Ir para conteúdo

Curso superior

29 respostas neste tópico

#1 WagnerBoratto

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 1 posts

Postado 07 novembro 2008 - 11:55

Saudações!
Gostaria de saber se alguem aqui é fez faculdade de música, podendo me informar portanto como é o mercado depois de formado... Desejo fazer musica, mas tenho muito medo que depois de formado não consigua me manter direito. Eu sei que é algo um tanto restrito e eu não quero ficar rico tbm hehe, só queria saber realmente como é o mercado e se tem como viver dessa minha paixão.

Desde já obrigado.

#2 Jefferson Garrido

Assiduidade 4

• Participante
  • PipPipPipPip
  • 860 posts

Postado 07 novembro 2008 - 13:51

Bom, a maioria dos músicos que conheço, vive de dar aulas, tocar na noite ou em festas e eventos, trabalha como músico de estúdio, são muito poucos que conseguem viver de concertos por 2 motivos básicos:

1º É preciso dedicar-se muito para ser um grande concertista, e dependendo da realidade de vida de cada um não é possivel a disponibilidade de tempo para alcançar o nivel necessário.

2º Viver de concertos no Brasil é muito difícil mesmo pela própria falta de incentivo.

Eu durante muito tempo dei aulas e toquei na noite, hoje em dia só vivo das aulas, mas tenho que dar muitas aulas!

#3 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9189 posts

Postado 07 novembro 2008 - 15:39

Viver exclusivamente de dar concertos como solista não é uma "opção", é uma marca de excelência conferida a quem reúne um monte de condições favoráveis ainda na infância. Para quem tem essa sorte, um diploma universitário, sim, passa a ser uma opção, pois o futuro está traçado antes dele ter idade para cursar uma instituição de ensino superior.
Em nenhum país, exceto EUA, pelo tamanho e riqueza, vive-se de dar concertos. A natureza da profissão é internacional.
A profissão musical é um campo de possibilidades imensas; tocar e ensinar são apenas algumas delas. Se, ao cursar uma faculdade de música, você procurar investigar o mercado de trabalho, diversificar a sua formação e ampliar suas perspectivas de atuação, pode ser uma profissão muito gratificante e até rentável.
Com a crise, perderam-se mais de 1 milhão de empregos nos EUA. Nem todos são músicos.

#4 Jayme

Assiduidade 3

• Participante
  • PipPipPip
  • 317 posts
  • Violões:Polegário 2008 SP/IN

Postado 07 novembro 2008 - 16:02

Essa é uma questão sempre curiosa mesmo. Sugiro que dê uma olhadinha neste outro tópico, http://www.violao.or...?showtopic=3835 , tem informações bem interessantes.

[]s
Software livre... você devia experimentar!

#5 Wagner.Boratto

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 2 posts

Postado 07 novembro 2008 - 16:03

Obrigado pelas respostas pessoal, e quando disse de ter uma condição de vida razoável/boa com músico, digo como professor, musico de estudio e etc mesmo, pois como concertista acho muito dificil e principalmente no Brasil...

Mas o que andei pesquisando, me disseram que musico de estudio é um trabalho muito raro e aulas são pouco rentáveis e vc não precisaria de formação superior. Inicialmente tudo bem, mas o diploma de superior faria tanta diferença?

Vocês vivem assim? Pois sempre ouço comentarios desistimulantes, dizendo que musico sempre tem duas profissões e etc... Acho que vocês já passaram sobre isso...

Obrigado, grande abraço!

#6 Wagner.Boratto

Assiduidade 1

• Participante
  • Pip
  • 2 posts

Postado 07 novembro 2008 - 16:30

Jayme, obrigado pelo link, já estou lendo :blink:

E sobre a aprovação da lei que obrigaria as escolas a terem ensino de música, expandiria muito o mercado para aqueles que fizeram licenciatura? Ou nem tanto?

