Ir para conteúdo

harmônicos

22 respostas neste tópico

#1 Renato Cesar

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1306 posts
  • Interests:Todos assuntos sobre Violão Erudito.
  • Violões:Marcos Jackel 2006 SP/BR

Postado 05 setembro 2006 - 17:25

Uma curiosidade: num violão novo construído por um luthier, partindo do princípio que é um bom violão, (de pinho, jacaranda, ébano, etc) os harmônicos se "desenvolvem" e melhoram com o passar do tempo?
Qual a diferença entre harmônicos naturais e artificiais?
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar

#2 Alvaro Henrique

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4609 posts

Postado 05 setembro 2006 - 21:04

.
Alvaro Henrique - http://www.alvarohenrique.com
Associação de Violão de Brasília (BRAVIO): http://www.bravio.blogspot.com - Confira: http://www.impostometro.org.br/

#3 Eterno Aprendiz

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 877 posts

Postado 05 setembro 2006 - 21:50

Aí está um complemento da explicação do Alvaro...
É de uma coleção bem antiga que tenho de violão e guitarra.
Espero que seja útil!

A imagem está reeditada a pedido de Eugênio!

Imagem Postada[/url]

#4 Alvaro Henrique

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4609 posts

Postado 05 setembro 2006 - 22:05

.
Alvaro Henrique - http://www.alvarohenrique.com
Associação de Violão de Brasília (BRAVIO): http://www.bravio.blogspot.com - Confira: http://www.impostometro.org.br/

#5 Renato Cesar

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1306 posts

Postado 06 setembro 2006 - 08:13

Visualizar PostAlvaro Henrique, em Sep 5 2006, 09:04 PM, disse:

Confirmando: você não está falando sobre parciais e fundamentais de um som, correto?

Um violão de pinho, com o tempo, vai tendo suas frequências mais agudas melhoradas com o tempo. Como os harmônicos são frequências agudas, sim, eles vão melhorar com o tempo. Mas esse melhorar não é acontecer um milagre.

Pois é, tem esse tal de harmônico artificial que eu não entendi porquê diabos inventaram esse nome. Para essas pessoas, os naturais são os obtidos a partir da corda solta e os artificiais obtidos a partir de uma nota presa. Por exemplo, um harmônico da 12a casa seria um harmônico natural, já um harmônico da 13a casa (precisa pressionar a primeira casa), seria artificial. Pra mim é bobagem, é mania de querer pôr nome em tudo.

Visualizar PostPaulo Marcos, em Sep 5 2006, 09:50 PM, disse:

Aí está um complemento da explicação do Alvaro...
É de uma coleção bem antiga que tenho de violão e guitarra.
Espero que seja útil!

Imagem Postada[/url][/img]

Alvaro, me desculpe, mas não sei o que é parciais e fundamentais de um som. Sua resposta quanto aos harmonicos foi esclarecedora. Muito obrigado.

Paulo, não consegui ver a imagem, pode ser um problema na minha máquina. Obrigado.
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar

#6 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9177 posts

Postado 06 setembro 2006 - 09:39

Simpificando muito, Renato, é o seguinte:
Um som musical não é somente uma vibração de frequência definida. Ele é a combinação de várias frequências, que vibram harmonicamente porque suas frequências guardam uma proporção matemática.
O som que a gente escuta e reconhece é chamado de fundamental. É a vibração mais forte e predominante. As vibrações mais agudas (de frequências mais altas) são chamadas de parciais (ou harmônicos). Se você tocar a 6a corda e deixá-la vibrar por alguns segundos e ouvir com atenção, você ouvirá estes harmônicos.
Quando mais próximas da fundamental, maior a relação com a nota fundamental. Quando você toca o harmônico na 12a. casa, por exemplo, você está criando um nó exatamente no meio da corda. Este é o primeiro harmônico e nó faz com que as duas metades da corda vibrem uma oitava acima do que seria o som fundamental. Ao mesmo tempo o timbre muda, porque ao fazer o nó você cancela este harmônico.
Na 7a. casa, você está divindo a corda por 3. Este é o segundo harmônico, uma 5a. acima. Na 5a casa,a proporção é de 1/4 de corda, e é outra oitava.
Como você pode ver, estes harmônicos formam intervalos consonantes de 8a., 5a. e 3a. Por isso eles são consonates. Estão muito próximos do som fundamental. é o que chamamos de harmônicos naturais, porque "estão contidos" na corda solta.
Os harmônicos artificiais têm este nome porque não são obtidos com a corda solta. Você tem de prender uma nota com a esquerda e acompanhar a sua localização com o indicador da mão direita para encontrar a sua oitava. Por isso sao também chamados de harmônicos "oitavados". O que é meio ruim, porque é possível também fazer harmônicos "quintados", se você tocar uma 5a. acima.
Respondendo à sua pergunta, sim, se o som do violão se desenvolve, os harmônicos são produzidos com mais facilidade. A qualidade das cordas também faz uma diferença perceptível na facilidade para tocar harmônicos.

#7 Renato Cesar

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1306 posts

Postado 06 setembro 2006 - 11:34

Visualizar PostFZanon, em Sep 6 2006, 09:39 AM, disse:

"Simpificando muito, Renato, é o seguinte:
Um som musical não é somente uma vibração de frequência definida. Ele é a combinação de várias frequências, que vibram harmonicamente porque suas frequências guardam uma proporção matemática..."

Zanon, você não imagina como é gratificante, para quem está iniciando, obter respostas desse nível de qualidade e conteúdo.
Como meu violão é novo, e como sei que ele está melhorando a cada dia, com os agudos ficando mais brilhantes e com um volume melhor, essa explicação me deixa muito mais feliz com ele.
Muito obrigado.
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar

#8 Eterno Aprendiz

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 877 posts

Postado 06 setembro 2006 - 12:38

Mais um Renato:

Também reeditada!

Imagem Postada[/url]

#9 Renato Cesar

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1306 posts

Postado 06 setembro 2006 - 12:46

Visualizar PostPaulo Marcos, em Sep 6 2006, 12:38 PM, disse:

Mais um Renato:

Imagem Postada[/url]

Paulo, não sei se é um bloqueio do servidor em minha empresa, mas não consigo ver as imagens coladas.
Tem outra maneira de você mandar?
Um forte abraço a Todos.
Renato Cesar

#10 Rbpaiva

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 262 posts
  • Violões:Jorge Raphael
    Millenium 2006

Jacarandá / Abeto

Postado 06 setembro 2006 - 12:52

Também não tô conseguindo ver as imagens...
Abraço,

Ruben Paiva