Ir para conteúdo

Qual o melhor Captador para violao de Nylon ?

8 respostas neste tópico

#1 Pai Edu

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 2 posts

Postado 29 junho 2008 - 11:53

Comprei um Di Giorgio 36 de 1986 e quero colocar um captador DECENTE para usar amplificado. Fiz isso pois nao iria assassinar meus outros violoes, bem mais antigos e caros, logico. Trata-se de um Di Giorgio Bel-son estilo tipo "bossa nova", com um som bastante honesto. Achei esse violao ideal, pois a resposta acustica nao eh la taaao supimpa, que dizem ser melhor para o captador. Tinha que ser um Di Giorgio por ser Brasileiro (isso eu faco questao), a escala eh larga, bacana para o que eu quero. Mas preciso de uma captacao que otimize o as caracteristicas do instrumento... Toco Folk (sim, folk Brasileiro com Nylon). Que sugerem ?

#2 Bisdré

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 211 posts
  • Interests:Música.
  • Violões:João Batista 6 cordas de 1996
    Takamine E-30 (não sei a data)

Postado 29 junho 2008 - 12:38

sempre sugiro o FIshmann e o RMC. Os melhores mesmo. não necessariamente nessa ordem.

#3 Ivanhoé Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 769 posts
  • Violões:Polegário 7 Cordas CD/IB
    Almansa 435 CD/IN 2000
    Di Giorgio SP/BR 1964

Postado 29 junho 2008 - 14:56

Também recomendo esses dois. O resto é o resto....

Fishman Vc tem várias opções... ativos, passivos, com Eq, sem Eq...

RMC, são seis pequenos captadores individuais, mais o pré chamado PolyDrive que pode ser tanto externo, como colocado na lateral do violão. A instalação é bem delicada e o ajuste de altura das cordas trabalhoso, já que os seis captadores fazem o papel do Rastilho. É o mais caro tbm, mas vale cada centavo.

Abraço!
Abraço!

"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"

#4 Flavio Gondin

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4327 posts
  • Violões:Claudio Arone

Postado 29 junho 2008 - 16:14

Visualizar PostPai Edu, em Jun 29 2008, 11:53 AM, disse:

Tinha que ser um Di Giorgio por ser Brasileiro (isso eu faco questao), a escala eh larga, bacana para o que eu quero. Mas preciso de uma captacao que otimize o as caracteristicas do instrumento...

Ué, sempre ouvi que o melhor pra tocar com captação é um violão com menos harmônicos e tal... Confere? Mas Pai, o que o povo quer saber é quem vai tirar essa mandinga do Santa Cruz, o negócio tá sério! Seja bem-vindo.
Tenha fome de saber como o leão tem fome de alimento.

Contato através do e-mail: "flvgondin arroba gmail ponto com"

#5 Pablo Tiburcio

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 2 posts

Postado 16 setembro 2008 - 10:31

Se me permitir Pai Edu, gostaria de aproveitar o ensejo para esclarecer uma dúvida. Comprei o pré-amp Pro-EQ Platinum da Fishman, que é bastante recomendado aqui no fórum, e gostaria de saber qual a captação que vocês recomendam. Estou entre uma captação de rastilho ou uma de transdutor (a terminologia está correta??)...

#6 Ivanhoé Ferreira

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 769 posts
  • Violões:Polegário 7 Cordas CD/IB
    Almansa 435 CD/IN 2000
    Di Giorgio SP/BR 1964

Postado 16 setembro 2008 - 10:41

Junto à esse Pré externo, Vc pode usar tanto um captador de rastilho, ou o de Contato, ambos da Fishman. Eu acho o resultado do modelo de rastilho bem melhor que o de Contato.

O de contato modelo SBT-E, Vc pode instalar dentro do violão, mas a instalação é delicada. Um cm que Vc mude o captador pra um lado ou pra outro, muda totalmente o som. Tem o SBT-C, que é feito pra ser usado externamente. Vc coloca quando vai usar, depois tira e guarda. Tem o mesmo problema de achar o lugar certo, e depois que terminam os adesivos que vem junto, Vc tem que andar sempre com um rolinho de dupla-face à mão.

EU usaria o Captador de Rastilho, passivo, modelo AG-094 ou AG-125. Com esse Pré externo o resultado é excelente.

AbraçO!
Abraço!

"...no mundo tem que ter de tudo, se não falta!!"

#7 Violagood2

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 1 posts

Postado 03 julho 2010 - 22:55

Tenho um Memphis com cordas de nylon
e gostaria de saber qual captador ficaria melhor pra mim
e também que seja barato!!!
Se puderem me ajudar, desde já agradeço!!!

#8 Bruce

Assiduidade 2

• Participante
  • PipPip
  • 151 posts

Postado 04 julho 2010 - 00:40

rapaz eu uso o c411 da akg e acho muito fiel ao som do violão.

#9 Eterno Aprendiz

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 877 posts

Postado 04 julho 2010 - 08:24

Optando-se pela captação individual RMC, a instalação deve ser feita por um luthier que já tenha experiência, pois é extremamente delicada!
As "perninhas" dos captadores, deverão ser limadas para o ajuste de altura, e é justamente nessa hora, que a "vaca vai para o brejo":
Se as peças não forem presas de forma adequada, para a limagem, o risco de quebrar a solda, é muito grande, e vc simplesmente perderá a peça!
É realmente uma excelente escolha, para quem precisa de captação, porém, a fidelidade de som do violão, não é 100% como todo mundo pensa; há uma "quebrada" no timbre!