#7 André Priedols

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 2863 posts
  • Violões:Cláudio Arone 7 Cordas (2005)

Postado 07 novembro 2008 - 16:50

Se você acha que aula particular paga pouco, nem pense em dar aula pro Estado. A única vantagem é a segurança que esse trabalho te dará.
Aula particular só é incerto se você não souber cativar seus alunos e se organizar. Todo mundo sabe que nas férias diminui os pagamentos, então você já pode se planejar antes de chegar nesses meses.
Outra coisa importante hoje: domine a informática ligada a música. Eu tenho essa lacuna, e já deixei de ganhar muito dinheiro por causa disso. Seja com gravação, editoração, transcrição, registro de músicas, tudo isso passa pela informática.
André Priedols
www.andrepriedols.com
www.discordas.wordpress.com

#8 Alvaro Henrique

Assiduidade 6

• Participante
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4609 posts

Postado 08 novembro 2008 - 11:36

Wagner, qualquer profissao esta dificil hoje em dia.

Talvez a pergunta a se fazer e: ter um diploma de nivel superior em musica facilita alguma coisa? Na minha opiniao, a resposta e sim.

Ou seja, se voce quer ter maiores chances, vale a pena.

Sobre esse negocio de concertista, infelizmente no momento ninguem e concertista do jeito que muitas pessoas pensam que a palavra significa. Todo mundo no violao erudito hoje em dia tem uma atuacao em tres areas: performance, ensino e difusao. Mesmo o cara que mais toca e grava, o David Russel, tambem da aulas na Espanha e organiza um concurso de violao. Todos os "concertistas" que apareceram nos ultimos 30 anos vivem assim. Elliot Fisk, Barrueco, Isbin, Vidovic, cite qualquer nome de qualquer violonista que surgiu nesse periodo e voce vera que essa pessoa tambem da aulas e faz alguma coisa pra difundir o violao (organizacao de eventos, trabalhar em veiculos de comunicacao de massa, etc.). So e concertista no sentido da palavra de viver so de tocar mesmo quem apareceu nos anos 60 e 70. E ate mesmo em outros instrumentos, como piano, violino, isso esta virando regra comum tambem.
Alvaro Henrique - http://www.alvarohenrique.com
Associação de Violão de Brasília (BRAVIO): http://www.bravio.blogspot.com - Confira: http://www.impostometro.org.br/

#9 FZanon

Moderador

• Moderador
  • 9189 posts

Postado 08 novembro 2008 - 13:42

Eu acho que é exatamente pra quem vai ensinar que o curso superior é mais útil. Amplia o horizonte, forma melhor a pessoa e, com o canudo, é possível concorrer às melhores posições de ensino.
Quanto à diversificação da atividade do concertista, não é bem assim. Obviamente que o Barrueco, o Pepe, o Russell e vários outros, eu inclusive, não dependem diretamente do ensino ou de outras atividades como fonte de renda.
É que ensino e outras atividades ajudam a estabelecer uma presença no meio artístico. É muito antipático ir a um festival de violão e se recusar a dar um masterclass, além do que é uma plataforma improtante para fazer o público saber o que a gente pensa, estabelecer uma visão da música e do violão e dividi-la com os estudantes, lançar um dardo para o futuro e tal.
Sobre atividades de terceiro setor, como fazem o David e o Eliot, bem, todo mundo quer ajudar o mundo de algum jeito. Quem vive confortavelmente, tem tempo para isso e trabalha numa profissão que permite levantar recursos está numa posição privilegiada para deixar uma outra marca no mundo.

#10 Milton Costa

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1542 posts

Postado 08 novembro 2008 - 16:39

750 mil euros (quase R$ 2 milhões) a cada mês. Isso quer dizer que o clube italiano paga ao craque R$ 44 por minuto.
Esse é o salário do Kaká, atualmente considerado o melhor jogador do mundo.

14 Jun 2008 ... O salário mensal de Felipão será de R$ 1,9 milhão É como se ele ganhasse um Big Brother Brasil (R$ 1 milhão) a cada 15 dias.

Vejam que virtuoso não é só aquele que atua no campo, mas também quem está fora dele orientando.
O esporte( princialmente futebol) já percebeu isso faz tempo, na música nem tanto , mas a gente chega lá.