

#5 Clip

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 376 posts

Postado 28 agosto 2006 - 20:53

Eu tambem achei isso. Uma hora ele para, depois acelera e faz tudo muito adocicado.

A versão do Noad não é digamos, comercial, mas didática. Não é a gravação de um artista para um público. É a gravação de um professor para dar uma referência ao aluno. Essa foi a minha dúvida. Afinal a referência do professor (a qual dediquei um tempo enorme) é muito diferente da versão do... vocês sabem quem.

#6 Gerson Mora

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 179 posts

Postado 28 agosto 2006 - 22:15

Hehehe
A gravação é didatica mas achei mais fluida...
Eu ficaria com o estudo que vc fez.
Aliás vou procurá-la para estudar também :hehe:

#7 Bocudo

Assiduidade 3

• Participante2
  • PipPipPip
  • 480 posts

Postado 28 agosto 2006 - 22:18

Visualizar PostAlvaro Henrique, em Aug 28 2006, 09:46 PM, disse:

Isso posto, não quero me indispôr com os seguidores da Igreja Segoviana do Reino das Cordas. Vou me atrever a dizer que ele está longe de ser uma referência de música barroca. Só essa frase já me comprometeu o bastante, se eu fizer uma análise mais detalhada da gravação, estarei com sérios problemas.

po meu, todo mundo sabe que o velhinho era romantico no jeito de tocar barroco...

e tambem existe a igreja anti-segoviana do reino das cordas, hoje em dia ta cheio de gente que fala mal do velhote so pra dizer que tem personalidade propria... hehe
cortaram minha assinatura porque eu amo a aninha... coitado do Bocudo...

#8 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9177 posts

Postado 28 agosto 2006 - 22:39

Por isso que ouvir gravação dos outros para decidir o que fazer é a maior roubada.
Quer um conselho? Guarda as gravações. Leia as partituras, mantenha um tempo confortável, tente tocar bem legato, apague os baixos, não faça acentos nas anacruses, enfim, b-a-bá. Quando estiver bom, você escuta a gravação pra roubar umas idéias.
Malhar o Bach do Segovia é chover no molhado, o problema é tentar entender por que ele faz daquele jeito e funciona como PERFORMANCE, se não como um modelo de estilo.

#9 Clip

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 376 posts

Postado 28 agosto 2006 - 23:20

Bem, eu deveria ter lido o seu conselho antes de ter ouvido o Julian Brean. Fiquei ainda mais confuso.

A versão dele é linda. Ele faz o trinado de maneira extraorinária. O resto é tudo muito bonito.

Entretanto achei o andamento muito rápido. Tão rápido que quase compromete a beleza da música. Isto para não mencionar que eu não tenho a menor condição de tocar naquela velocidade.

Se não me engano Allemande é uma dança. Se for realmente, eu não consigo imaginar ninguém dançando no rítimo imposto pelo Brean. Talvez o Michael Jackson conseguisse.

Pra quem quiser conferir:

http://rapidshare.de/files/31138604/Julian...emande.mp3.html

#10 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9177 posts

Postado 28 agosto 2006 - 23:23

Allemandes já não eram dançadas na época de Bach.
O Bream pisa meio fundo mesmo, mas fica bom, só não gosto da courante que vem depois, que fica muito lenta na comparação.