Ir para conteúdo

Pestanas

17 respostas neste tópico

#1 Joao de Lima

Assiduidade 5

• Participante
  • PipPipPipPipPip
  • 1072 posts
  • Violões:
    Andrea Tacchi Bouchet
    Samuel Carvalho SE Cedro

Postado 12 novembro 2008 - 19:19

Estou estudando 2 peças de Agustín Barrios (Maxixe e o Allegro de La Catedral) e as pestanas estão me matando. No meio de Maxixe, por exemplo, tenho que parrar, descansar um pouco e só então continuar.

Eu passei dez anos sem tocar e voltei agora em março passado. Será que a dificuldade com as pestanas é ainda resquício do período de inatividade? Alguém tem alguma sugestão?

Obrigado.

#2 huh

Moderador

• Moderador
  • 5177 posts
  • Violões:Roberto Gomes 2007 SP/MP, 2009 CD/IN

Postado 12 novembro 2008 - 19:41

Coisas que me ajudam:

Uma coisa interessante é tentar rever todas as digitações para eliminar qualquer pestana não essencial. Usar o mínimo possivel.

Daí, tem uma parte que pode ser falta de prática, e outra que pode ser a falta de ajudar a apertar com a força do braço. Tente ver se mesmo sem encostar o polegar, você consegue fazer soar a pestana. Essa força do braço pode compor o movimento, e facilita muito pra mão.

Além disso, é interessante ver em que posição cai o indicador na pestana, pra que se necessite do mínimo de pressão possível. Explico: se as dobrinhas do dedo estão caindo em cima de alguma corda, você acabará tendo que fazer mais força para conseguir fazer soar a nota. Então, é mais fácil reposicionar o dedo, e mecanizar essa posição para que se torne automática.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com

#3 Juan Carlos Lorenzo

Assiduidade 5

• Moderador
  • 2349 posts
  • Violões:P.S. Marin, 1993Rene Barslaag, 2004

Postado 12 novembro 2008 - 20:08

Poco que añadir a los sabios y bien explicados consejos de Samuel.
Tan sólo que, aparte de suprimir las innecesarias, algunas pestanas se pueden hacer más cortas, sin usar todo el dedo 1.