Ir para conteúdo

Gravadores portáteis

39 respostas neste tópico

#1 ANDFCO

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 16 posts

Postado 14 outubro 2008 - 16:22

Primeiramente, boa tarde a todos os colegas do fórum...

Nos últimos dias me interessei em comprar um gravador digital portátil, tendo em vista a necessidade de ouvir as peças estudadas, gravar aulas, etc. "Andando" pelo fórum, encontrei um tópico sobre o Zoom H4. Como o referido tópico é relativamente antigo (foi aberto em 2006), gostaria de saber dos colegas mais experientes quais as melhores opções atualmente disponíveis no mercado, já que me deparei com diversas marcas, tais quais o H2 e o H4 da Zoom, o Edirol, Microtrack, etc...

Um abraço a todos e muito obrigado!

André Fco.

#2 Guilherme

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1944 posts
  • Violões:Suguiyama ESR-66 no. 299 (1986), DiGiorgio Autor 3 (1983)

Postado 15 outubro 2008 - 09:26

Falando sobre os da zoom, que eu conheço:

Pra gravar aulas, recitais, o H2 é menor, mais barato e mais prático que o H4. O H4, por outro lado, tem outros recursos (entrada para instrumentos e microfones - com phantom power, efeitos, gravação multipistas), aí você precisa considerar se estes recursos seriam úteis pra você. A qualidade do som é a mesma.
Quidquid Latine dictum sit altum videtur.
Si hoc legere scis nimium eruditionis habes.

#3 valdir

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 78 posts
  • Interests:música em todas as suas formas (menos forró, axé, brega, sertanejo, pagode, hip hop ...)
  • Violões:Samuel Carvalho 2008 CD/IN

Postado 15 outubro 2008 - 11:23

Andfco, eu não me enquadro no quesito colegas"mais experientes", pois não entendo nada de gravação. Mas sou um possuidor de um H4. Eu estou bastante satisfeito com a resposta do equipamento. Com relação ao H2 me parece que a única diferença é que ele tem dois canais ao contrário do H4 (além do preço mais barato rsrsrsrs!)
Valdir

#4 Rbpaiva

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 262 posts
  • Violões:Jorge Raphael
    Millenium 2006

Jacarandá / Abeto

Postado 15 outubro 2008 - 21:22

O H4 tem conexões XLR com Phantom power para utilizar microfones condensadores, enquanto o H2, salvo engano, utiliza apenas os microfones do próprio aparelho...
Abraço,

Ruben Paiva

#5 Guilherme

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1944 posts

Postado 16 outubro 2008 - 08:27

O H2 pode usar estes microfoninhos estéreo (ativos) pra mini-disc/filmadoras (que o H4 não pode).

#6 João Cruz Neto

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 41 posts

Postado 25 outubro 2008 - 17:35

Tô com dúvida em qual comprar também pessoal.
Entre o H2, h4 e esse BOSS MICRO BR http://www.playtech.....asp?cod=272384 .

Me parece q o Boss é mais para quem é guitarrista. Alguém já testou? O h2 realmente funciona? Grava legal?

Obrigado pela atenção!

João Cruz Neto

#7 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
  • Violões:Joacir de Carvalho 1999
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 25 outubro 2008 - 18:30

Aproveitando esse tópico, gostaría de saber dos colegas por aqui se alguém sabe me dizer o seguinte:

É possível fazer alguma gravação de vídeo conectando a filmadora no ZOON H4?

Eu não tenho o Zoon H4 (por enquanto), mais meu pai que mora à 500 kms da minha casa comprou um e eu estou esperando uma visitinha dele o mais rápido possível! hehe. Tb estou quase comprando uma filmadora. Estou escolhendo ainda, mais já sei que vai ser uma Sony DVD 610, 710, 810 ou 910.
Imagino que o violonista Peo Kindgren tenha usado algum recurso semelhante nas suas gravações no youtube como essa aqui por exemplo:

http://br.youtube.co...h?v=FUPx42UmSng

Se alguém puder ajudar, agradeço desde de já.

