Gente, tenho 11 anos i toco violão sou novo no forum i ainda nao sei ler bem partituras, quero saber se é melhor ler na clave de SOL ou de FÁ ????
Para violão é melhor partituras de clave de SOL OU DE FÁ
Criado por Paulynhow, 16 Nov 2008 20:33
11 respostas neste tópico
Postado 16 novembro 2008 - 20:33
Postado 16 novembro 2008 - 20:40
Sol
Postado 16 novembro 2008 - 21:34
Lembrando que o violão é um instrumento transpositor de oitava, vc lê na partitura e ,na hora que vc toca, soa uma oitava abaixo. Na escrita mais moderna costuma-se usar uma clave de sol com um oito pequeno em baixo para demonstrar isso.
Postado 16 novembro 2008 - 23:12
Em clave de Sol como o Santiago falou, soando uma oitava abaixo.
Porém eu ainda sou a favor da leitura a duas claves.
Porém eu ainda sou a favor da leitura a duas claves.
Cláudio Faga
Postado 16 novembro 2008 - 23:23
99% das partituras que você encontrar estarão na clave de sol. Mas é sempre bom saber ler qualquer clave. Bem-vindo.
Postado 17 novembro 2008 - 09:25
Apesar de não utilizado, o correto é dizer que o violão é um instrumento "transcritor"...e não transpositor.
A transposição implica em mudança de altura e tonalidade.
A transcrição em mudança de altura na mesma tonalidade (8a).
DT
DT
Postado 17 novembro 2008 - 13:55
Dtucci, em Nov 17 2008, 10:25 AM, disse:
Apesar de não utilizado, o correto é dizer que o violão é um instrumento "transcritor"...e não transpositor.
DT
DT
Valeu pelo toque!
Postado 17 novembro 2008 - 20:50
Olá Paulynhow.,
Melhor mesmo e aprender a ler bem nas duas, de Sol e Fá, e ainda em clave de dó. Isso te ajuda depois em arranjos, transcrições e orquestrações, a acompanhar uma partitura de outro instrumento ou orquestral, fazer contraponto, fazer análise em peças etc... se você cria esse idéia de aprender a ler legal em todas as claves, isso ai ajuda muiiiiiiiiiiiiito depois.
Abraços;
Melhor mesmo e aprender a ler bem nas duas, de Sol e Fá, e ainda em clave de dó. Isso te ajuda depois em arranjos, transcrições e orquestrações, a acompanhar uma partitura de outro instrumento ou orquestral, fazer contraponto, fazer análise em peças etc... se você cria esse idéia de aprender a ler legal em todas as claves, isso ai ajuda muiiiiiiiiiiiiito depois.
Abraços;
Postado 18 novembro 2008 - 14:21
Me parece que a clave ideal para violão seria um meio termo entre Sol e Fá. Como não tem, a gente usa a de Sol uma oitava acima.
Interessante a ideia do Claudio de leitura a duas claves, distribuiria melhor as linhas, não necessitaria oitavar, eliminando todas aquelas linhas suplementares, e ficaria, assim, mais claro.
Interessante a ideia do Claudio de leitura a duas claves, distribuiria melhor as linhas, não necessitaria oitavar, eliminando todas aquelas linhas suplementares, e ficaria, assim, mais claro.
Samuel Huh
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
http://www.guitanda.com contato@guitanda.com
Postado 18 novembro 2008 - 14:47
Também acho que seria muito mais interessante ler nas claves de sol e fá no violao. A tessitura do violao é exatamente a das claves de sol e fá, pois o mi da sexta corda é a primeira linha suplementar inferior da clave de fá e o mi da 12° casa é o mi do quarto espaco da clave de sol. Assim evitariamos aquele monte de linhas suplementares, principalmente em regioes muito agudas do instrumento, e as ligacoes de vozes atraves de hastes ficaria mais limpa e clara.
Mas infelizmente nao estamos habituados a ler em duas claves e sao poucos os violonistas que leem bem em uma... mas daí já entramos em outro problema...
Abraco,
MVW
Mas infelizmente nao estamos habituados a ler em duas claves e sao poucos os violonistas que leem bem em uma... mas daí já entramos em outro problema...
Abraco,
MVW