ABÇs

#8 Guilherme

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1944 posts

Postado 26 outubro 2008 - 10:27

Kelvin, o microfone do h4 provavelmente é melhor do que o da filmadora, com a vantagem que não vai registrar os ruídos mecânicos que a filmadora gera (motores que fazem rodar a fita, a cabeça de vídeo, o zoom) e que o microfone da câmera pega (pois está preso ao corpo da filmadora) - este ruído é baixinho, mas numa gravação de violão solo fica bem perceptível.

O que eu faço quando filmo é gravar com o H4 também, e depois no computador, quando for editar, substituo o áudio da camêra pelo áudio do H4. Dependendo da câmera, pode ser necessário espremer ou esticar um pouco o áudio pra ficar em sincronismo perfeito (se for uma filmagem longa, tipo um recital inteiro).

#9 Kelvin Borrero

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1557 posts
  • Violões:Joacir de Carvalho 1999
    Cedro
    Jacarandá da Bahia
    escala de ébano
    braço de mogno

Postado 26 outubro 2008 - 22:42

Visualizar PostGuilherme, em Oct 26 2008, 11:27 AM, disse:

Kelvin, o microfone do h4 provavelmente é melhor do que o da filmadora, com a vantagem que não vai registrar os ruídos mecânicos que a filmadora gera (motores que fazem rodar a fita, a cabeça de vídeo, o zoom) e que o microfone da câmera pega (pois está preso ao corpo da filmadora) - este ruído é baixinho, mas numa gravação de violão solo fica bem perceptível.

O que eu faço quando filmo é gravar com o H4 também, e depois no computador, quando for editar, substituo o áudio da camêra pelo áudio do H4. Dependendo da câmera, pode ser necessário espremer ou esticar um pouco o áudio pra ficar em sincronismo perfeito (se for uma filmagem longa, tipo um recital inteiro).

Oi Guilherme,
As filmadoras que me referi não são de fita, mais sim de DVD, aquele dvdzinho sabe?...(portanto acho que não deve fazer ruído) que são as SONY DVD 610, 710, 810 e q 910 que como eu disse ainda estou pesquisando preço. Sem falar que dá para jogar direto para o computador.

Mais mesmo assim valeu, e se souber de mais alguma coisa pode mandar que eu agradeço, pq até meu pai trazer o H4, vai demorar um pouco.

abç

#10 Guilherme

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1944 posts

Postado 27 outubro 2008 - 08:18

Visualizar PostKelvin Borrero, em Oct 26 2008, 10:42 PM, disse:

Oi Guilherme,
As filmadoras que me referi não são de fita, mais sim de DVD, aquele dvdzinho sabe?...(portanto acho que não deve fazer ruído) que são as SONY DVD 610, 710, 810 e q 910 que como eu disse ainda estou pesquisando preço. Sem falar que dá para jogar direto para o computador.

Aquele DVDzinho tem um motor pra fazer ele ficar rodando, como qualquer disco. Além disto, tem o motor que movimenta o conjunto led/leitor. E o motor que movimenta a lente (zoom, autofoco), continua existindo.

Hard Disks também fazem barulho.

Pode parecer frescura, mas se você vai gravar um violão solo com a câmera posicionada lá atrás da platéia, no fundo do autitório...

A câmera mais silenciosa, seria uma que use cartões de memória, mas estas em geral ainda são ou muito ruins ou muito caras.

Tem câmeras que tem entrada para microfones externos, a vantagem é que estes microfones não precisam ficar solidários ao corpo da filmadora, você pode apoiá-los isolados da vibração.

Outra coisa, estas câmeras com DVDzinho gravam em MPEG, que não é o melhor formato pra editar. A qualidade de vídeo e a facilidade de edição do formato mini DV são maiores.